A IMPORTÂNCIA DO USO DA ERGONOMIA COMO FERRAMENTA DE CONHECIMENTO
Por: Vitoria de Franco • 3/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.691 Palavras (15 Páginas) • 351 Visualizações
FASS - FACULDADE SÃO SEBASTIÃO
Ana Paula Naves de Souza
Felipe de Souza da Cruz
Mariana Maya Santos
Thayná Oliveira
Vinícius Alves Pacheco
Vitoria de Franco
A IMPORTÂNCIA DO USO DA ERGONOMIA COMO FERRAMENTA DE CONHECIMENTO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA FACULDADE DE SÃO SEBASTIÃO - FASS
São Sebastião – SP
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..............................................................................3
2 PROBLEMA..................................................................................4
3 JUSTIFICATIVA............................................................................5
4 OBJETIVOS..................................................................................6
5 METODOLOGIA...........................................................................7
6 REVISÃO TEÓRICA.....................................................................8
7 REFERENCIAL TEORICO...........................................................11
BIBLIOGRAFIA.............................................................................18
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa aborda a relação do homem com o ambiente de trabalho, utilizando equipamentos, aparelhos, ferramentas e materiais. A partir dos métodos ergonômicos, tem por objetivo mostrar a importância da ergonomia para os gestores sobre os acidentes laborais, a saúde e segurança dos funcionários.
Os traumas e lesões têm sido frequentes nas instituições, o que provoca muito afastamento de funcionário, onde o mesmo exerce o papel de difícil substituição em curto prazo, por apresentar um trabalho satisfatório ou de grande importância, ou seja, quando esse funcionário sofre um acidente gera prejuízos na organização, sendo assim, o estudo de caso e a coleta de dados, buscará medidas necessárias que servirão como solução e que possam ser aplicadas na instituição de ensino FACULDADE SÃO SEBASTIÃO.
.
- PROBLEMA
Porém o problema é e sempre foi frequente nas organizações a falta de informação, o tema agirá como conhecimento para conscientizar os funcionários a importância da Ergonomia na instituição e sendo assim, reduzir os acidentes causados no ambiente de trabalho?
- JUSTIFICATIVA
A escolha do presente tema como objeto de estudo justifica que ergonomia é uma parte de suma importância dentro de qualquer gestão. Sem ela a gestão torna-se deficiente, insuficiente, incompleta, pois em todas as gestões, o bem mais importante para a empresa é o funcionário, o colaborador, onde o mesmo é cuidado e estudado com a ergonomia.
A realização desta pesquisa irá contribuir para a ciência e para a sociedade de maneira direta, pois a mesma busca soluções para os traumas, lesões e acidentes no ambiente do trabalho. Vem conscientizar e ajudar os gestores das organizações a aplicar as técnicas de adaptação do homem com a máquina, visando sempre o bem-estar dos colaboradores e a otimização dos recursos necessários para o desempenho de sua atividade no mercado. A ergonomia é um dos “carros chefe” das empresas, pois com a ajuda da mesma, o gestor terá um grande aumento da produtividade dos colaboradores, pois estamos tratando do físico e psicológico dos próprios, diminuindo os problemas dos riscos físicos, riscos de acidentes e riscos ergonômicos. Assim sendo uma parte importante e completamente necessária para uma boa gestão.
O tema é de grande importância e relevância para o nosso curso de Administração, pois o mesmo é especificado nas disciplinas de gestão empresarial, gestão de competências, gestão de pessoas, segurança do trabalho, administração de materiais, e também contabilidade. A Ergonomia trabalha com a gestão de pessoas, onde é estudado nas disciplinas do curso de Administração.
4 OBJETIVOS
4.1. OBJETIVO GERAL
A pesquisa tem o objetivo de mostrar que a falta de conhecimento sobre Ergonomia pode gerar insatisfação, improdutividade e desconforto no ambiente de trabalho em qualquer instituição, pois a maioria dos funcionários não possuem a consciência que a ergonomia é de suma importância para exercer sua função, por exemplo, eles buscariam seus direitos de melhores condições nos equipamentos que utilizam, sendo assim, seu desempenho aumentaria porque estariam mais confortáveis, seguros e satisfeitos, ou seja, gerando melhor rendimento e menos inadimplência por acidentes de trabalho.
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos desta pesquisa possuem a finalidade de conscientizar a importância da ergonomia como ferramenta de conhecimento, coletar dados através do questionário, como: se o funcionário sente dor ao exercer sua função; se já sofreu lesão ou acidente de trabalho ou se sente confortável ao utilizar os equipamentos etc. Portanto, informar a instituição os resultados obtidos para que ela possa oferecer um melhor ambiente de trabalho para seus colaboradores.
- METODOLOGIA
Todas as informações serão coletadas na instituição de ensino FACULDADE SÃO SEBASTIÃO, com uma pesquisa quantitativa afim de levantar dados para um estudo de caso, sendo assim, utilizaremos um questionário de perguntas relacionadas sobre o conhecimento sobre ergonomia e suas condições de trabalho.
As pesquisas serão: pesquisas bibliográficas, documental e pesquisa de campo.
6 REVISÃO TEÓRICA
Para Mendes (2003, p. 1768-1789), o trabalho é uma atividade que convoca o corpo inteiro e a inteligência para enfrentar o que não é dado pela estrutura técnico-organizacional:
é um dos espaços de vida determinantes na construção e na desconstrução da saúde. As relações entre saúde e trabalho envolvem diferentes níveis da realidade humana (CASSOU, 1995): nível microscópico da célula, dos órgãos, e das funções; Nível pessoal, ou seja, a história individual; nível social, que implica na capacidade de funcionar num determinado ambiente e de definir novas normas, onde cada indivíduo estabelece relações com o outro. Sob esse ponto de vista, na tentativa de abranger os fenômenos complexos que envolvem as dimensões humanas implicadas no trabalho, a saúde ultrapassa a concepção de ausência de doenças, expandindo para os aspectos econômicos e sociais. Contudo, a abordagem dos fenômenos de saúde relacionados ao trabalho continua assentada sobre a ideia de uma passividade dos trabalhadores face às condições de trabalho inseguras ou aos fatores de risco.
...