AS Operações Produtivas
Por: thamytb • 28/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.331 Palavras (6 Páginas) • 373 Visualizações
Questão 1
Administração de Produção
O mundo atual exige que as decisões estratégicas, táticas e operacionais sejam tomadas de maneira mais rápida, para que as organizações se adequem ao mercado do seu segmento e possam sobreviver as mutações desse mercado. Assim as organizações devem utilizar meios para que o sistema de administração de produção seja eficiente e eficaz.
Existem alguns sistemas de administração e a organização deve utilizar ao que mais de adéqua ao seu perfil.
Os sistemas de administração de produção (SAP) é a parte central do processo produtivo e auxilia nas tomadas de decisão afim de que a organização possa atingir os resultados e metas pretendidos. Auxiliam os administradores na execução de suas funções, no planejamento de necessidades, controle de matéria prima, controle de estoque, programação da produção, entre outras coisas relacionadas à produção.
Sistema Toyota de Produção – Just in Time (JIT)
O sistema Just In Time é um sistema de manufatura que produz os bens quando são necessários, e não faz estoque. Elas incluem: fluxo sincronizado, fluxo contínuo, produção sem estoque, tempo de atravessamento rápido e operações de temo de ciclo reduzido.
O JIT é diferente das abordagens tradicionais, pois os componentes são produzidos e passados diretamente para o próximo processo, não formando estoques em cada estagio de produção. Uma desvantagem desse processo de produção é que qualquer problema, em qualquer estagio, afeta o processo inteiro, diferente dos processos tradicionais, que buscam eficiência em cada parte do processo, para minimizar possíveis problemas. A abordagem Just-in-time faz a exposição do sistema aos problemas, tornando-os evidentes, mudando a motivação para eliminá-los por completo.
A abordagem se fundamenta em fazer as coisas de maneira simples, de modo a eliminar desperdícios durante o processo.
O planejamento e controle JIT é baseado no princípio de um “sistema puxado”
O controle KANBAN é um método de operacionalizar o sistema de planejamento e controle puxado. KANBAN significa CARTÃO ou SINAL. Sua função é controlar a transferência de material de um estágio para outro dentro da operação. Em sua forma mais simples, é um cartão utilizado por um estágio cliente, para avisar seu estágio fornecedor que mais materiais devem ser enviados. (SLACK, CHAMBERS & JOHNSTON, 2009).
O Sistema mais utilizado é o de 2 cartões. O sistema utiliza dois cartões kanban, um deles denominado kanban de produção e o outro kanban de transporte.
Questão 2
Planejamento e Controle de Produção
A organização de um sistema de Administração de Produção permite que as necessidades da empresa sobre a gestão da Produção sejam atendidas. Dentre as funções desse processo estão as que envolvem o planejamento do que será produzido, a programação de todo o fluxo da produção e o controle da produção.
Para que a organização atinja bons resultados, é necessário que seja feito um bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção. O planejamento define os fatores da produção a partir do projeto de desenvolvimento do produto. O Objetivo do planejamento de produção não envolve somente o planejamento, mas também a programação e o controle do que foi estabelecido para que quaisquer mudanças que possam ocorrer, não interfiram no objetivo final.
O PCP dá suporte nas tomadas de decisão, compatibiliza a produção com a necessidade do mercado e do cliente (fator que é de suma importância) , organiza e padroniza os sistemas do processo produção otimizando os processos e os custos,
Questão 3
Planejamento do Processo Produtivo
Geralmente o projeto do produto/serviço e o projeto de processos são tratados separadamente, mas projeto do produto/serviço e o projeto de processos são decisões inter-relacionadas e pequenas mudanças no projeto de produtos e serviços podem resultar em conseqüências no modo de produção e fabricação. E também o projeto do processo produtivo pode restringir os projetistas do operarem da maneira que desejam. A sobreposição, no entanto, é mais clara nas operações que produzem serviços, em vista de muitos serviços envolverem o cliente como parte no processo de transformação.
Questão 4
Bens Tangíveis e Intangíveis
Bens podem ser classificados em tangíveis e intangíveis. Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, são produtos que podem ser produzidos e estocados. Bens intangíveis não podem ser tocados, são serviços que não podem ser estocados.
Questão 5
Arranjo Físico
O arranjo físico é composto pelas decisões relacionadas às instalações máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, permitem melhor desempenho dos funcionários e dos equipamentos, otimizando a linha de trabalho.
Quando o planejamento é mau feito, pode afetar a capacidade e a produtividade da empresa, interromper o funcionamento de uma operação, causar transtornos nos fluxos, longos tempos de processamento e atrasos nas entregas dos pedidos.
Questão 6
Gestão de Cadeia de Suprimentos
Gestão de cadeia de Suprimentos (em inglês, Supply Chain Management) é um processo de gestão estratégica que proporcionar melhor integração dos parâmetros da rede (transporte, estoque, custo, informações, etc). Essa gestão abrange tudo que está ligado a materia prima, trabalhos em processo de inventário e produtos acabados (cadeia de suprimentos).
Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção
...