TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança na Era da Instantaneidade

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina: Liderança na Era da Instantaneidade

Módulo: 1,2,3,4

Aluno: Bruno Conceição da Silva

Turma: Pós-Graduação em Liderança e Inovação - ONL021ZG-POLIDRR09T1 - 305503/2021

Tarefa: Nesta tarefa, dividida em duas partes, devemos gerar ideias e mobilizar pessoas para inovar práticas de liderança.

Parte 1 – Gerando ideias por idealização

Cinco sugestões, recomendações, atitudes ou formas de ação de um líder

Incorporar os princípios da diversidade a inclusão.

Realizar as ações do presente com um olhar no futuro.

Fornecer um feedback contínuo e humanizado.

Valorizar o autodesenvolvimento com o olhar voltado para uma liderança inovadora.

Agregar pessoas em função de fatores que as unam e fomentem a inovação.

Proposições normativas de mudança

Adoção da postura inclusiva pela liderança.

Adaptar-se às mudanças e preparar ambientes para possíveis alterações de rotina.

Valorizar as ideias para mostrar a importância dos colaboradores, proporcionando uum ambiente de confiança mútua.

Buscar o autodesenvolvimento para potencializar as habilidades necessárias de uuma liderança 4.0.

Implementar times multidisciplinares para atuar em projetos baseados em metodologias ágeis.

Justificativas

A cultura organizacional possui uma tendência a incorporar os preconceitos que se encontram na sociedade, como, por exemplo o preconceito racial, o preconceito social, a homofobia, o capacitismo, entre outros. Para combater esses preconceitos, é necessário que a empresa adote uma postura inclusiva.

Vivemos no chamado mundo VUCA, que significa um ambiente com imprevistos e com mudanças de ocorrem com rapidez a todo momento. Os líderes da era da instantaneidade precisam entender este cenário e estar preparado para enfrentar estes desafios.

O feedback humanizado é uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo colaborador, minimizando incertezas e ansiedades. O feedback também ajuda o colaborador a crescer, aprender e mudar, melhorando de forma significativa a gestão de pessoas e equipes.

O grande caminho para o sucesso nos tempos atuais é possuir uma capacidade de adaptação e criatividade, e isso se conquista também com o autodesenvolvimento. Nos dias de hoje, as transformações enfrentadas pelas empresas são muito pequenas em relação às que virão no futuro próximo (MOTTA, 2012), portanto, ter uma liderança preparada, consciente dessa nova realidade e que busca melhoria contínua é fundamental para a sustentabilidade da empresa.

A empresa pode ter resultados inovadores, criativos e potencializados quando uma equipe é munida de pessoas com habilidades e experiências diferentes, realidades diversificadas e conhecimentos distintos e específicos. Essa mistura de histórias e habilidades é a combinação que forma, de fato, uma equipe multidisciplinar que pode apoiar a empresa em diferentes projetos de acordo com os objetivos estratégicos.

        

Parte 2 – Mobilizando pessoas

Qual a maior vantagem que cada uma delas traz?

Ao construir uma cultura organizacional inclusiva, a empresa constrói um ambiente mais harmonioso e, dessa forma, poderá melhorar a conexão e interação entre seus colaboradores. Outro ganho é o enriquecimento do repertório intelectual dos colaboradores, resultando em soluções mais criativas diante das dificuldades atuais.

Uma das grandes vantagens dessa proposta normativa é entender os cenários possíveis buscando criar soluções a todos eles, padronizando os planos de ações para cada caso, além de estudar as estratégias escolhidas, pensando nos fatores internos e externos que possam alterar o curso do negócio.

Várias são as vantagens quando temos uma liderança que se compromete em ter uma ação organizada de feedback, tais como a melhoria da gestão de pessoas, o monitoramento do processo de desenvolvimento individual da equipe, a melhora da comunicação e do alinhamento para os melhores resultados, além da valorização profissional do colaborador.

O autodesenvolvimento tornou-se umas das mais importantes competências da era da instantaneidade, portando a liderança desenvolvida para atuar nessa quarta fase da revolução industrial é responsável por conduzir colaboradores em um ritmo ditado pelas mudanças do mercado, muitas vezes baseadas em novas tecnologias. Uma das principais características de uma liderança 4.0 é construir bons relacionamentos com seus liderados, baseados na solidez da cultura organizacional e no alinhamento estratégico da empresa.

O ponto forte de uma equipe multidisciplinar é a agilidade na tomada de decisões. Essa velocidade permite um alto ganho em diversas frentes de atuação. Essa equipe permite que novas vias sejam testadas com rapidez e segurança, com vantagens sendo compartilhadas por toda a empresa.

Qual a maior dificuldade para introduzir cada uma delas?

Um dos principais desafios para as empresas é a inclusão do candidato, principalmente nos casos de contratações de colaboradores PCDs. Lidar com o preconceito em relação às minorias é outra questão a ser aprofundada pelas lideranças, principalmente para promover a aceitação das mudanças organizacionais.

Quando um novo hábito é implementado na empresa, pode ocorrer grande motivação no começo, mas isso pode se tornar uma tortura com o passar do tempo, portanto, uma das grandes dificuldades é combater a desmotivação dos colaboradores e realmente atualizar o mindset das lideranças para adaptar-se às mudanças.

Um feedback é mal administrado pode favorecer o surgimento de grandes dificuldades, tais como a quebra da auto-estima dos liderados, a insegurança da equipe, o aumento de conflitos e problemas de relacionamento com equipe, a redução da produtividade geral, entre outros problemas pontuais e individuais, conforme foi discutido em aula ao vivo desta disciplina.

Sabemos que os obstáculos são parte da trajetória, então no processo de autodesenvolvimento, o líder ou liderado assume diretamente a responsabilidade pela sua evolução, além de adotar uma postura voltada ao aprendizado continuado, portanto, as dificuldades começam exatamente quando não se conhece claramente os objetivos.

Em times multidisciplinares algumas pessoas costumam sair de sua zona de conforto, porque existe uma tendência melhor de diálogo quando se está trabalhando com os seus pares. As equipes ágeis precisam se complementar para gerar melhores resultados, e este é o grande desafio. Outra questão é a confiança e segurança que precisam ser geradas, uma vez que os membros da equipe precisam contar uns com os outros para tomar decisões, portanto, os profissionais deste time precisam ter um perfil com softskills bem definidas e alinhadas.

Como você mobilizaria ou sensibilizaria as pessoas para a mudança?

Neste item, a principal mobilização ou sensibilização acontece com o alinhamento da cultura de diversidade à cultura da empresa, e também montando um Comitê de Diversidade e Inclusão com colaboradores de diferentes áreas, promovendo capacitação e também trabalhando com metas claras e realistas por meio de metodologias de gestão, tais como a OKR, que é um modelo de gestão ágil de desempenho com foco nos resultados.

Neste item, podemos mobilizar ou sensibilizar as pessoas quando conseguimos criar envolvimento, por meio do desenvolvendo de uma estratégia de comunicação eficaz e atualizada, a fim de oferecer uma abordagem que valorize como as mudanças poderá afetar a empresa. Acompanhar o processo sempre que uma mudança é feita também é outra ação importante, principalmente para avaliar como tudo está funcionando e se ela produziu os resultados pretendidos.

Buscar ajuda especializada é uma forma de mobilizar e sensibilizar as pessoas neste item da Atividade Individual, promovento acções como mentoria e acompanhamento especializado, a fim de auxiliar o desenvolvimento das habilidades de uma boa gestão de feedback, tais como empatia, comunicação interpessoal e outras. A mentoria empresarial indica os melhores caminhos a seguir, quando conduzida de forma séria e profissional.

Uma das ações para mobilizar ou sensibilizar neste quesito é a implementação de um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) para as lideranças, a fim de escalar as competências favoráveis para uma liderança inovadora e preparada para a era da instantaneidade, tais como visão transformadora para antecipar tendências, tomada de decisões e lidar com resolução de problemas complexos.

A proficiência digital para usar recursos como análise de dados e outras tecnologias facilitadoras da indústria 4.0 são outras habilidades que um bom líder precisa para ter uma gestão inteligente e de alta performance.

O PDI é um compromisso com o desenvolvimento individual, portanto trata-se de um plano que sistematiza diversas ações a serem tomadas para a conquista de objetivos por meio do desenvolvimento pessoal e profissional.

Para mobilizar ou sensibilizar um time ágil e multidisciplinar é preciso seguir alguns passos, tais como ter objetivos claros, pessoas com especialidades necessárias, um time no tamanho recomendado e com papéis claros, e principalente um facilitador, portando, é necessário que a liderança se qualifique e entenda o papel desses times, conquistando deste modo a capacidade de acompanhar os resultados e metas esperadas.

A implementação de treinamentos especiais e trilhas de conhecimento para preparar a liderança e o time para este cenário é uma das etapas fundamentais para mobilizar e sensibilizar as pessoas.

Qual das mudanças significaria uma inovação mais expressiva em relação às práticas anteriores se fosse introduzida?

A primeira sugestão, que trata da diversidade e inclusão, proporciona um espaço onde as diferenças são valorizadas, promovendo o aumento da criatividade e da capacidade inovadora dos colaboradores.

Um estudo da revista Forbes afirma que a diversidade nas empresas é um dos principais motores da criação de um ambiente inovador. De acordo com o estudo, uma força de trabalho diversificada e inclusiva é essencial para as organizações que buscam atrair e reter os melhores talentos, o que fortalece o desenvolvimento de uma cultura de inovação.

Em relação a segunda sugestão, podemos afirmar que a mudança organizacional “é qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrentes de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho.” (FARIA, 2000 apud SANTOS, 2009, p.21).

Chiavenato (2003) afirma que o mundo se encontra em constantes mudanças, portanto as organizações necessitam se adaptar em busca de sobrevivência nesse ambiente dinâmico e competitivo. O autor também ressalta que a mudança implica em ruptura e transformação, pois “(…) a incapacidade de transformação torna a organização ineficaz e a condena a extinção. ” (CERIBEL, MERLO, 2013, p.02).

A mudança organizacional tem por finalidade gerar transformações estruturais, estratégicas, culturaiss, tecnológicas, humanas entre outras. Essas transformações podem causar impacto em partes ou na organização como um todo. (WOOD, 1995 apud SANTOS, 2014, p.07).

De acordo com essas informações, percebe-se, portanto que a mudança pode proporcionar alterações significativas no mindset dos líderes e liderados, sendo assim é possível afirmar que através da aplicação desta sugestão, é possível alcançar o desempenho organizacional esperado.

A terceira sugestão, que trata da entrega de feedbacks, apresernta apontamentos sobre comportamentos e atitudes que se desdobram em resultados, que podem ser muito positivos. Por isso, este item é extremante importante para que o colaborador possa se desenvolver dentro da empresa, ainda que aponte erros a serem corrigidos. Quando positivo, o feedback valoriza o empenho do profissional e motiva o crescimento contínuo.

Para abordar a quarta sugestão, compartilho nesta atividade indivudual um trecho do artigo escrito para a revista IT Trends: “Novos modelos de negócios, formas de planejamento e de execução, formatos de trabalho e tecnologias estão movimentando o cenário organizacional. Portanto, se permanecermos com nossas formas tradicionais de pensar e agir, estaremos fadados à irrelevância, à estagnação”, aponta Djenane Rocha, da Afferolab. Com esta visão, entende-se que é importante a liderança se adaptar e buscar o autodesenvolvimento, através de um PDI para que verdadeiramente assuma o compromisso com sua carreira e com os objetivos estratégicos da empresa.

Para defender a quinta sugestão, gostaria de comentar que equipes multidisciplinares são criadas com o objetivo de melhorar a comunicação e criar um time realmente focado em entregas, ao invés de apenas realizar uma determinada função, portanto, isso diminui a distância entre quem decide e quem sofre o impacto. Quando a equipe é multidisciplinar e consegue trabalhar de forma colaborativa e concentrada, fica muito mais fácil desenvolver, ao longo do tempo, a ideia de inovação na teoria e na prática.

Referências Bibliográficas:

Apostila “Liderança na era da instantaneidade”, Por Paulo Motta

https://blogfca.pucminas.br/colab/diversidade-e-inclusao-em-organizacoes/

https://www.top-employers.com/pt-BR/insights/culture/entenda-6-desafios-da-gestao-de-diversidade-nas-organizacoes/

https://www.pontotel.com.br/diversidade-nas-empresas/

https://itforum.com.br/carreira/lider-da-era-digital/

https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/lideranca-40-entenda-o-que-e-e-porque-implementar-em-sua-empresa-rc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (266.5 Kb)   docx (824.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com