Estrategia Financeira
Por: Lidiaalmeida23 • 14/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.440 Palavras (6 Páginas) • 124 Visualizações
Estratégia Financeira
Nesta etapa, iremos examinar as ferramentas financeiras usadas pelos varejistas para medir e avaliar seus desempenhos, pois os grandes varejistas racionais podem obter informações sobre as vendas de cada item em cada loja de forma instantânea, por meio de sofisticadas redes de comunicações de dados vinculados aos terminais de ponto de compra.
Os varejistas usam essas informações para avaliar o seu desempenho em relação aos seus objetivos. Se um varejista estiver atingindo seus objetivos, não são necessárias mudanças, porem se na avaliação indicar que os seus objetivos não estão sendo cumpridos, o varejista precisa fazer uma nova analise de seus planos e programas. Por exemplo, se após rever o seu relatório financeiro da contabilidade o varejista chegar à conclusão que o seu retorno não esta sendo suficiente pelo tempo e dinheiro investido na loja, ele pode pensar em mudar sua estratégia atraindo outro segmento de mercado ou baixando os preços.
Especificamente, os varejistas têm dois caminhos disponíveis para atingirem um alto nível de desempenho: o caminho do lucro e o caminho da rotatividade. Entretanto, diferentes varejistas seguem diferentes estratégias, o que resulta em diferentes tipos de desempenhos financeiros. Os dois caminhos são combinados no modelo de lucro estratégico para mostrar que os varejistas que usam estratégias e características de desempenho financeiro muito diferente podem obter êxito, e uma forma de definir o sucesso financeiro é fornecer um bom retorno de investimentos aos proprietários da empresa.
O administrador varejista precisa estar atento as demonstrações de resultado que se refere ao desempenho financeiro de uma empresa durante um período, venda liquida, que são o numero total de reais que ele recebe depois que todos os reembolsos de mercadorias devolvidas são pagos aos clientes, a margem bruta, também conhecida como lucro bruto, que é uma medida importante no varejo, pois da uma media de quanto de lucro esta sendo realizado com as vendas de mercadorias sem considerar as despesas associadas à operação da loja, as despesas, que são custos que incorrem no curso normal de um negocio para gerar receitas, outra categoria de despesas principal, a dos juros, é o custo de financiamento de todo o estoque para compra de uma nova localização de loja, o lucro liquido, que é uma medida do desempenho geral de uma empresa e calcula-se do seguinte modo: lucro liquido = margem bruta – despesas, contas a receber, que são quantias devidas ao varejista originadas pela venda de mercadorias a crédito, o estoque de mercadorias que é a força vital do varejista e o contas a pagar, que se referem à quantia devida aos fornecedores.
Um processo importante é o de definir objetivos de desempenho, pois como um varejista saberia qual foi o seu desempenho se não tivesse objetivos específicos em mente com os quais comparar seu desempenho atual? Os objetivos de desempenho devem incluir primeiro, o desempenho desejado, segundo, um cronograma dentro do qual o progresso possa ser medido e terceiro, os recursos necessários para que se atinja o objetivo.
Existem muitos fatores que contribuem para o desempenho geral do varejista. Portanto, é difícil encontrar uma só medida para avaliar o desempenho. Por exemplo: as vendas são uma medida global de como a atividade está se saindo na loja, entretanto, um gerente de loja poderia facilmente aumentar as vendas reduzindo os preços, mas o lucro obtido sobre a venda da mercadoria seria afetado.
Locais de Varejo
A escolha da localização da loja é muitas vezes a decisão mais importante tomada por um varejista, pois as decisões sobre o local têm uma importância estratégica e pode ser usado como uma vantagem competitiva. As decisões sobre o local se tornaram ainda mais importantes nos últimos anos. Primeiro, existem mais varejistas (particularmente cadeias nacionais) abrindo novos locais, esse problema se torna mais complexo pela queda no crescimento populacional e pela construção de novos shoppings centers, ou seja, um varejista pode encontrar um local adequado, mais um aluguel muito alto.
Uma boa localização pode ser até mesmo mais importante para um varejista de serviços que para um varejista de mercadorias, afinal de contas, os serviços são uma mercadoria perecível, se não estão disponíveis quando o cliente precisa, não existe segunda chance. Muitos tipos de locais estão disponíveis para o varejo, cada um com seus pontos fortes e fracos, existem três tipos básicos de locais para escolher: uma região central de comercio, um shopping Center ou um local isolado, o interessante é que um local conveniente significa perto, mas perto de quê? Perto de lojas ou perto de casas. Para a compra de vestuário, mais de 40% dos consumidores consideram a conveniência como a proximidade das outras lojas onde gostariam de fazer compras, mas para comida, dois terços dos consumidores preferem a proximidade de suas casas.
Vamos examinar nesta seção as estratégias de localização das lojas de departamentos, lojas de vestuário, especialista de categoria, mercearias e uma butique ótica independente. Lojas de departamentos geralmente são localizadas em regiões centrais de comercio e shoppings centers regionais ou super-regionais. Lojas especializadas em vestuário prosperam em regiões centrais de comércio, nas vizinhanças, shoppings centers regionais e super-regionais, shoppings de moda/especializados e shoppings temáticos/festival. Especialistas de categoria têm mais probabilidade de serem encontrados em shoppings centers de poder ou em locais isolados. Mercearias normalmente estão localizadas em strip centers de vizinhança, assim como os especialistas de categoria, as mercearias são competitivas no preço e os strip centers de vizinhança têm aluguéis relativamente inexpressivos. Por fim a Butique óptica, vamos utilizar o exemplo da Mr. I’s Optical, uma loja especializada em óculos de alta moda para consumidores de renda mais alta. A Mr. I’s Optical escolheu uma CBD de bairro, apesar de não atrair tantas pessoas como um shopping Center, ela atende as pessoas que trabalham e moram na área.
...