TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitual da teoria da administração

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

TÂNIA APARECIDA DE OLIVEIRA – 1131736

Tecnólogo, Gestão de Recursos Humanos

Conceitual das Abordagens Teóricas sobre Administração

         

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnólogo,

                                                                                            Gestão de Recursos Humanos 1º semestre

                                                                                                Centro Universitário Claretiano- 2016 Para a

Disciplina de Administração Sob a orientação

                                                                                        Do professor João Luiz de Sousa Lima

           

 

São Miguel do Guaporé/ RO

Abril/ Maio 2016

Conceitual das Abordagens Teóricas sobre Administração

Abordagem

Idéias Centrais

Principais

Pensadores

Visão da

Organização

Visão do

Homem

Visão Crítica

Teoria da Burocracia

A burocracia consiste em um sistema de normas, regras, leis e procedimentos. A burocracia foi desenvolvida a fim de buscara atender as necessidades das organizações mais antigas que ocorriam no aspecto político e militar. A burocracia constitui de teoria como a teoria da fragilidade e parcialidade da teoria clássica e da teoria das relações humanas, essas teorias eram contraditórias aos integrantes da organização. A teoria da necessidade de um modelo da organização racional, as empresas uma teoria que abordassem a estrutura organizacional da empresa. Teoria o crescente tamanho e complexibilidade das empresas, o crescimento da empresa exige que a gestão fosse mais racional. Teoria do ressurgimento da sociologia da burocracia, a proposta desta teoria seria apresentar um modelo de organização baseando se no profissionalismo.

Max Weber; sociólogo, cientista político e economista. Weber afirmava que o sistema de produção racional e capitalista não surgiu das inúmeras mudanças tecnológicas e sim abrange das mudanças religiosas após o renascimento para pensador havia tipos de sociedades e de autoridades, como a tradicional, carismática, legal, racional, ou burocrática, para Weber a burocracia define se que o padrão mais complexo e mais eficiente da administração.

A burocracia tem como objetivo colocar em ordem e organizar o trabalho das pessoas nas organizações, em uma forma estável duradoura, cada um com sua atividade.

Na burocracia as relações que sejamos estabelecidas uma organização que estabelece a administração apenas aos cargos e as funções das pessoas, o que importa e as funções que são atribuídas e não quem vai exercer o cargo, a ordem e a obediência são realizadas de forma impessoal.

Na teoria cientifica a burocracia procura buscar a máxima eficiência do trabalho, cada individuo com seu cargo especifico funções e especializadas, limite de ação competência em exercer o poder a burocracia e uma organização racional.

Teoria Estruturalista

O termo estrutura significa tudo o que a analise interna revela elementos internos de um sistema interno suas relações e disposição. Estruturalismo e um método analítico e comparativo que estudos os elementos ou fenômenos com relação  à totalidade, significa a analise interna em seus elementos. Os tipos de estruturalismo são;  estruturalismo abstrato onde as relações se consolidavam  no produto para confecção de modelos de estrutura social, que foi desenvolvida por Cevi´-Strauss. O estruturalismo concreto a estrutura e considerada própria do objetivo, onde as relações sociais se constituem em uma estrutura a ser compreendida.  Estruturalismo fenomenológico neste sentido o objetivo e buscar na estrutura uma sentida real e lógica dos fatos ocorridos. O estruturalismo dialético a analise descobre as partes no desenvolvimento gerando um episodio de sua historia.

H. Spencer, a expressão estrutura foi incluída nas ciências sociais pelo H. Spencer que utilizou como conceito de função anatômica, ou seja, estudo de uma analise minucioso e para Etezioni existem organização coercivas utilitárias, normativas.

Nos princípios de estruturalismo a sociedade moderna e industrializada de uma sociedade de uma organização. As organizações passam por um longo desenvolvimento conceituando em quatro etapas das quais são etapas da natureza em que os fatores naturais formam a base única da humanidade, etapa do trabalho, surge o trabalho e os elementos da natureza que passam a se transformar  nas formas da sociedade, etapa do capital, o capital predomina sobre a natureza e o trabalho formando fatores básicos social, etapa da organização a natureza o trabalho e o capital são submissos a organização  para alcançar seus objetivos.

O homem constrói as organizações em que vivem e por elas são construídos, as organizações norteiam praticamente em todos os contextos da vida humana abrangendo números grandes de pessoas.

O numero das organizações foram crescendo porque  havia necessidade de atender as demandas dos grupos sociais. Ao longo do tempo desenvolveu novas necessidades em função do desenvolvimento gerando diversidade de produtos.

Teoria Sistêmica

A teoria sistêmica conceitua um modelo de sistema aberto que era compreendido como um complexo de elementos em interação e em intercambio com o ambiente, essa teoria surgiu na década de 1950, após o fim da segunda guerra mundial. A teoria geral dos sistemas constitui integração dos diversos ramos da ciência, objetivo da unidade da ciência e integração da educação. A teoria sistêmica e característica essencial da teoria cientifica, teoria clássica e da teoria da burocracia, a administração por sua vez adotou os conceitos no que diz respeito a teoria sistêmica, no qual teve contribuição  nos estudos organizacionais.

A teoria sistêmica teve como pensador o alemão Ludwig van Bertalanffy, seus conceitos com relação a teoria baseava se na critica a divisão das diferentes áreas do conhecimentos e Norbert Wiener que teve grandes contribuições relacionando a teoria sistêmica em 1940 Wiener participou de projetos de desenvolvimento em mísseis e sistemas automotivas.

Na organização as principais idéias de abordagem sistêmica e o desenvolvimento da organização como sistema. Nesses meios existe uma analise sistêmica que se influencia reciprocamente, sistema técnico através de recursos e componentes como duração de atividades, procedimentos, metas tecnológica, divisão de trabalho. Sistema social e formado por manifestações dos indivíduos e de comunidades sociais, relacionamento humano, cultura, comportamento e motivação. A organização sistêmica consiste em sistemas sociotecnicos.

O principio básico da teoria sistêmica se caracteriza pelo fato da criação  do sistema conceituada por meio da observação. A teoria sistêmica prioriza a relação dos objetivos dos sistemas e conceitua uma organização a respeito da sua finalidade pelos seus recursos, investigando o ambiente que conduz as organizações a um grau eficiente do sistema organizacional.

Na teoria sistêmica  o grau de eficácia de um sistema  e preciso conhecer os objetivos e resultados alcançados. A teoria com relação  aos resultados devem estar em Constancia com o mercado , funcionários, empresários, com o governo entre outros refletindo as relações do ambiente externo e interno. Na teoria constitui se de três sistemas onde um estabelece no outro, os sistemas são;  sistema social, sistema estrutural, e sistema tecnológico.

Desenvolvimento Organizacional

A teoria de desenvolvimento organizacional atua na formação de equipes buscando nas relações grupos dentro da empresa que o trabalho seja realizado de uma forma mais eficaz. De esta forma buscar resultados com aprofundamento dos estudos sobre a motivação humana com relação à dinâmica das organizações a estrutura e o estudo do comportamento humano nas empresas.

Professor Bennis que foi o responsável a estabelecer uma relação características nas empresas. Luwin e Schen responsáveis a mudanças aplicadas a pessoas, grupos e organizações.

Desde sua fundação o ambiente das empresas constitui se de variadas formas que são divididas em cinco fases distintas. A fase pioneira e a fase inicial  da organização estabelecida no empreendedorismo e gerenciamento centralizado, a fase de expansão estabelecida pelo crescimento e expansão das empresas, a fase da regulamentação, organização de normas e procedimentos com finalidade e eficácia devido o crescimento das organizações, a fase da burocratização seguir objetivos e padrões por normas e procedimentos legais, escritos, e racionais, fase da reflexibilização, nesta fase as empresas buscam renovar, criar, gerar algo novo, para construir o seu crescimento e expansão e o momento da reflexão.

Neste contexto os funcionários são treinados para melhorar o desempenho e suas habilidades interpessoais de comunicação no comportamento social, viabilizando de que os funcionários estejam preparados a mudanças que irão ocorrer nas organizações.

Os autores de desenvolvimento organizacional estabeleceram um conceito em que a base a ser desenvolvida pelas ações dos colaboradores seria especificada com objetivo de praticar  atividades de planejadas na empresa. E neste contexto foi implantado dois sistemas nas empresas os sistema mecânico as pessoas não tem iniciativa e nem criatividade o sistema não permite a improvisação e no sistema orgânico as pessoas tem iniciativa, reduz a formalidade dando valor ao  sistema social, e as pessoas.

Teoria Contingencial

Contingência significa ato de fato possível, mas incerto, contingente e aquilo que pode, ou não, suceder ou existir, duvidoso, eventual, incerto. Contingência caracteriza o desenvolvimento da teoria dos sistemas, com vantagem e assim detectar cada uma das variáveis da empresa buscando medidas e planejamentos visando conquistar resultados eficaz e eficiente nas empresas essas variáveis são internas que são representadas pela cultura  de seus participantes, tecnologia empregada da empresa ou externa que são características ambientais seus graus de incerteza e adaptação continua.

Burs e Stalker foram responsáveis a estabelecer a distinção entre os enfoques mecaniza e organizações da

Administração, ele considerava que as empresas industriais cresceram e desenvolveram um problema que possa afetar os administradores e que esses fatos não correspondem aos empresários e administradores, mas também a sociedade.

Lawrence e Lorcsh para esses autores, o aumento da empresa se consolidava a medida que a estrutura e procedimentos internos se estabelece em diferenciação e integração que sejam adaptados ao meio ambiente sócio técnico da empresa.

A estrutura da organização e um meio para ajudar a administração alcançar seus objetivos e afetados por variáveis contingências que são estratégias adotadas pelas empresas, o tamanho da organização, a tecnologia utilizada e as incertezas ambientais. Neste contexto para Roobins, existem combinações que são mais utilizados entre estrutura e estratégia que são inovação, redução de custos, e a estrutura que melhor se adapta a cada empresa.

A teoria da contingência foi uma pesquisa feita por Chandler sobre a estratégia e estrutura informando que a estratégia e quem determinam a cultura e que as empresas devem determinar uma adequação entre as mesmas, caso ao contrario não promovera desempenho e desenvolvimento.

A teoria contingencial e estabelecido quanto ao    método   gerencial, acarretando rejeição aos princípios universais e definitivos da administração. As empresas confrontam com a incerteza e ao mesmo tempo trabalham com a incerteza  e ao mesmo tempo trabalham com a certeza, cada organização ou empresa busca promover sua própria estrutura organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com