DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO: O Restaurante LEVE
Por: Daniela Melo • 16/9/2018 • Trabalho acadêmico • 9.102 Palavras (37 Páginas) • 198 Visualizações
DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO
O Restaurante LEVE está inserido no Bairro de Cerqueira Cesar, nas proximidades da Avenida Paulista, na cidade de São Paulo – SP, um Bairro tradicional e elegante da grande SP, sendo considerado um dos pontos mais importantes da cidade. Trata-se um imóvel de 2 andares, com 240m² que, inicialmente, iremos locar apenas a parte inferior com 120m² e, havendo necessidade de expandir o negócio, não será necessário buscar um novo imóvel.
Possui como visão “Ser reconhecido na cidade de SP como o principal facilitador da rotina alimentar dos paulistanos nos próximos 5 anos”, tendo como missão “Prezar por uma vida saudável mesmo dentro das limitações de tempo do dia a dia, servindo comida fresca, preparada com alimentos naturais, evitando conservantes e aditivos, sempre de forma rápida, prática e a um preço justo”.
O Leve possui 40 lugares, distribuídos em uma mesa compartilhada, que comporta até 20 pessoas e mais cinco mesas com 4 lugares, que será suficiente para a demanda do restaurante, haja visto que objetivo principal é fornecer alimentos prontos e embalados para o consumo em outro ambiente, como no trabalho, escola ou universidade. O serviço proposto pelo restaurante será rápido e prático, pois os alimentos são prontos para o consumo, o que torna o processo simples, sendo assim, basta escolher e realizar o pagamento. Para agregar mais valor à praticidade, o Leve irá trabalhar com embalagens de alta qualidade, que será um dos principais diferenciais.
O restaurante é baseado para atender a demanda do estilo de vida atual da população, devido a correria das grandes cidades, é cada vez mais comum que as pessoas realizem suas principais refeições em restaurantes, priorizando a oferta de alimentação saudável, prática e de qualidade, no momento da escolha. (Colocar FONTE). A proposta do Restaurante Leve é o diferencial no atendimento, como foco no paladar do cliente, fazendo uso das tecnologias já existentes para superar a expectativa dos clientes. Ou seja, é a mesclagem do estilo de restaurantes tradicionais com o toque contemporâneo, pois a arquitetura do local foi criada para se tornar um ambiente descolado, além do que, será oferecido também o serviço de delivery, já conhecido pela população. (Colocar FONTE)
Pode-se considerar, como principal benefício da compra dos produtos e serviços do restaurante, a proposta de reeducação alimentar, com refeições saudáveis, combinadas à praticidade “on the go” e um cardápio rotativo. Para que seja oferecido esse benefício, com excelência comercial, foi necessário realizar pesquisas sobre o consumidor da região escolhida, descobrindo qual a maior demanda alimentícia real para o público em potencial durante a rotina de trabalho.
De acordo com (Colocar FONTE) o dia a dia atarefado das pessoas, não permite que elas tenham uma refeição adequada, composta por todos os nutrientes necessários ao corpo humano, com isso, acabam comendo alimentos de alto teor calórico e gordura, além de não sentir o gosto do alimento, comendo rapidamente, principalmente por serem consumidos com frequência na rotina alimentícia.
Diante deste cenário, a proposta é planejar um ambiente totalmente diferenciado, incluindo refeições práticas, prontas, sem a necessidade de espera, mas que, ao mesmo tempo, possuam alto teor nutritivo, sem conservantes e adições de açúcares, sem perder o sabor. Com a ideia de oferecer uma alimentação rápida, os consumidores comprariam um produto que já vem com uma embalagem prática e fácil de consumir, então não precisam se preocupar em sujar as mãos ou arrumar pratos, pois conseguiriam comer na própria embalagem.
A proposta de produto do restaurante não é apenas de oferecer uma coisa específica, como, por exemplo, prato gostoso, mas sim, oferecer um combo de tudo o que um cliente precisa ter em um estabelecimento: comida fresca, saudável, gostosa, nutritiva, a um preço adequado e justo, além de um atendimento de excelência, personalizado para os clientes e com boa vontade. Entende-se, ao longo do trabalho e pelas pesquisas realizadas, que, na região escolhida, apesar de terem muitas opções de refeições, não existe um estabelecimento completo, com toda essa estrutura, logo o objetivo é atingir o “centro nervoso” da cidade, colocando o negócio próximo ao público-alvo que pretende-se atingir: executivos com pouco tempo para refeição mas que optam por alimentos saudáveis e práticos (desejo), tendo como alvo a faixa etária de 20 à 50 anos, pertencentes das classes A e B.
Detalhando sobre a arquitetura do restaurante, para que o objetivo de se criar um local descontraído, a entrada do restaurante será confeccionada em vidro a fim de gerar uma iluminação natural, com a idéia de “liberdade” e, também, atrair os clientes que terão visão total da parte interna. Do lado de fora haverá um jardim com plantas naturais, remetendo à idéia de natureza. Já na área interna, a cozinha será toda em vidro para que os clientes possam acompanhar todo o processo de preparação dos alimentos, comprovando assim a proposta de fornecer alimentos frescos, preparados e embalados diariamente na própria cozinha. Para os clientes que desejarem fazer as suas refeições, para quem desejar realizar as refeições no restaurante, o local contará com 40 lugares, divididos em uma mesa de 20 lugares para uso compartilhado e cinco mesas com capacidade de 4 lugares.
Sobre a proposta de valor da empresa, o processo será estruturado de maneira que em conjunto, seja criado o valor da organização. De acordo com (Colocar PORTER), a cadeia de valor é composta por atividades primárias e de apoio. As atividades primárias são responsáveis pela execução das atividades do core business, ou seja, pela criação e entrega do produto ou serviço e, as de apoio, são responsáveis por garantir que as atividades primárias sejam executadas.
Exemplos de atividades primárias:
- Logística de recebimento;
- Operações;
- Logística de distribuição;
- Marketing e vendas;
- Assistência técnica.
Exemplos de atividades de suporte:
- Suprimentos;
- Desenvolvimento tecnológico;
- Gerenciamento de recursos humanos;
- Infraestrutura da empresa.
Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), o conceito de cadeia de valor descreve as novas estruturas e processos com os quais as organizações procuram se preparar estrategicamente. Estes autores destacam ainda que a cadeia de valor é um modelo que descreve como um produto se movimenta desde a etapa da matéria-prima até o consumidor final, sendo que o objetivo é adicionar o máximo de valor aos elos da cadeia de maneira menos dispendiosa possível. Já para Simchi (2003) o valor ao cliente é o indicador da contribuição de uma empresa ao seu cliente, através da oferta de seus produtos e serviços a estes. Ele destaca que o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos é fundamental para que uma empresa supra as necessidades dos clientes e ofereça a estes um valor agregado.
...