TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de administração publica

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ALUNOS:

Cleiton Gomes Filho - RA: 433208

Fabio Ferreira Moronari - RA: 414195

Klesionando José dos Santos - RA: 7941710021

Sebastião Bremenkamp - RA: 408003

Wanderson José da Silva Marinho - RA: 8171739262

ATPS – Administração Publica

                           VITÓRIA

ABRIL/2014

[pic 2]

ALUNOS:

Cleiton Gomes Filho - RA: 433208

Fabio Ferreira Moronari - RA: 414195

Klesionando José dos Santos - RA: 7941710021

Sebastião Bremenkamp - RA: 408003

Wanderson José da Silva Marinho - RA: 8171739262

ATPS – Administração Publica

Trabalho  da  disciplina  de   Administração Publica     apresentado          a             banca

Examinadora   da  Faculdade    Anhanguera        

Educacional   –   Polo  Vitória  -  ES,  como

requisito   de  atividades complementar  sob

orientação   da   Tutora    Presencial     Profª

Cleidismara Stocco dos Santos Freitas.

     

VITÓRIA

ABRIL/2014


Sumário

Introdução        

O que é burocracia atual        

Dois lados da burocracia        

Teoria do dente de engrenagem e suas consequências        

O perfil do agente publico        

Boas práticas na gestão pública        

Conclusão        

Referencias        

Introdução

A burocracia é taxada como coisa ruim ou difícil, e sempre foi relacionada a erro e ineficiência de serviços públicos, e as pessoas não conhece nem se quer sabe que vivem num sistema  burocrático por ser uma maneira pratica de fazer as coisa funcionarem de acordo com as normas deixando todos os cidadões em igual quandição ,

O que é burocracia atual

Um burocrata pode ser definido como pessoa ou funcionário que trabalha com procedimentos e métodos. E a burocracia como um excesso de procedimentos ou métodos que uma pessoa segue para obter ou concede algo. A burocracia pode ser considerada uma ferramenta dos órgãos governamentais para o controle e aumento da eficiência. Um burocrata atual pode ser definido como pessoa ou funcionário que segue todas as regras do departamento ou setor mesmo se não entender o objetivo da regra, e ignora as necessidades dos clientes voltando para suas regras e regulamentos. As  rotinas e regras seguidas na integra  ou burocraticamente  causa   insatisfação e conflito com as pessoas ou clientes uma vez que  todos são atendidos da mesma forma. de acordo com as normas e rotinas do setor.  Isso é o que acontece atualmente em algumas repartições públicas, por parte de seus servidores. E Não significa que a repartição ou setor seja ineficiente, ou seu método de atendimento seja ruim. Mas que esse modelo, burocrático ainda é um das melhores ferramenta devido melhor certificar suas operações e organizar o funcionamento do setor ou departamento.

Dois lados da burocracia

A administração de modo geral, precisou adotar metodos e regras, para manter o controle organizacional devido o tamanho e da complexidade das organizações. E foi necessario utilizar nas organizações um sistema mais eficaz que organisasse o funcinamento da empresa,  de modo que as pessoas e metodos fosse organisado de  formas humana. Segundo Max Weber mostrou com a sociologia da burocracia de que as pessoas deveriam ser pagas para agir e se comportar de maneira preestabelecida na organização. Os funcionarios de uma organização limitam-se a cumprir as suas funções, podendo ser substituídas por outro funcionario - o sistema, funciona da mesma maneira independente do funcionario que esteja no setor. E por isso a burocracia se mostra impessoal tendo uma característica de máxima eficiência na obtenção dos resultados esperados. A repetição diaria e rotineira dos processos torna a buscam pela máxima produtividade  mais facio e eficiente e  facilita a exeção de processos, por outro lado isso inibe a iniciativa propria e a aprendizagem tornando  o funcionário incapaz de   resolução de uma situação expecifica,

Teoria do dente de engrenagem e suas consequências

Pela que podemos entender da teoria de Hannah Arendt, as pessoas ou funcionários de uma repartição são comparadas a uma engrenagem ou peça de uma máquina, que pode ser substituída a qualquer momento por outra peça similar, pois o trabalho realizado por ela se resume a movimentos repetitivos, e se não tiver fazendo o trabalhar do jeito certo, é trocado por outra pessoa com as mesmas capacidades, mas porem com uma motivação que é a de exercer uma nova função. o serviço volta a ser feito perfeitamente como antes seguindo as normas e regras exigida na função. E essas normas e regras que Possibilita qualquer um exercer a função.  

Em função disto podem-se gerar consequências que seria limitação da produção que seria somente aquilo que é previsto ou descrito, não havendo margem para inovações, e aplicações de novas técnicas para fazer o trabalho. O trabalhado é impedido de criar métodos mais eficientes e mais rápido de fazer o trabalho, exatamente como um dente de engrenagem podendo ser substituída a qualquer momento, e nunca precisar mudar o sistema.

O perfil do agente publico

A gestão publica contemporânea, dar-se pelo perfil do servidor publico descentralizado das decisões, cabendo a ele utilizar sua capacidade e conhecimento para solucionar os problemas com menos burocracia e maior responsabilidade. E também se mostra com inovações e característica do setor privado, que são adaptadas para a administração publica. Com a visão de servir melhor o publico com maior eficácia e economia assim como o setor privado visa à eficiência para servir os clientes com menor custo. O gestor publica se baseia em novas tecnologias de conhecimento, analise e distribuição de informações, des-engessando e desburocratizando não totalmente, mas amenizando e melhorando o desenvolvimento do trabalho sem descuidar dos princípios éticos, moral e legal.  Ao utilizar-se das mesmas ferramentas administrativas do setor privado, que torna as tomadas de decisão futuras, mais fácil e eficiente, levando em consideração  os princípios de  econômico e escassez, dos recursos financeiros que são limitados. O gestor publico se adequa para administrar com maior eficiência, com base em conhecimento e adaptação de recursos, a fim de supri as necessidades da sociedade e do interesse coletivo.  Esse perfil é moldado por jovens agentes que são atraídos para o setor publico, devido à transparência e democracia dos concursos, que na maioria das vagas, não exige muito conhecimento ou experiência na função, além de oferecerem bons salários, a também o plano de carreira com estabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com