Experiência na negociação em conflito
Relatório de pesquisa: Experiência na negociação em conflito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dnrsds • 16/10/2014 • Relatório de pesquisa • 983 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
INTRODUÇÃO:
A Gravadora EAD Music está tentando instalar um novo empreendimento na cidade de Itapetininga e está enfrentando algumas dificuldades nesta instalação devido ao embargo da obra, que foi ocasionado devido ao encaminhamento de um ofício aos órgãos competentes pela Associação de Moradores do bairro Vila Serafim.
Numa primeira reunião, Carlos Henrique, representante da Associação de Moradores, levou a conhecimento de Jorge Andrade (Negociador da Gravadora), as reclamações pertinentes à Associação que se opõe com a entrada da gravadora no bairro.
A Associação de moradores coloca como pontos principais o barulho que irá gerar incomodo à tranquilidade; a falta de estrutura do bairro, que não comportará o trânsito intenso e a segurança que estará sendo ameaçada.
Uma segunda reunião ocorrerá entre as partes, para que juntos possam entrar em comum acordo através de negociações que beneficiem os dois lados.
Perfil do negociador da gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos à negociação: pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
Informações relevantes da gravadora: Conceituada no mercado, possui tecnologia de ponta.
Perfil dos oponentes:
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador de Empresas
Objetivo: Impedir a instalação da gravadora na cidade
Alegação: Perturbação da ordem pública
Argumentos: Barulhos, falta de segurança, falta de infraestrutura para comportar toda a movimentação que a instalação da gravadora causaria na cidade.
Estímulos e negociação: Representa a opinião dos moradores da cidade e defende a tese de que a instalação de uma gravadora não irá beneficiar em nada tanto para a cidade quanto para a população.
Mapeamento das habilidades
Estilo: Confrontador
O Sr. Carlos Henrique como negociador da Associação do Bairro Vila Serafim, defende o interesse da população para que a gravadora não se instale no bairro.
Pontos principais a serem negociados:
O barulho irá incomodar a tranquilidade dos moradores
Segundo Jorge, a gravadora possui tecnologia de ponta e que os estúdios não propagam som, pois possuem revestimento com materiais especiais que mantém o som somente no ambiente interno (isolamento acústico).
A estrutura do Bairro não comportará o transito intenso
A gravadora se disponibiliza a investir em uma melhor estrutura para as ruas através de sinalizações e farol.
A segurança estará sendo ameaçada
A gravadora está aberta a novas ideias em conjunto com a associação de moradores para pensar em algo que atenda a necessidade dos moradores.
A cultura da gravadora é de liderança participativa e os funcionários tem liberdade de opinar sobre determinadas decisões corporativas.
Com a mudança, o clima organizacional é de desafio e crescimento dos colaboradores.
Devido ao manifesto dos moradores e a possibilidade de ser embargado o empreendimento, o clima organizacional encontra-se tenso e inseguro, causando queda de produtividade e insatisfação profissional.
Prévia das negociações na 1ª reunião:
BARULHO: Após a visita às instalações, os moradores puderam constatar a veracidade da tecnologia de isolamento acústico da gravadora. Porém, ainda teremos o problema do barulho externo, dentro do bairro, como por exemplo, a presença constante de fã-clubes e etc. dos artistas que passarão a frequentar a gravadora.
TRANSITO: A gravadora se dispõe a investir em melhor estrutura para as ruas através de sinalizações
...