Desafio profissional Gestão de Negócios
Por: Quel1903silva • 20/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.598 Palavras (11 Páginas) • 377 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPOSTO MERCADOLÓGICO, ESTRATÉGIA ECONÔMICA EMPRESARIAL, SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL, GESTÃO DE SERVIÇOS E VAREJO, NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS, SEMINARIO DE PROJETO INTEGRADO III.
Juliana de Godoy Alves - RA 3132934458 - Tecnologia de Gestão Comercial
Raquel Siqueira Silva - RA 3021749052 - Tecnologia de Gestão Comercial
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
“Gestão e negócios: O Cliente tem sempre razão? ”
Tutor à Distância: Ana Claudia Tsukamoto
Tutor de Sala: José Sidney Santos Nunes
Itatiba
2019
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
PASSO 1: COMPOSTO MERCADOLOGICO 4
PASSO 2: ESTRATÉGIA ECONÔMICA E EMPRESARIAL. 5
PASSO 3: GESTÃO DE SERVIÇOS E VAREJO. 6
PASSO 4: NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS 7
PASSO 5: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL. 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS: 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 10
INTRODUÇÃO
Esta Produção Textual Interdisciplinar baseia-se em fatos que atualmente tem envolvido o mundo empresarial. Conforme as teorias das matérias Composto Mercadológico, Estratégia Econômica Empresarial, Sistema de Informação Gerencial, Gestão de Serviços e Varejo, Negociação e Gestão de Conflitos, Seminário de Projeto Integrado III. Desenvolvemos este, fazendo uma relação entre teoria e pratica, no qual a empresa em pesquisa é a LOJA EXCLUSIVA, seus principais produtos são artigos esportivos em todas as suas variações, trate-se de uma loja física que possui uma conta em uma rede social para impulsionar sua divulgação.
A loja Exclusiva, está situada em um bairro nobre da capital paulista, revende roupas esportivas femininas e masculinas. Atualmente, não basta que as organizações satisfaçam as necessidades e desejos dos seus clientes, pois a concorrência pode oferecer um produto similar com um preço mais competitivo ou pode buscar diferencial no produto fazendo com o que os clientes optem por consumir um produto concorrente.
O marketing de relacionamento é uma ferramenta de extrema importância para que as empresas possam conhecer cada vez mais seus clientes com o intuito de fidelizá-los.
A partir da perspectiva do cliente, uma compra é o início de um relacionamento. Assim, se uma organização deseja contar com oportunidades continuadas de negócios com o mesmo cliente no futuro, a interação continuada pós-venda é uma parte muito importante do pós-marketing, e é tão necessária quanto a venda. O marketing deve mudar a mentalidade de “efetuar uma venda” para a de “iniciar um relacionamento” de “fechar um negócio” para “fidelizar o cliente”.
COMPOSTO MERCADOLOGICO
Considerar as motivações do consumidor e entender o que está por traz das opções de compras e requisito essencial para o bom desempenho do negócio, habilidade essa que uma colaboradora da loja Exclusiva desenvolveu ao longo de sua vivencia no mercado.
Ao atender uma cliente, fiel e assídua, sabe ouvir atentamente quais são suas necessidades e por já conhecer seus gostos e preferencias particulares, consegue um bom desempenho na finalização da venda, ajudando-a a satisfazer seus desejos e atingindo suas expectativas.
Sabemos que aquele profissional tradicional que buscava cumprir suas metas e se mostrava pouco informado sobre o mercado, ficou para traz, hoje se fax necessário adotar uma postura de consultor agindo com clareza, presteza e confiança.
Porem em uma outra situação a mesma cliente voltou a Loja Exclusiva, se envolveu uma situação delicada, onde alguns dos membros da sua equipe, por falta de preparo em gerenciamento de conflitos, agiu de forma que falha gerando descontentamento e constrangimento da mesma, o que a fez sentir lesada.
Todos sabemos que o empreendedor deve proporcionar a melhor experiência possível a seus clientes, fazendo com que dessa forma, eles continuem comprando e recomendem seus negócios. Mas a verdade é que clientes insatisfeitos tem um poder ainda maior, e podem criar uma má reputação afastando os atuais e afugentando clientes em potencial.
Com as redes sociais e os sites de reclamação, percebemos que o consumidor ganhou uma força extra para ter seus pedidos atendidos, o que faz toda a diferença nessa situação.
Essa força faz com que empresas verdadeiramente idôneas, de qualidade procurem aprimorar cada vez mais seus processos e efetue melhorias continuas tentando minimizar esses conflitos.
Para tratar as reclamações decorrentes de eventuais falhas e erros cometidos, o melhor é nunca se esconder atrás de desculpas e explicações muitas complexas. É de extrema importância que a marca se posicione assumido sua responsabilidade e se mostre verdadeiramente interessada em resolver a situação e minimizar o transtorno causado.
Saber admitir um erro e mostrar de forma ética, o quantos as pessoas por traz são comprometidas, e estão verdadeiramente tristes com o ocorrido, fara com que os clientes outrora insatisfeitos deem uma nova oportunidade e voltem a se relacionar com a marca. Por outro lado, a demora em tentar resolver poderá ocasionar uma grande dificuldade para reverter esse cenário.
O importante é identificar os fatores geradores da situação e tomar ações imediatas para soluciona-las, efetuando ajustes e mudanças nos processos, buscando então qualidade e excelência na organização.
...