ADMINISTRAÇÃO DE RH II – QUESTIONÁRIO
Por: EstelaAM • 17/5/2017 • Projeto de pesquisa • 910 Palavras (4 Páginas) • 397 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DE RH II – QUESTIONÁRIO
Aluno: Ingrid Calado da Silva Matrícula: 201301867284
1- Gestão de pessoas tende à valorização dos profissionais e do ser humano. Diante disto, por qual motivo os benefícios podem ser flexíveis?
Resposta: Benefícios flexíveis são benefícios em que o empregado pode optar por aqueles que lhe são mais interessantes, ou seja, que melhor satisfaça suas necessidades. Os benefícios flexíveis ajudam a empresa à adaptar-se às necessidades mutáveis de uma força de trabalho mutável, aumentam o envolvimento dos funcionários e suas famílias, limitam os custos e a organização tem a melhor forma de aplicação do seu dinheiro, planos flexíveis permitem a introdução de novos benefícios a um custo menor.
2- Qual o objetivo do processo de Coaching?
Resposta: Tem como principal objetivo desenvolver pessoas, levando-as a resultados positivos. Além do alcance de metas, o Coaching pode proporcionar de acordo com as necessidades de cada indivíduo, benefícios como o aumento da autoestima, aumento do autoconhecimento, desenvolvimento de competências, capacidade de gerenciar conflitos etc.
3- Na Aprendizagem Organizacional, Kurt Lewin define bem o Modelo Seqüencial dessa aprendizagem. Quais são as etapas desse modelo?
Resposta: Descongelamento- significa que as velhas idéias e práticas são derretidas e desaprendidas para serem substituídas por novas idéias e práticas melhores.
Mudança- depois de descongelar, é que as pessoas começam a resolver suas incertezas e procurar novas maneiras de fazer as coisas, esta transição não acontece da noite para o dia as pessoas levam tempo para abraçar um novo caminho indicado, para aceitar a mudança as pessoas precisam entender como elas irão beneficiá-las.
Recongelamento- quando as alterações estiverem tomando forma e as pessoas abraçarem a nova forma de trabalhar, a organização estará pronta a ”recongelar”, os sinais de exteriores que demonstram que a empresa está pronta para essa etapa são uma estrutura de trabalho estável, descrição e procedimentos consistentes etc.
4- Quais são as formas de concessão de benefícios existentes hoje nas organizações:
Resposta: Por mera liberalidade – aqueles benefícios que não são obrigatórios e que a empresa decide ofertar aos empregados, como forma de melhoria da qualidade de vida.
Por força de lei – aqueles que estão prescritos ma legislação brasileira.
Por força de acordos sindicais- são negociados pelos sindicatos através do acordo coletivo de trabalho como ganhos indiretos e melhoria da qualidade de vida do trabalhador.
5- O Coach tem vários compromissos, junto ao aprendiz. Cite três compromissos:
Resposta: Ajuda o aprendiz a perceber as oportunidades existentes e ajudá-lo a se libertar das limitações. Tem papel de identificar os pontos fortes e fracos do indivíduo e desenvolver um programa para ressaltar o talento do aprendiz. E cabe ao mesmo, negociar junto ao aprendiz os objetivos, metodologias e prazos definindo um plano de trabalho a ser seguido.
6- Existem duas ferramentas na gestão do desempenho chamadas Avaliação de desempenho e avaliação de potencial. Estas devem ser adaptadas à realidade e necessidade da organização, considerando-se a cultura e objetivos de cada organização. Sabendo que o ideal é fazer uso das duas ferramentas, explique qual a diferença entre elas.
Resposta: Avaliação de desempenho visa verificar o comportamento dos indivíduos frente aos resultados da empresa. Já a avaliação de potencial, averigua as possibilidades futuras me relação ao seu crescimento ocupacional, capacidade em relação ao conhecimento, habilidades, aptidões e vivências.
7- No contexto dos Planos de Carreiras e de Sucessão, destaque 3 (três) tipos de carreiras que podem ser implementados numa organização:
Resposta: Carreira Vertical é o crescimento em níveis hierárquicos. Carreira por Habilidades, a progressão tende a ser horizontal, isto é, o colaborador evolui profissionalmente por meio da aquisição, do desenvolvimento e da aplicação de habilidades formalmente definidas pela organização. Carreira em Y permite que o profissional técnico, em um estágio já avançado da carreira, possa efetuar a opção pela via técnica e gerencial.
...