TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Satisfação das necessidades de sobrevivência

Por:   •  18/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.735 Palavras (15 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 15

Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco

Curso de administração

Fernando Fischer

Ney Cardoso

Yandra Alencar

TRABALHO DE MARKETING

         Petrolina

Julho/205

Água

[pic 1]

Marinha

Marca

Após a satisfação das necessidades de sobrevivência, descritas por Maslow como “Fisiológicas”, as pessoas vão em busca das necessidades da “alma”, ou seja, procuram consumir produtos que preencham lacunas não só sociais, como também de comportamento individual, que tragam diferenciação e promovam a sua entrada em uma nova camada da sociedade. É essa constatação que faz do setor do luxo um segmento com incremento exponencial na economia brasileira. O Brasil representa hoje 1,4% do faturamento global no segmento de luxo , e é considerado um mercado em plena expansão. Não por acaso, várias áreas querem se associar ao luxo, como entretenimento adulto, que enxerga nesse mercado a oportunidade de melhorar o seu posicionamento.

Em um país mercado marcado pela desigualdade marcante na distribuição de renda parece ainda um tanto distante da realidade dos negócios falar-se em mercado de bens e serviços de luxo, no entanto, tal segmento de mercado vem se desenvolvendo cada vez mais e, como acontece em todo o mundo, também aqui esse segmento movimenta consideráveis volumes de negócios,e atrai grandes empresas internacionais e nacionais votadas para o setor. Os bens de luxo são produtos e serviços com comportamentos muito particulares no mercado, e sua administração mercadológica freqüentemente contradiz as regras do marketing de consumo de massa. É preciso adaptar e muitas vezes reinventar conceitos para prosperar nesse segmento.

Além disso, o luxo relaciona-se com o que é raro, exclusivo, restrito e, conseqüentemente, de custo mais elevado.

No Brasil, estima-se que o consumo do luxo seja da ordem de R$ 2 bilhões por ano, segundo dados da Câmara de Comércio Americana.

È com esse pensamento e com essa visão de um mercado que cresce cada vez mais, que a Água Marinha, uma empresa de entretenimento adulto, que tem como objetivo proporcionar aos seus clientes um serviço Premium dentro de seu segmento de atuação, inicia suas atividades no mercado.

Atrelada a marca está a simbologia de uma das pedras preciosas mais raras do país, de cor e aspectos delicados, essa preciosidade proporciona a quem dela usufrui, uma sensação de prazer e exclusividade a poucos proporcionada, bem como o serviço o qual a empresa entrega.

Segundo Philip Kotler, marca é nome, termo, signo ou símbolo, ou uma combinação destes que tem a função de identificar os bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes; seguindo tal premissa nossa marca está estruturada de modo que proporcione aos clientes uma experiência única e claramente de acordo com a proposta de exclusividade e luxo que entregamos.

A empresa aplica literalmente a definição de Kotler (2006), que entende que marketing é uma atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos através dos processos de troca. É a partir do reconhecimento dessas necessidades e desejos que a empresa se posiciona profissionalmente, para não apenas atingir os consumidores alvo, mas também alcançar maior margem de lucro

A ideia de alinhar o marketing com a prostituição é bastante realista, mesmo ainda existindo um preconceito da sociedade em interpretar o sexo pago como forma de trabalho.

Além disso, a empresa também utiliza técnicas voltadas ao estudo do mercado onde está inserida para conhecer o perfil do consumidor, para identificar com maior probabilidade de acerto quais as suas demandas e, a partir daí, realizar ofertas que visem à satisfação e posterior fidelização do cliente; vale salientar que a Água Marinha conta com um público-alvo bem definido - grandes empresários e milionários.

Características

        De acordo com KOTLER (2006, p.399), “Os serviços possuem quatro características principais: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade”; a empresa tem em sua atividade como maior característica a variabilidade, pois como frisa o próprio Kotler a experiência proporcionada depende de por quem, onde e quando é fornecido o serviço.

Embora em um primeiro momento o serviço da água marinha pareça ter características de serviço puro, a empresa procura colocar entre os diferenciais da marca toda a experiência sensorial que proporciona; estabelece seu método de trabalho com características de serviço principal associado a bens ou serviços , cliente que utiliza nossos serviços tem a possibilidade de também de desfrutar de um espaço aconchegante e discreto que proporcione apelo aos sentidos, com atributos como beleza, toque agradável, bom cheiro, sons harmoniosos, de forma a criar uma experiência hedônica e sensual, com instalações projetadas para afim de entregar um clima agradável; há a opção de degustar vinhos das safras mais exclusivas vendidas no país, dispostos em uma adega projetada com os mais rígidos padrões de qualidade, bem como o espaço também dispõe de um chefe de cozinha de excelência internacionalmente reconhecida; mesmo esses serviços possuindo características adjacentes em relação ao objetivo principal da empresa, entende-se que a experiência que a empresa proporciona não teria a característica Premium de exclusividade que possui se estivesse no mesmo lugar comum onde se encontram suas concorrentes.

Posicionamento

A equipe de marketing deve segmentar o mercado, selecionar o mercado-alvo adequado e desenvolver o posicionamento do valor da oferta. A fórmula “segmentação, seleção de alvo (targeting), posicionamento” é a essência do marketing estratégico.” (KOTLER, 2006)

Kotler (2006, p.321) define posicionamento como “o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo.”, assim este conceito torna-se indispensável para a análise da imagem de uma empresa; seguindo tal proposição a empresa utiliza de uma analise de marketing de nicho, é muito semelhante ao marketing segmentado, para estabelecer a escolha de seu público-alvo, um nicho é um segmento pequeno e distinto, que pode ser atendido com exclusividade. De acordo com KOTTLER, um nicho é um grupo definido mais estritamente, um mercado pequeno cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com