O Amazon, Apple, Facebook e Google
Por: Reli2018 • 12/5/2018 • Resenha • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 393 Visualizações
O surgimento da internet deu-se em função de interesses governamentais, e tempos depois expandiu-se ao uso acadêmico, entretanto ainda restrito à comunidade científica. Após a sua privatização, a internet elevou seu status à ferramenta revolucionária nas práticas de mercado e em seguida passou a integrar as práticas de marketing.
Quatro empresas destacaram-se especialmente, cada uma em um determinado setor do universo online:
Amazon : vendas de varejo
Apple: dispositivos de interface
FacebooK: redes sociais
Google: propaganda
Apesar da clara setorização, cada uma acreditava que dominaria o mercado do marketing digital, o que as levavam a discussões de limites de setores bem como criação de novos setores. Um dos exemplos seria google X facebook que competiam pelo domínio da propaganda online. As quatro empresas lutavam entre si para estabelecer um padrão.
Ainda que o início do uso da internet na área comercial tenha ocorrido com os lançamentos do navegador Netscape e dos portais AOL e Yahoo, seu marco aconteceu em 1995 com o surgimento da Amazon. A Amazon Web Service mudaria radicalmente a prática convencional de venda online.
Amazon
A Amazon ganhou visibilidade com o Web Service, que surgiu de modo modesto e alcançou grande expansão diversificando sua oferta com serviços de computação. Em 2013 a Amazon era a gingante do mundo de vendas online.
O Web Service inovou o marketing e as vendas online, com ferramentas colaborativas de filtro que podiam direcionar a navegação de um visitante do site, de acordo com as suas preferências, fazendo marketing e propaganda em nome de seus fornecedores.
Finalmente em 2014, a Amazon entraria no mercado de smartphones com a ideia de apoiar um evento chamado showrooming, aonde os clientes visitavam lojas físicas para comparar e experimentar produtos e então comprá-los online.
O Google surgiu em 1998, como uma página de pesquisa, portanto não obtinha receita. Na época, a pesquisa era apenas um dos serviços usados para atrair tráfego ao portal e como não gerava permanência não era considera importante.
Em 2000 o Yahoo escolheu a Google como mecanismo de pesquisa, a partir de então o algorítimo de pesquisa se fortaleceu. Isso levou o Google a lucrar diretamente com o aumento do tráfego de pesquisas, e não apenas indiretamente, com taxas de licenciamento.
No mesmo ano o Google começou a vender propaganda para anunciantes que queriam atingir consumidores que pesquisavam por palavras-chaves específicas.
Alguns anos depois, a empresa introduziu o AdSense, que lhe permitiu oferecer propaganda em qualquer página contextualmente relevante. O Gmail também seria um meio por onde dispor anúncios que combinassem conteúdos. Em 2004 o Google amplia seu acervo de conteúdo escaneando e indexando todos os livros do mundo.
Outra imensa aquisição de conteúdo, ocorreu com a compra do Youtube, que mais tarde viria a se tornar o maior concorrente da TV a cabo. O Google também se fortaleceu com o Doubleclick , AdMob, a ITA, o Android, o Motorola Mobility, o Google Play, o Google Wallet e o Google+. Apesar de todos os lançamentos e aquisições, até o fim de 2012 a maior parte da renda do Google era derivada da ferramenta de pesquisa, sendo que a metade do lucro provinha de anunciantes norte-americanos.
Apple
A Apple foi fundada em 1976 e em 2013 tornou-se a empresa de capital aberto mais valiosa de todos os tempos nos EUA. Ela evoluíra de fabricante de hardware, para uma empresa avaliada como líder na economia da internet, entretanto nenhuma mudança na administração ou na oferta de um novo produto explicaria completamente a decolagem da empresa, ocorrida em 2009.
Embora o Android do Google, fosse o sistema operacional internacionalmente dominante, a Apple vencia o Google em acesso móvel a e-commerce. A Apple protagonizou algumas batalhas pela liderança na internet.
Os aplicativos de smartphones alcançaram destaque no serviço de marketing online. Os dispositivos móveis podiam hospedar aplicativos que gerenciavam interação com serviços de banco, viagens, compras e etc…
No segundo semestre de 2008, a Apple era fonte de mais da metade de todos os aplicativos baixados desde que a Apple e o Google passaram a distribui-los.
O Facebook só começou a crescer a partir de 2009, ou seja, 4 anos após seu lançamento . Os índices de permanência na página do Facebook cresceram intensamente em 2 anos. Apesar do número de visitantes ser maior no Google, o período de permanência das pessoas era maior no Facebook.
O Facebook era responsável por ¼ do tempo online. A população de mídia social
...