A Motivação no Trabalho Depende de Personalidade
Por: sauce • 15/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 422 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
técnico em recursos humanos - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
antonio dos santos monteiro - 548042018
Motivação no trabalho depende de personalidade
...............................................................................................................................
GUARULHOS
2018
antonio dos santos monteiro
Motivação no trabalho depende de personalidade
Trabalho apresentado ao Curso (Técnico em Recursos Humanos com gestão em pessoas) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Avaliação de desempenho].
Prof. Ivan Cardoso Sá
GUARULHOS
2018
[pic 2]
Questões propostas:
- Você considera importante o teste de personalidade em entrevista de emprego?
- Sim, considero importante porém não deve ser fator decisivo de contratação e sim ferramenta para diminuir o erro na hora da escolha do melhor candidato.
2) Por que?
- Devido a alta competitividade existente no mercado de trabalho se faz necessário utilizar ferramentas como por exemplo o teste de personalidade para garantir a melhor escolha e diminuir a margem de erro nas contratações.
CONCLUSÃO:
- Na minha opinião as empresas têm buscado cada vez mais agregar aos seus quadros de funcionários, profissionais mais capacitados e que agreguem valor aos negócios da empresa. Os testes psicológicos podem e devem contribuir para um levantamento preciso sobre o perfil dos candidatos e até mesmo dos próprios funcionários. Essas ferramentas podem também contribuir para o crescimento da empresa e também do profissional. Sabe-se hoje que através destes testes, é possível identificar traços que demonstram o caráter e o temperamento de cada candidato e se esses traços estão alinhados com as características que o cargo exige e que esse profissional vai ocupar. Esse tipo de análise soma valor ao processo e possibilita maior segurança na hora de tomar a decisão porém como disse anteriormente não deve ser na minha opinião fator decisivo na contratação e sim uma ferramenta para diminuir o erro na hora da escolha do melhor candidato e eu explico o porque. Bom na minha experiência profissional como gestor que já fui, tive a oportunidade de vivenciar certas questões a respeito destes testes de personalidade. O que pude verificar em entrevistas das quais participei é que certos insucessos pelos quais alguns candidatos passam em processos seletivos acabam interferindo nos resultados destes testes, vou dar um exemplo disso: um candidato que já está há algum tempo desempregado e que participou de vários processos sem obter resultados positivos acaba ficando abalado emocionalmente e na ânsia de obter um bom resultado não corresponde de maneira positiva e efetiva nestes testes psicológicos, isso acaba prejudicando o processo de escolha do melhor profissional, digo isso devido a várias empresas em que já trabalhei e que esses testes eram aplicados e eliminaram muitos bons candidatos.
...