As Mulheres na Liderança
Por: Joyce Machioni • 25/8/2022 • Projeto de pesquisa • 2.375 Palavras (10 Páginas) • 69 Visualizações
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 Tema 3
1.2 Problema 3
1.3 OBJETIVOS 3
1.3.1 Objetivo geral 3
1.3.2 Objetivos específicos 4
1.4 Justificativa 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
2.3 História da mulher no mercado de trabalho 4
2.4 A evolução da mulher na sociedade 5
3 Liderança feminina 6
3.1 Obstáculos e desafios das mulheres em cargo de liderança 6
4 Busca pela igualdade de gênero no mercado de trabalho 7
4.1 A mulher no papel de líder nas organizações 7
5 METODOLOGIA 8
REFERÊNCIAS 9
- INTRODUÇÃO
No século XIX, a mulher era cuidar do lar e da família, e o único provedor das necessidades da casa era o homem. Assim elas só tinham que ser mãe, esposa e dona de casa.
No ano de 1934, as mulheres passam a participar das decisões sociais e da política, podendo ter o seu voto e tendo direitos iguais na sociedade. Através desta conquista se deu, quando os homens iam à luta e não voltavam para continuar a exercer suas atividades rotineiras. Consequentemente a Primeira e a Segunda Guerra Mundial favoreceram para abranger os direitos femininos.
Nota-se que as mulheres desenvolvem competências e são tão eficientes quanto os homens para assumir um cargo estratégicos e requerem responsabilidades dentro das organizações. Elas exercem dupla jornada, casa, filhos, marido e a responsabilidades dentro da empresa, mas ainda assim elas conseguem conciliar trabalho e família.
Neste contexto, as mulheres e homens que ocupam cargos estratégico, tais como a liderança, eles estão na mesma posição e são visto com diferença tanto na valorização salarial e técnica. Mas na evolução algumas empresas desenvolvem plano de carreira, a fim de não fazerem discriminação de gênero.
O tema foca-se nos desafios das mulheres em cargos de liderança, a fim de mostrar-se que elas têm os seus direitos e que podem ser valorizadas nas empresas em cargos estratégicos.
- Tema
Desafios das Mulheres em Cargo de Liderança
- Problema
Qual a percepção das mulheres em relação aos obstáculos para ascensão na carreira?
- OBJETIVOS
1.3.1 Objetivo geral
- Analisar a percepção das mulheres em relação aos obstáculos para ascensão na carreira.
- Objetivos específicos
- Verificar qual a percepção das mulheres em cargo de liderança dentro das empresas.
- Demostrar quais são os desafios das mulheres em cargo de liderança.
- Analisar e descrever os obstáculos que as mulheres enfrentam na carreira.
- Justificativa
É sabido que os obstáculos das mulheres em cargo de liderança, está entre os motivos, a diferença salarial, jornada tripla, e a falta de oportunidades ao longo da carreira. Porém, buscar superar os obstáculos, pode ajudar as empresas a conseguir resultados diferenciados, por meio da diversidade. Segundo o IBGE em 2019, as mulheres ocupam 37,4% em cargos gerenciais. Portanto olhar para esse aspecto das mulheres em liderança é fundamental para um crescimento da organização de uma sociedade.
Em uma perspectiva pessoal, a motivação que levou o desenvolvimento deste trabalho, foi a curiosidade de entender o porquê as mulheres não têm valorização no mercado de trabalho em cargo de liderança. Por ser mulher, é de extrema importância que saibamos a causa da desigualdade.
Nessa direção e considerando a área acadêmica, podem utilizar o resultado desta pesquisa como fonte de trabalho eventuais futuras.
Sob a perspectiva da sociedade, com a entrada da mulher no mercado de trabalho a sociedade teve a sua valorização, com isso muitas empresas crescessem em resultados qualitativos e quantitativos. A pesquisa mostra-se importante, nesse contexto, para identificar os desafios das mulheres enfrentados em cargos de liderança.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- História da mulher no mercado de trabalho
Ao longo da história da mulher no século XIX, as mulheres sempre passaram a se incorporar no mercado de trabalho, com a revolução industrial a mão-de-obra feminina, passou a ser muito importante na fábrica para operar as máquinas.
Segundo Leskinen (2004), A mulher no mercado de trabalho se deu com a primeira e Segunda Guerra Mundial (1914-1918-1939-1945), enquanto os homens iam à luta e as mulheres passavam a assumir as responsabilidades dos negócios da família. (LESKINEN,2004).
“As primeiras normas brasileiras de proteção ao trabalho da mulher
constam da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, e impunham
restrições às atividades extraordinárias, noturnas, insalubres e perigosas”
(COHEN, 2009, p. 167).
...