Curso de Tecnologia de Gestão Pública do Centro de Educação a Distância
Por: Gilmar Júnior • 22/5/2017 • Trabalho acadêmico • 8.585 Palavras (35 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
DESAFIO PROFISSIONAL 4º BIMESTRE
VALPARAÍSO DE GOÍAS – GO
DESAFIO PROFISSIONAL - 4º BIMESTRE
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia de Gestão Pública do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera em Valparaíso - GO, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Gestão Urbana e Serviços Públicos; Licitações, Contratos e Convênios; Financiamentos Públicos; Políticas Públicas e Estado E Poder Local.
RESUMO
O Desafio Profissional tem por intuito desenvolver a instrução pedagógica adquirida através das disciplinas lecionadas anteriormente em experiência no âmbito corporativo. Ao longo do projeto apresentado será possível agregar a verídica vivencia em Processos Gerenciais, como se dá o Suprimento de mão de obra organizacional e como funcionam as Dinâmicas das relações interpessoais.
Além de ampliar as experiências nas disciplinas abordadas. O Desafio Profissional do 1°Bimestre oferece a prerrogativa da empresa em conhecer a opinião imparcial de nós os pesquisadores sobre os métodos que aplica. As informações adquiridas através de “visita técnica ao Hipermercado” permitam concluir e apontar soluções que poderão ser uteis ao crescimento organizacional e econômico da empresa. Essas conclusões são só obtidas através do aprofundamento técnico e pratico correlacionadas as disciplinas.
SUMÁRIO
1. Introdução..............................................................................................................04,05
2. Analisando o Papel do Administrador Público.......................................................05
3. Compreendendo as diferentes pautas do Direito à Cidade....................................05
4. Compreendendo o Estatuto da Cidade: Instrumentos De Planejamento e Participação..............................................................................................................06
5. nsiderações..........................................................................................................10
6. Referências Bibliograficas.............................................................................................................11
INTRODUÇÃO
O Desafio Profissional se passa em duas disciplinas GESTÃO URBANA E DE SERVIÇOS PÚBLICOS; LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIO. Mostrando os riscos e consequências sob a administração municipal, práticas administrativas de caráter burocrático conforme a Lei nº 8666/93, os critérios e princípios da contratação, contratação e aquisição das demandas emergenciais, compreendendo as diferentes pautas do direito à cidade, o Estatuto da cidade: Instrumentos de planejamento e da participação e processos licitatórios.
Primeiramente, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de informações sobre duas prefeituras municipais, buscando adquirir um maior conhecimento da realidade atual quanto ao relacionamento que as mesmas possuem junto à sua população (transparência) e a forma como são geridos os recursos públicos em ambas.
Diante de todo o levantamento feito, ampliando nossa visão com a realidade de cada uma dessas prefeituras, haja vista a existência das dificuldades, omissões e capacidade técnica encontrada, pesquisamos formas possíveis de serem utilizadas para que a gestão, em termos gerais, como a transparência de todo o trabalho realizado por estas prefeituras, tivesse um crescimento mais favorável e aceito pela sua população, trazendo maior satisfação na aprovação do governo e na vida de cada cidadão daquelas cidades.
Existem dificuldades relacionadas com a ação direta do cidadão na condução de algum tipo de serviço público, que exige conhecimentos técnicos elementares para sua fiscalização. Segundo Gondim (1988), o cidadão, em geral, não está sensibilizado para o entendimento das consequências de sua participação, questionando a validade de suas ações sobre os resultados do plano como um todo. Há dificuldade para mobilizar a sociedade para iniciativas com benefícios difusos, como o controle da poluição, a gestão de resíduos domésticos sólidos e o controle do uso do solo urbano.
A busca por um desenvolvimento mais justo e sustentável, considerando-se as várias dimensões, é favorecida com a participação social ou comunitária. Acredita-se que, a despeito das dificuldades inerentes à implementação de processos de planejamento participativos, seus resultados são inegáveis. A participação, como um instrumento ou recurso da gestão municipal, tende a garantir o comprometimento das pessoas/instituições com as decisões estratégicas e o desenvolvimento das comunidades. Tal aspecto gera ações mais alinhadas com as necessidades e expectativas existentes no curto, médio e longo prazos; além de promover maior conscientização sobre os problemas, bem como e democratização das informações, em nível local. Este trabalho, buscou paralelamente estimular a reflexão e o debate sobre os fatores (ou categorias de análise), que efetivamente podem auxiliar a formulação de políticas públicas, a partir de processos de gestão participativos. Contribuindo, assim, para a sustentabilidade e o desenvolvimento local.
Por fim, trazemos uma reflexão sobre qual a real função do Estado quanto às mudanças na sociedade, com vistas a trazer maior transparência no uso de recursos públicos. A seguir, abordaremos os itens necessários quanto à pesquisa nas referidas prefeituras, as ideias a serem implementadas e a conclusão do entendimento deste trabalho.
Diante das pesquisas de campo elaboramos um pequeno projeto voltado para o melhoramento da receita e preservação do meio ambiente pela reciclagem de materiais.
Cidade ocidental produz 80 toneladas de lixo por dia e mal consegue processar 30 toneladas de lixo por dia sendo que a maior parte vai para o aterro sanitário sem qualquer tratamento poluindo ao meio ambiente. O gasto mensal da prefeitura com a coleta de lixo é de 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais por mês) sendo que usando a reciclagem, poderia receber lixo e entulho até de outras unidades da federação, trazendo receita positiva ao município.
...