Desafio profissional de gestão de desempenho
Por: Alana Rodrigues • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.527 Palavras (15 Páginas) • 400 Visualizações
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Polo: Ananindeua
Alana Santos Rodrigues – RA: 374643
Laila Amanda do Carmo Moreira – RA: 370874
Licimeire Meireles Nunes – RA: 357950
Samara Amaral – RA: 368007
Gestão de Desempenho
Assunto: Proposta de Modelo de Avaliação por Competências
Professor- EAD: Mônica Satolani
ANANINDEUA/PARÁ
2013
Alana Santos Rodrigues- RA: 374643
Gestão de Desempenho
Assunto: Proposta de Modelo de Avaliação por Competências
Professor- EAD: Mônica Satolani
.[pic 2]
INTRODUÇÃO
A GESTÃO DO DESEMPENHO: É uma ferramenta de gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
Segundo Chiavenato, a Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e do seu potencial de desenvolvimento. A avaliação de desempenho é ferramenta chave para que a empresa consiga enxergar quais são os profissionais que merecem investimentos nas carreiras. É também uma oportunidade de rever posicionamentos, metas e políticas internas da organização, com foco no lucro, desenvolvimento e bem estar organizacional. O critério da avaliação deve ser elaborado de acordo com a Missão, Visão e Valores da empresa, para não haver fracasso ou má interpretação do processo.
A Avaliação de Desempenho é muito importante tanto para o funcionário, quanto para a empresa. Pois possibilita ao funcionário saber se o seu superior está satisfeito ou não com o seu desenvolvimento, souber se está atingindo ou não às expectativas da empresa, etc. Quanto para a empresa, a Avaliação de Desempenho é o momento oportuno para analisar o funcionário e ajustar as falhas, oferecendo a oportunidade de o funcionário aperfeiçoar o seu trabalho. A avaliação de desempenho tem por finalidade melhorar a desempenho dos funcionários e também o desempenho organizacional, pois é através das pessoas que se consegue atingirem os resultados almejados. Considera-se essencial que o próprio funcionário se auto avalie, pois a auto avaliação gera a capacidade de analisar as competências e habilidades que o cargo requer. Essa auto avaliação resulta em um desempenho eficaz.
HISTORICO DA EMPRESA
EMPRESA: Instituto de Terras do Pará.
LOCALIZAÇÃO: R. Farias de Brito n°56. BAIRRO: São Braz.
CIDADE: Belém ESTADO: Pará
CEP: 66090-270 CNPJ: 05089495/0001-90
PORTE: Autarquia
SEGMENTO: Coordenação da estrutura fundiária do Estado do Pará.
QUANTIDADE DE FUNCIONARIOS: 275
O Instituto de Terras do Estado do Pará - ITERPA foi criado em 08 de outubro de 1975, através da Lei nº 4.584, como uma autarquia estadual responsável pela execução da política agrária do Pará e extinguiu a Divisão de Terras e Secretaria de Agricultura, estrutura vigente à época, além de simbolizar um importante marco institucional na história da gestão pública estadual do território paraense. A criação do ITERPA ocorreu dentro de um contexto de forte intervenção federal no Pará, marcada pelos efeitos do Decreto Lei 1.164/71, que instituía a federalização de mais de 70% das terras do patrimônio do Estado, além da presença de órgãos diretamente subordinados à Secretaria do Conselho de Segurança Nacional que objetivavam principalmente a distribuição das terras públicas da Amazônia através de órgãos cujas atividades eram intocáveis pelo esquema civil: INCRA, GETAT (Grupo Executivo de Terras do Araguaia-Tocantins) e GEBAM (Grupo Executivo do Baixo Amazonas).
Sua MISSÃO “Colaborar no ordenamento territorial e administrar o patrimônio fundiário estadual com vistas à promoção do desenvolvimento socioeconômico, garantindo o acesso a terra, prioritariamente, à agricultura familiar”. Por sua missão, é possível perceber que a tarefa da Instituição vai além da mera administração do patrimônio fundiário do Estado.
Seus VALORES através de uma política de regularização fundiária busca diminuir a violência rural, em assegurar o direito de propriedade aos diferentes segmentos sociais, em diminuir o desmatamento e em garantir a sustentabilidade ambiental.
...