Desafio Gravadora
Por: Gisele Britto • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.811 Palavras (8 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
1º SEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
E
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
GISELE BRITTO RA2856717868
JULIANA GUIMARÃES DE ALMEIDA RA1709921043
PRISCILA MOREIRA DE OLIVEIRA RA84910472
TUTOR PRESENCIAL LEANDRO NOSCHANG
PROFESSOR EAD ME. HELEN ROSE A DA S PEDROSO (CO)
PROFESSOR EAD ME. MÔNICA SATOLANI (TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO)
PORTO ALEGRE 16/04/2015[pic 2]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 03
- MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES 04
- MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS
DOS OPONENTES SEGUNDO MODELO DE JUNG 05
- ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO 06
- CULTURA E CLIMA DA GRAVADORA 07
- FEEDBACK 08
- RELATÓRIO FINAL 09
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
[pic 3][pic 4]
- Introdução
Devido ao cenário atual onde cada vez mais se exigem várias competências e habilidades ao bom negociador visando sempre a relação ganha-ganha que vimos durante o desenvolver da disciplina de Técnicas de Negociação utilizando sempre dos métodos e estudos do Comportamento Organizacional. Percebendo assim como as duas interrelacionam-se.
O Gerente – Líder deve ter uma visão sistêmica e estar sempre aberto a mudanças, relacionadas tanto ao ambiente interno, quanto externo de uma organização.
Utilizando de ferramentas elementares como a excelência na comunicação e teorias cientificas que nos levam a conquistas de objetivos e atingimentos de metas.
Podemos verificar nesse desafio Profissional, proposto, tivemos a oportunidade de aplicar todas as teorias estudadas até o presente momento.
2. Mapeamento do Perfil dos Oponentes
2.1 ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES
Líder: Carlos Henrique, formado em Administração. Firme, que só será convencido por argumentos fortes e respaldados em um contexto real. Já que a maioria dos moradores são da terceira idade e presam por um ambiente seguro e calmo onde a ordem e a tranquilidade estão em primeiro lugar. Seu objetivo é impedir a construção da gravadora, ele alega que os moradores acreditam que a gravadora causará a perturbação da ordem pública, seus argumentos são o barulho, segurança e trânsito do bairro. Julgam que o bairro não necessita de uma gravadora que segundo a opinião de todos não traria benefício algum.
2.2 A GRAVADORA
Líder; Sr. Jorge Andrade, visionário estrategista de negócio, trabalhará por uma negociação Ganha/Ganha onde todos possam ter suas necessidades atendidas a gravadora atinja seu objetivo; instalar-se no bairro. Acredita que o progresso é inevitável a todos e desta forma embasa seus argumentos de negociação. Estimulando a negociação com foco nos objetivos da empresa porém corroborando ser para o bem estar em prol de todos que ali estão envolvidos.
3. Mapeamento das Habilidades Essenciais dos Negociadores Segundo Modelo de Jung
3.1 Associação dos Moradores
Segundo o modelo de Jung os moradores do bairro adotam um modelo restritivo, onde pensam somente em seus interesses tornando a negociação uma via de mão única. Não estão levando em consideração as melhorias que a futura gravadora pode trazer ao bairro.
Em defesa de seus interesses eles se apoiam em questões fundamentais sem embasamento, pois as melhorias que a gravadora pode trazer se comparadas aos pontos negativos que os moradores apresentam, se tornam benefícios em prol de todos.
3.2 Gravadora
Visa colabora com os interesses da outra parte, tornando possível a negociação de maneira a chegarem a um consenso. Adotando o modelo Confrontador segundo Jung. Buscando solucionar o problema sem trazer prejuízos a ninguém apesar de ter um ponto contrário ao da associação quer sugerir melhorias e bem feitorias visando o progresso do bairro e a instalação da gravadora .
4. Análise da Situação e Planejamento
Negociador: Sr. Jorge Andrade
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e se instalar no bairro.
Estratégias: Apresentar propostas de melhorias para o bairro que traga bem estar e lazer aos moradores, diferente do que alega a Associação dos moradores. Analisando as respostas obtidas na primeira reunião para elaborar um planejamento para a reunião final.
Argumentos da associação para a não instalação da Gravadora e soluções por ela apresentada:
Barulho : A gravadora entende a preocupação dos moradores com a questão do barulho, por isso, vai manter as mesmas características da matriz, contrataremos uma empresa de engenharia que opera em um Sistema de Gestão da Qualidade conforme os requisitos da ISO 9001, utilizando materiais de última geração impedindo assim, a propagação de som para o ambiente externo, garantindo a tranquilidade a qual os moradores já estão acostumados, portanto não haverá nenhum tipo de incomodo para eles, inclusive o Sr. Carlos Henrique e mais dois moradores foram convidados a visitar a matriz para a confirmação da real situação.
Segurança: Em relação a segurança dos moradores, gostaria antes de mais nada, lembrar que pelo fato do bairro ser de classe média, e também por não possuir uma infraestrutura apropriada como: luz, calçamento, sinalização e ligação de ruas as vias principais de acesso à rodovia, os moradores já se encontram vulneráveis a ataques de marginais, assaltos entre outros.
A gravadora além de ser uma empresa conceituada no país e possuir profissionais qualificados, se preocupa e muito com a segurança de seus clientes e funcionários, por isso será exigente também no policiamento solicitado junto aos órgãos competentes do município. Pensando nisso manteremos o padrão de segurança, já utilizado em nossa sede, o que beneficiará também os moradores, pois traremos melhorias de infraestrutura e segurança garantindo assim os direitos da organização e também do ambiente social ao qual ela está inserida.
...