ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA.
Por: Jean Carlos C Campos • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.222 Palavras (13 Páginas) • 135 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS - MT[pic 1]
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 3º SÉRIE A
DISCIPLINA – PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
JAQUELINE GOMES DE JESUS - RA - 1592903137
JEAN CARLOS CAMPOS DE SOUSA - RA - 1299270545
PATRÍCIA LOPES DA COSTA - RA - 8064817037
ROSEMARY DIAS DE OLIVEIRA - RA - 8075877293
ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA.
ETAPAS 03 E 04
PROFESSOR: DANIELE DA SILVA
RONDONÓPOLIS/MT
JUNHO 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DIREÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL (ETAPA 03) 4
A Direção e a Liderança no Processo Administrativo (Passo 02) 4
Identificar o melhor tipo de liderança que o proprietário da Cafeteria poderia exercer para se manter a frente de seu próprio negócio. (Passo 02) 6
Definir quais seriam as melhores estratégias motivacionais a serem trabalhadas com os funcionários. (Passo 02) 6
Definir quais seriam as melhores estratégias de comunicação interna e externa que a Cafeteria poderia adotar para se destacar frente à concorrência. (Passo 02) 7
Estratégias de Responsabilidade Social e Ambiental (Passo 03)
DEFINIR OS MELHORES PADRÕES DE MENSURAÇÃO DE RESULTADOS A SER ADOTADO PELA CAFETERIA A FIM DE ASSEGURAR QUE OS RESULTADOS DAS ESTRATÉGIAS, POLÍTICAS E DIRETRIZES ESTABELECIDAS SEJAM CUMPRIDOS. (ETAPA 04)
Apresentar um relatório: Máximo 2 laudas (Passo 01, 2 e 3)
- Responsbilidade
- Sistema de autoridade 9
- Sistema de comunicação 9
- Decisões empresarias/controle empresarial 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 3
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, analisaremos aspectos detalhados de uma Microempresa do ramo de alimentação que passa por dificuldades financeiras, falta de motivação da equipe e problemas de gestão. Através do conhecimento adquirido na respectiva matéria, tentaremos elaborar e implantar um planejamento estratégico abordando todas as etapas do plano, desde o resgate de valores morais, alinhamento de objetivos e provimento de táticas necessárias para chegar ao cenário desejado.
Diante da competitividade do mercado atual, a intenção do presente trabalho é a conscientização de gestores, proprietários de pequenos estabelecimentos, e de nós mesmos da importância da implantação de métodos que visem a excelência do negócio, independente do tamanho do empreendimento. A inserção desses métodos não garantirá o sucesso, mas com certeza, mostrará o caminho mais rápido para a resolução dos problemas enfrentados por diversas empresas diariamente.
No campo da administração, vimos fatores importantes como o plano de negócios e princípios da administração, mas agora elaboraremos um planejamento estratégico, que visa recuperar um empreendimento que já está inserido no mercado, abordaremos aqui aspectos organizacionais, financeiros e motivacionais para melhor elucidar o problema proposto.
DIREÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL (ETAPA 03)
A Direção e a Liderança no Processo Administrativo (Passo 02)
O processo administrativo está intimamente ligado com a necessidade de organização das Empresas, visto a demanda cada vez maior de produtos ou serviços oferecidos com menor custo, maior qualidade e maior competitividade, se mantêm rentáveis nesse cenário econômico, os empreendedores/administradores que se planejam e asseguram para que o pessoal realmente execute as tarefas que foram anteriormente planejadas, é ato de dirigir a empresa, o negócio, a equipe e as tarefas de cada um, ou seja, a direção também é um controle, que deve ser exercido mediante uma liderança. Os principais meios de transmitir a direção são através de ordem, comunicação, motivação, coordenação, liderança e tomada de decisões. A ordem pode ser dada diretamente por líderes, encarregados ou gestores, podem ser dadas oralmente, por escrito ou por email, podem ser de caráter geral a todos os funcionários, específicas para um setor ou individual. A comunicação é o meio pelo qual a informação é transmitida, ou seja, quem transmite precisa ser claro no que esta pedindo e quem recebe precisa entender o que se pede. A motivação é o estímulo que temos para fazer determinada coisa, e assim é com os subordinados, que precisam acreditar na idéia, sem se esquecer de suas metas pessoais.
Para melhor dirigir colaboradores sem escorregar na desmotivação, insubordinação ou falta de compromisso é prudente que a organização se cerque de algumas ferramentas, como uma remuneração justa, oportunidade de crescimento dentro da empresa, tratamento cordial, certificar-se que o colaborador esta trabalhando em algo que goste e que tenha orgulho de fazer o que faz. Importante salientar que parte integrante da administração do negócio, é a administração de pessoas, ou seja, dos colaboradores. Por isso, no que diz respeito à direção, é preciso levar em conta alguns aspectos, por exemplo: a motivação, comunicação, coordenação e tomada de decisões. Afinal, estamos trabalhando e nos relacionando com seres humanos e não máquinas, saber coordenar os esforços, se organizar para potencializar os resultados, evitando desperdícios e retrabalhos também é outro fator importante na direção. Impreterivelmente, como ônus do processo administrativo e diretivo são as tomadas de decisões, dependendo da cultura da organização pode ser mais centralizada ou flexível, concedendo aos colaboradores, dentro de seus limites, julgar e decidir o que seria melhor para empresa.
...