DESCRIÇÃO DOS ELEMENTOS DE UMA RESENHA CRÍTICA
Por: andresiul • 20/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.040 Palavras (9 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
ELEMENTOS DA RESENHA CRÍTICA
DESCRIÇÃO DOS ELEMENTOS DE UMA RESENHA CRÍTICA
Estudante: André Luís Martins |
Curso: Licenciatura em Educação Física |
Data: 23/09/2020 |
Disciplina: Educação Física e Praticas Corporais |
Tutor: Robson De Souza Lobato |
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
APOSTILA. Educação Física e Práticas Corporais. Módulo IV. A relação do corpo com a sociedade: os padrões de corpo no mundo atual; - Curso de Licenciatura em Educação Física à Distância; UNB/UAB; 2014.
APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA
O texto busca mostrar A RELAÇÃO DO CORPO COM A SOCIEDADE: OS PADRÕES DE CORPO NO MUNDO ATUAL, como a mídia influencia a sociedade os preconceitos com algumas formas de corpos
BREVE SÍNTESE DA OBRA
O texto mostra o confronto da sociedade verso o padrão do corpo perfeito rotulado pela sociedade capitalista, pois atualmente o corpo é visto pela sociedade moderna atual como uma mercadoria um produto de estética, corpo sarado, magro e grácil se tornou uma efígie, um padrão de corpo perfeito vendido pela mídia de televisão e revistas para uma sociedade capitalista. Esse novo modelo de corpo esta associado a um capricho da população em manter o corpo perfeito para se tornar um padrão de beleza, imposto pela sociedade, manter-se magro em primeiro lugar sem se importar no que terá que fazer ,nem quanto custara, a saúde em segundo plano. Dietas restritivas, uso de fármacos para controlar o apetite cirurgias plásticas e produtos de beleza são as principais buscas para manter esse padrão de “Corpo Perfeito”.
O corpo perfeito gera um sistema econômico através de homens e mulheres com corpos admiráveis que aparecem nos comercias vendendo algum produto, a exibição destes corpos fazem que cada vez mais as pessoas procurem algum método para emagrecer, assim mantem o capitalismo da indústria do corpo perfeito, mantendo pessoas como reféns para entrar nos padrões imposto por uma sociedade não democrática .
Também vimos a transformação que o corpo teve Na antiguidade, bem no começo dos tempos o corpo era a única ferramenta de luta e sobrevivência que tínhamos. somente através da fala (do ato de se comunicar) que o ser humano realmente se desenvolveu e se organizou em sociedade a partir dai começou a usar seu corpo para o trabalho para o trabalho, as mulheres ficavam por conta do plantio e cuidando dos filhos. Na idade media a sociedade segue a igreja, o corpo era sagrado era bem reservado. Já nos dias de hoje o corpo se tornou mercadoria de venda e exposição.
4 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A OBRA E IMPLICAÇÕES
De um modo em geral apesar da mídia de televisão e revistas ser os principais responsáveis pela propagação do conceito de corpo perfeito existe uma parte da sociedade que se beneficia com todo esse marketing muitas pessoas procuram educador físico e personais e academias para uma pratica saudável de exercícios físicos para ter um corpo perfeito com foco na saúde por orientação medica tendo a necessidade de ter esse corpo por conta de alguma doença como hipertensão e diabetes, e ate mesmo na forma preventiva pois alguns tem fator genético para tais doenças. As vezes a mídia ate exagera para manter esse capitalismo que envolvem muitas praticas de venda de mercadorias e promessas que podem ate ser falsas mais por outo lado ela também orienta a não fazer nada sem orientação de um profissional capacitado.
A própria sociedade impôs esse padrão de corpo perfeito a fim de excluir os gordinhos ou aqueles que não se enquadram no padrão perfeito porem com o passar do tempo esse tipo de preconceito vem se extinguindo cada dia que passa as pessoas estão se tornando mais conscientes e muitos pre conceitos estão sendo deixados para trás com informações saudáveis vamos vencer esse tabu.
5 EXEMPLO DE RESENHA CRÍTICA:
KOLYNIAK FILHO, Carol. Educação Física: uma (nova) introdução / Carol Kolyniak Filho – 2. Ed. Revista. – São Paulo : EDUC, 2008.
Resenha
Autor
Carol Kolyniak Filho é graduado em Educação Física e Técnicas Desportivas pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (1978), possui mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Membro de corpo editorial do Discorpo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Metodologia de ensino, Desenvolvimento e aprendizagem, Conceitos sobre o corpo e a motricidade, Concepções naturalistas e Mudanças conceituais.
Introdução
O autor busca relacionar algumas definições de "educação" e de "físico", analisando e conceituando-os, e promove que para chegar a uma resposta deve-se analisar uma concepção de mundo, de homem e de sociedade, ou seja, tudo depende do contexto em que tudo se insere.
Nessa discussão, Kolyniak Filho (2008) relaciona três definições do significado de educação física, de acordo com o contexto e intenção para qual ela é utilizada, definindo-a como: Conjunto de práticas sistematizadas, em contextos institucionais ou informalmente, visando desenvolver as propriedades motoras do organismo humano; Componente curricular de processos educacionais formais; Área de conhecimento, que estuda determinados fenômenos através de métodos científicos e sistematiza o conhecimento produzido, podendo constituir teorias. E todos esses significados se constituíram a partir de práticas sociais concretas de acordo com o cenário político-social de cada época. Podendo ela, então, ser compreendida como um "agente" no processo de transformação da sociedade.
...