Escola das Relações Humanas
Por: CYRORICARDO • 27/4/2016 • Trabalho acadêmico • 613 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Escola das Relações Humanas
1 Introdução
A Teoria das Relações Humanas, ganha força após a crise de 1929, durante a grande depressão nos EUA, originada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque. Suas ideias trouxeram uma nova perspectiva para as empresas em recuperação, começou a tratar o ser humano de forma mais complexa.
2 Principais características
Necessidade de humanizar e democratizar a administração, abandonar o conceito mecanizado da Teoria Clássica e se adaptar ao novo padrão de vida americano.
Desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia e sociologia.
As conclusões da experiência e Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, coordenada por Elton Mayo.
3 Chester Barnard
Chester identifica que o ser humano possui necessidades psicológicas complexas, e não fica restrito aos estímulos que a Teoria das Relações Humanas descreviam ate o momento. Chester desloca seus estudos dos grupos formais para os informais segundo ele eram necessários valores e uma ética para que gerassem um comprometimento do individuo para com a organização.
3.1 Kurt Lewin
A teoria de Lewin conclui que cada individuo, pessoa, tem padrões de comportamentos oriundos da relação do individuo com o meio em que ele esta inserido, pois ao longo da vida cada pessoa se relaciona com o meio de forma particular pois interpreta o meio com uma dinâmica interna própria.
Concluindo o comportamento e resultado todos fatos e eventos, que por sua vez criam um campo dinâmico, que corresponde a relação do individuo com o ambiente em que esta inserido.
3.2 Roethlisberger e Dickson
Eles realizaram uma pesquisa ao acompanhar um pequeno grupo de funcionários que trabalhavam em uma sala de maquinas PABX.
Concluíram que em grupos pequenos lideres se desenvolvem naturalmente, eles eram indiferentes aos incentivos financeiros da empresa, esse grupo valoriza mais a ética e os valores entre eles do que os incentivos financeiros.
Fizeram inter-relação do aspecto técnico ao humano, assim eles concluíram que as pessoas não são motivadas pela logica, e sim por valores sociais que tornam-se muito mais importantes para o ambiente organizacional.
3.3 Elton Mayo
O cientista social, australiano, Elton Mayo e considerado o fundador do movimento das relações humanas, que fez oposição ao trabalho de Taylor. Foi professor e diretor da Escola de Administração de empresas de Harvard, e conduziu sua pesquisa na Western Eletric Company em Hawthorne Chicago, entre 1927 e 1932.
4 Experiência de Hawthorne
A experiência foi conduzida por Mayo na Western Eletric Company, entre 1927 e 1937. No inicio seu objetivo era analisar o relacionamento entre luminosidade da área de trabalho e a produtividade dos operários.
Com os primeiros resultados a pesquisa outros elementos foram analisados como fadiga, os acidentes de
...