Estudo de Caso Cirque du Solil
Por: Otavian • 2/9/2017 • Resenha • 974 Palavras (4 Páginas) • 543 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
OTÁVIA NASCIMENTO PEREIRA
Trabalho da disciplina LIDERANÇA E PROCESSO DE GESTÃO
Tutor: Prof. Cesar Aldyr Pereira Pires
Recife
2017
Estudo de Caso: Cirque du Soleil.
Cirque du Soleil e a reinvenção do circo.
“A inovação como fator de vantagem competitiva”.
REFERÊNCIA: Harvard Business School Publishing. Thomas J. Delong & Vineeta Vijaiaraghavan. Cirque du Soleil. 2008
O Cirque du Soleil foi idealizado em 1984 nos arredores da cidade de Quebec, por artistas de rua que já tinham fama de empreendedores no mundo do entretenimento, dentre estes artistas dois foram os precursores do que hoje conhecemos como Cirque Du Soleil. Guy Laliberté e Daniel Gautier deram inicio a uma parceria para a fundação e consolidação da companhia, dividindo igualitariamente a propriedade do negócio. Os dois sócios dividiam suas atividades dentro da empresa da seguinte forma: Laliberté era o responsável pela parte criativa enquanto Gautier se dedicava as questões administrativas.
O Cirque partia da premissa de não possuir animais em seu espetáculo, algo extremamente inovador em se tratando de um circo, porem não se restringia a apenas isso, ele também unia artistas de várias partes do mundo com diversas especialidades: artistas de rua, palhaços, acrobatas, dançarinos e ginastas para criar e apresentar espetáculos teatrais e de dança, tudo isso envolto em uma mística de luzes, músicas e figurinos, um exemplo de como algo que já existe pode ser renovado, gerando assim vantagem competitiva através da gestão eficiente do conhecimento, agregando valor ao negocio.
Os dois fundadores tinham a ambição de cruzar as fronteiras com o Cirque, desta forma, utilizando um empréstimo do governo canadense, Laliberté e Gautier levaram o Cirque para Los Angeles, sendo esta uma vitrine importante de como a visão dos idealizadores seria aceita por um dos públicos mais exigentes do mundo, foi um enorme sucesso e de fato, nessa apresentação o Cirque aprendeu a criar sua marca e transmitir sua mensagem intercultural, passou a enxergar potencias negócios a serem explorados e consolidar sua visão de negocio. Passando assim a ser uma empresa de sucesso em vários seguimentos e partes do mundo.
Em 1998 houve a ruptura da sociedade, onde Laliberté comprou a parte de Gautier na companhia passando assim a ser o CEO da empresa. Laliberté possuía a confiança da equipe e era altamente criativo, porem não tinha a intenção de abrir o capital da empresa para o mercado externo, preferindo assim fazer sua própria gestão do negocio, está decisão foi altamente estratégica, o CEO queria crescer de forma agressiva, porém percebia que fatores externos poderiam comprometer o capital mais importante do grupo “Sua liberdade criativa”.
Como podemos identificar dentro do texto os subsídios que determinaram o sucesso desse modelo de Gestão/Negocio?
Os liderem sempre tiveram a preocupação de criar um ambiente onde à equipe vivenciasse os ideais da empresa, sua Missão e Visão empresarial: O Cirque é uma experiência emocional tanto para o artista quanto para o publico, há uma magia nos bastidores que precisa ser alimentada, o lúdico, o mistério e o idealismo é o material de trabalho da equipe;
Empowerment, dar poder intelectual aos artistas sobre o desenvolvimento do espetáculo; sentimento de pertencimento de fazer parte do resultado final; Criar um ambiente de constante aprendizado e troca de conhecimento, atraindo profissionais considerados de excelência no que fazem possibilitando e estimulando o intercâmbio de experiências. Fazer com que as pessoas se sintam constantemente estimuladas e desafiadas a se superar e aprender.
...