AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS
Por: Fran Vieira Boquimpani • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 770 Palavras (4 Páginas) • 538 Visualizações
Universidade Estácio de Sá
Nova Friburgo, 21 de Setembro de 2014.
Nome: Francilenne de Souza Vieira Boquimpani.
Matrícula: 201308314426.
Professor: Jorge Maroun.
RESENHA CRÍTICA
AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS
De acordo com a leitura do texto mostra que a gestão de processos está sendo implantada aos poucos nas empresas, porém não pode confundir processos com funcionalismo, pois as tarefas e funções feitas nas empresas faz parte de um processo.
Uma definição para processo é que todo conjunto de tarefas que recebem um input e que o transformam em um resultado final output, seja ele um produto tangível ou intangível, para clientes específicos sejam eles internos ou externos. A gestão de processos se baseia nas tarefas executadas, reuniões realizadas, decisões tomadas, metas alcançadas e resultados produzidos pelo processo.
Desta forma para focar numa gestão de processos é necessário entender que eles são as principais formas de obter resultados para a empresa seja em relação a custo, valor, serviço ou qualidade, deve-se ter investimentos e serem reestruturados para atingir melhores resultados.
O fluxo de processos é mais perceptível no setor fabril onde os resultados são tangíveis e mais visíveis, por isso a aplicação de gestão de processos nesse setor é melhor, já nos escritórios fica mais difícil pois, as informações são passadas rapidamente e com isso não há uma visibilidade do andamento do processo.
Na organização há três tipos de processos empresariais: os de negócio que é caracterizado pela atuação da empresa e tem outros processos internos o suportando, resultando no produto ou serviço feito para o cliente externo. Os organizacionais são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento adequado dos subsistemas da organização em busca do seu desempenho, garantindo o suporte no processo de negócio. Os processos gerenciais são mais focados nos gerentes e nas suas atuações incluindo suas ações de medições e ajuste do desemprenho da organização.
Os processos organizacionais são essenciais para a gestão efetiva do negócio, incluindo as ações que os gerentes devem realizar garantindo o suporte necessário para o processo de negócio.
Na estrutura da empresa podemos observar toda uma departamentalização, e que em cada departamento há processos para que essa empresa funcione. Cada processo é ligado ao outro, não se pode deixar de investir na sua reavaliação ou na sua melhoria continua. Porque se um processo não é eficaz pode ficar perceptível ao cliente e a empresa perder sua competitividade. O processo é importante para a empresa pois liga desde a relação com o cliente, ao funcionamento da empresa até o produto final.
Portanto na gestão de processos a relação e a negociação da empresa com os clientes se torna vantajosa para os dois lados, porque um processo bem estruturado e ágil favorece essa relação. O aumento da competitividade é mais uma vantagem que a empresa adquire. A maioria das empresas como sabemos são estruturadas num modelo hierárquico, que consiste em demonstrar a divisão de poder numa empresa. E o que mais atrapalha uma gestão melhor é esse filtro de informações que são repassadas de nível em nível e cargo a cargo devido ao total respeito ao organograma.
...