ADISCRIMINAÇÃO CONTRA O TRABALHO RACIAL NO BRASIL
Seminário: ADISCRIMINAÇÃO CONTRA O TRABALHO RACIAL NO BRASIL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andressalima • 6/4/2014 • Seminário • 366 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
TRABALHAR CONTRA ADISCRIMINAÇÃO RACIAL NO BRASIL É UMA TAREFA ÁRDUA QUE EXIGE A COLABORAÇÃO DE FORMA TRANSVERSAL DE UM CONJUNTO DE INSTITUIÇÕES DE GOVERNO E DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA DESCONSTRUIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, POLÍTICO E ECONÔMICO DO POVO BRASILEIRO, CONTRADITORIAMENTE, MARCADO PELA NEGAÇÃO E ALIENAÇÃO DA PRESENÇA E CONTRIBUIÇÃO DE HOMENS E MULHERES NEGRAS.
O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, 20 DE NOVEMBRO, DATA QUE INSTITUI UM SIGNIFICATIVO CAPÍTULO DE NOSSA HISTÓRIA, TORNA ZUMBI DOS PALMARES UM HERÓI NACIONAL VINCULADO DIRETAMENTE À RESISTÊNCIA DO POVO NEGRO. ESSA DATA SERVE COMO UM MOMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E DO POVO AFRICANO NA FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA. OS NEGROS AFRICANOS COLABORARAM MUITO, DURANTE NOSSA HISTÓRIA, NOS ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIAIS, GASTRONÔMICOS E RELIGIOSOS DE NOSSO PAÍS.
É UM DIA QUE DEVEMOS COMEMORAR, POIS TEMOS A VALORIZAÇÃO DE UM LÍDER NEGRO EM NOSSA HISTÓRIA E, ESPERAMOS QUE EM BREVE OUTROS PERSONAGENS HISTÓRICOS DE ORIGEM AFRICANA SEJAM VALORIZADOS POR NOSSO POVO E NOSSA HISTÓRIA. PASSOS IMPORTANTES ESTÃO SENDO TOMADOS, POIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS JÁ É OBRIGATÓRIA (LEI 10.639/2013) A INCLUSÃO DE DISCIPLINAS E CONTEÚDOS QUE ABORDAM A HISTÓRIA DA ÁFRICA E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA.
A INCLUSÃO DE ASSUNTOS LIGADOS À ÁFRICA E AO POVO NEGRO NA EDUCAÇÃO FORMAL É UMA DAS ESTRATÉGIAS PARA RECONHECER A PRESENÇA DO NEGRO NA HISTÓRIA DO BRASIL. EM FORTALEZA, OS NEGROS CORRESPONDEM A 61,8% (CONSIDERANDO OS PRETOS E PARDOS), SEGUNDO O IBGE.
PRECISAMOS BUSCAR REFERÊNCIAS, PESQUISAR, DEMANDAR, ESTUDAR, PERCEBER O NOSSO ENTORNO, IR ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS, OBSERVAR E OUVIR A EXPRESSÃO DA VIDA E DA CULTURA NAS VÁRIAS FORMAS EM QUE ELA SE APRESENTA EM NOSSO MEIO. MAS ESSE É UM DIREITO QUE, PARA SER RESPEITADO, NÃO BASTA A PRESENÇA FÍSICA DE SEUS DESCENDENTES. É PRECISO TER CONSCIÊNCIA NEGRA, QUE SIGNIFICA COMPREENDER QUE NÃO SE TRATA DE PASSAR DA POSIÇÃO DE EXPLORADOS A EXPLORADORES E SIM LUTAR, JUNTO COM OS DEMAIS OPRIMIDOS, PARA FUNDAR UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA ONDE TODOS TENHAMOS, NA PRÁTICA, IGUAIS DIREITOS E IGUAIS DEVERES.
IDEIAS E PRÁTICAS PREPOTENTES DE RACISMO QUE AINDA PERMEIAM A MENTE E CORAÇÕES DE ALGUNS CERTAMENTE ESTÃO SENDO ABALADAS E ELIMINADAS E AS MUDANÇAS DE ATITUDES SENDO CONCRETIZADAS GRAÇAS À LUTA DO MOVIMENTO NEGRO.
...