A Inflação Brasileira
Por: Rô Silva • 2/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 269 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
A inflação Brasileira
No ano de 2015 á 2016, os gastos com alimentação, bebidas, transportes foram o que mais alavancaram a alta do IPCA.
De acordo com as pesquisas feitas pelo IBGE e demais canais de comunicação a inflação brasileira, está disseminada na economia. Isso quer dizer que foi distribuída em vários setores.
O banco central não está conseguindo controlar a estabilidade nos preços. Estamos há quase 6 anos caminhando com uma inflação fora da meta, devido ao descontrole do aumento desses preços.
Não há como controlar a alta de custo nem ao menos dentro de nossas casas, a energia elétrica é uma prova disso cada vez sobe mais a taxa de aumento. O custo de vida está cada vez mais elevado.
Essa pratica está fazendo com que as famílias façam opções por substituir alguns produtos que sempre compravam, por outros similares ou até mesmo deixam de comprar, devido à alta do preço.
Isso está levando uma queda no consumo devido os itens básicos da família brasileira, ficarem cada vez mais caros.
As medidas que estão sendo tomadas não estão surtindo efeito na economia, é preciso haver talvez uma taxa de desemprego maior, uma recessão para que o ajuste entre as ofertas dos produtos, o embalo dos preços das empresas não conseguirem segurar seu aumento do custo.
Talvez com a redução no processo de compra das famílias pode fazer com que haja uma queda nessa dinâmica e faça ela virar, infelizmente esse é um processo demorado que por sua vez dependendo do nível da economia, impacta diretamente na questão de bem-estar das famílias fazendo com que a política econômica se esforce para controlar essa dinâmica de preço.
...