Estudo de Caso: Coca Cola no Facebook
Por: 27032015 • 19/10/2018 • Artigo • 423 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento do Estudo de Caso
A Coca Cola no Facebook
Felipe Da Silva Rosa
Trabalho da disciplina Marketing
Tutor: Prof. Desc. Célia Paradela
Juiz De Fora
2018
Referência:
John Deighton
Leora Kornfeld
Estudo de Caso: A Coca-Cola no Facebook Coca-Cola,
Harvard Business School, 513-P02. 6 de maio de 2011.
Em 1886 foi criada a The Coca Cola Company, refrigerante mais popular do mundo.
Em 2011 a linha de produtos já passava de 3000, sob 500 marcas em 206 paises, empregando 3500 funcionarios só no departamento de Marketing, faturando 30,9 bilhões de dólares.
O desafio era permanecer no topo de exibições no Youtube, a Coca-Cola pretendia atingir sucesso em escala global sem perder a referência local. Em unho de 2006, Stephen Voltz e Fritz Grobe postaram um vídeo em seu site que mostrava gêiseres produzidos por balas Mentos, jogados dentro de garrafas de Diet Coke, o vídeo tonou-se viral e em seis meses foi apelidado de: Experimento nº 137, ou “O Chafariz de Bellagio”, se popularizando e atraindo milhares de visitas ao site , após algumas horas. Com isso, Voltz e Grobe foram convidados pelo The Late Show with David Letterman, para recriar o efeito na televisão.
Em agosto de 2006 Donnelly saiu da Johson & Johnson, ingressando na Coca-Cola, de imediato encontrou-se com e, formou parceria com Voltz e Grobe, foi ao Google e ofereceu uma segunda parte da série de gêiseres conhecida com “Os Experimentos Radicais de Diet Coke. Com o resultado da eposição dos vídeos as marcas Mentos e Diet Coke alavancaram suas vendas, florescendo naquele momento as mídias sócias.
Após 2006, os sites de mídias sócias começaram a evoluir e expressar apoio a pessoas e marcas, entretanto as empresas demoraram a integrar sistematicamente as mídias sócias às estratégicas de Marketing.
Em novembro de 2007 Mark Zuckerberg, acompanhado de grandes empresas sendo uma delas The Coca Cola, anunciou que os próximo 100 anos serão diferentes para anunciantes, que no passado a mídia foi imposta às pessoas e que a partir de agora os negociantes tomarão parte da conversa.
...