ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Por: Gabriela Furlanetto • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.660 Palavras (11 Páginas) • 269 Visualizações
ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISONADAS
Prof. Everton Marcelo
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Grupo – RH – 1º Semestre – FAC3 – Noturno
RA 8062784470 - Danusa Durante
RA 8072819252 – Deimacleia Umbelina
RA 8412168961 – Gabriela da Silva Furlanetto
RA 8207975189 - Marina Leal Gonçalves
RA 8411169076 – Thais Francine
Campinas, 25 de março de 2014
Grupo – RH – 1º Semestre – FAC3 – Noturno
RA 8062784470 - Nome: Danusa Durante
ROTEIRO DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL
Antes de qualquer iniciativa para solicitar um aumento salarial, é necessário planejamento, pois se devem apresentar fatos que justifique a solicitação.
É importante ter conhecimento, manter a ética, conduta, pois a ausência destes pode acabar em um serio problema de relacionamento.
Deve-se analisar a política salarial da empresa, para saber se este momento já não esta em votação, sendo um item de beneficio.
A negociação requer habilidade e flexibilidade, porque algumas empresas não dão abertura na política salarial, e com isso acabam perdendo seus colaboradores.
Você deve mostrar a importância e vantagens do seu trabalho na organização, sua produtividade e desempenho.
Pesquisar o mercado e ver a media salarial oferecida por outras organizações do mesmo ramo, pode ajudar.
Após esta pesquisa/planejamento você estará pronto para mostrar ao seu superior que caso seja concedido esse beneficio, a conseqüência será melhorar ainda mais a qualidade do seu trabalho.
Caso consiga o aumento é necessário manter a descrição, pois se trata de assunto confidencial dentro da empresa, pois cada colaborador tem sua particularidade.
Caso não consiga este beneficio, é necessário descobrir quais as expectativas
da empresa com relação a seu desempenho.
Grupo – RH – 1º Semestre – FAC3 – Noturno
RA8072819252 - Nome:Deimacleia Umbelina Viana
ROTEIRO DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL
Pedir um aumento salarial não é tão difícil como muitos funcionários pensam. Para isso se deve deixar a vergonha de lado e ter confiança ao sentar-se para negociar. Em uma negociação podem ocorrer momentos tensos e delicados, para tanto se deve estar preparado adequadamente para tais situações. Estar certo que é merecedor do aumento a ser negociado.
Antes de sentar-se a mesa para negociar o profissional deverá preparar-se bem, colhendo dados da empresa como: seu faturamento, crescimento das vendas, produção e produtividade, além da Política de Carreiras e Plano de Cargos e Salários. Pesquisar no mercado, níveis salariais do cargo que ocupa em outras empresas na mesma região. Reunir documentos que demonstrem a sua dedicação, sua qualificação e produtividade dentro da empresa como: projetos realizados, ideias, vontade de se capacitar, especializar na área que atua a fim de trazer melhores resultados para a empresa. Pesquisar também se a empresa não congelou promoções, benefícios por dificuldades financeiras. Conhecer as características do seu chefe como humor, temperamento para escolher a melhor hora para negociar. Usar argumentos sobre a qualidade e responsabilidade do seu desempenho na empresa, demonstrar que evoluiu desde a sua contratação, mostrar disposição, entusiasmo e ambição profissional durante o processo de negociação, tentando assim conquistar a confiança e convencer o chefe.
O pedido deve ser feito diretamente ao chefe que tem o poder de decisão sobre o assunto. Não utilizar argumentos comparativos como salários de outros colegas, mesmo porque os salários são sigilosos e a negociação não deve se basear pelo que os outros ganham e sim pelo seu merecimento. Usar a remuneração de um colega para pedir um aumento salarial, poderá ser interpretado como falta de ética profissional. Também não fazer comparações do seu desempenho com os de colegas ou usar argumentos fictícios ou fantasiosos, assim mostrará ética, demonstrando que está preocupado com a empresa. Ser firme, mas não rude, não transformar a negociação em uma batalha, apresentar argumentos de forma clara e objetiva, conquistar a confiança do chefe.
Grupo – RH – 1º Semestre – FAC3 – Noturno
RA: 8412168961 Gabriela da Silva Furlanetto
ROTEIRO DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL
Para uma negociação salarial, o colaborador deve estar preparado com conceitos positivos, um bom diálogo e falar com clareza os seus objetivos na organização. Saber informações básicas do piso salarial de seu cargo em outras organizações, pois informações é a base para uma boa negociação.
Mas antes de tudo, você deve ver se a organização reconhece o seu esforço e o valoriza pela a suas responsabilidades e flexibilidade pelo qual cargo exerce. Ao conversar com o seu líder sobre o aumento salarial, tenha uma conversa comunicativa, expressando o seus endereces de continuar na mesma, dizendo que pensa em fazer um curso superior na área que atua, para se aperfeiçoar, mostrando o interesse que tem para estar crescendo na organização, podendo com isso estar participando positivamente com os lucros da mesma.
...