Definição de administração e o ato de administrar
Seminário: Definição de administração e o ato de administrar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fmme • 3/10/2013 • Seminário • 871 Palavras (4 Páginas) • 1.060 Visualizações
Definição de administração e o ato de administrar
O significado de administrar é atingir os objetivos com os recursos existentes por meio de tomada de decisões que influenciam toda uma organização.
Segundo Stoner (1999): "A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos."
Chiavenato (2000) parece concordar com o conceito de Stoner quando diz que a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. Chiavenato (2000) ainda complementa o conceito de Administração dizendo que “[...] a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz”.
O construto administração sofreu evoluções em seus conceitos a cada avanço politico, tecnológico, industrial e dos processos no decorrer da historia e sem duvida ela foi protagonista de grandes mudanças no mundo. durante o século XX, entre elas o estouro do desenvolvimento econômico e tecnológico, até porque a tecnologia e as ferramentas são úteis, mas sem uma boa administração elas não se transformaram em bons resultados,por esse motivo pensamentos e conceitos que trouxeram grandes benefícios e mudanças significativas na gestão se encaixam nas escola funcionais como a escola clássica ,escola neoclássica, escola comportamental e o pensamento sistêmico
Principais escolas
Escola clássica
Foi sistematizada na transição para o século XX onde possui como principais ideias
• De acordo com Taylor que defende a seguinte ideia:A eficiência dos processos, focado no combate ao desperdício e racionalização dos trabalhos.
• Padronização do processo produtivo.(Henry Ford, plt755,pág. 09).
• Diretrizes sobre comoadministrar, hierarquia e no ato dos funcionários (hoje colaboradores) assumirem seus respectivos papéis (Fayol, PLT 755,pág 09).
• Organização burocrática (Max Weber,PLT 755,pág. 09).
Exemplo pratico: produzir mais com menor custo utilizando as ferramentas como padronização do processo , criando processos burocráticos bem organizados onde não haja pendencias , definir a hierarquia como uma regra e como toda regra se infligida ocasionara uma punição adequada para poder se manter a ordem dentro de uma organização
Escola neoclássica
Ela deriva da escola clássica e é caracterizada pela organização das entidades em busca não só da eficiência como também da eficácia, pois foi criada numa época onde a concorrência começou a dar as caras e não bastava só produzir e sim produzir com qualidade.
• O planejamento estratégico e a avaliação da organização como um todo, onde as empresas passaram a se dedicar a mercados específicos aos seus produtos se tornando entidades de negócios (Pont e Sloan).
Exemplo pratico: se adequar as exigências do mercado e com uso das inovações seja do seu próprio produto ou de um simples processo de produção , aonde vai te levar a uma eficácia para se destacar da concorrência
Escola comportamental
Essa escola é provavelmente a mais antiga foi criada ainda pelos filósofos na Grécia que tentaram praticar o entendimento humano colocando os interesses pessoais em primeiro lugar, a seguir as áreas de atuação e suaspeculiaridades do conhecimento comportamental.
Características e diferenças pessoais: classificação de características de seres singulares, mas se classificam pela similaridade nos seus traçoscomportamentais.
• Motivação:
...