Fichamento de Estudo de Caso
Por: ujara • 19/2/2018 • Resenha • 788 Palavras (4 Páginas) • 394 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Priscila Guedes da Silva
Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas,
Tutor: Prof. João Luiz de Oliveira
Barra do Piraí - RJ
2017
Estudo de Caso :
GESTÃO DE PESSOAS
Uma Nota Sobre o Processo de Equipe
REFERÊNCIA:
Este estudo de caso é sobre o tema Uma Nota Sobre o Processo de Equipe. O mesmo é datado 04 de Outubro de 2011 - 407-P02 – Harvard Business School
Introdução: Neste estudo de caso a autora descreve os tipos de trabalhos em equipe, apontando sua pluralidade e complexidade. A autora identifica como funcionam as equipes, os processos que ajudam membros de equipes a potencializar o sucesso da mesma. Apresenta quatro aspectos do processo de equipe eficaz, analisa o desenvolvimento de grupos. A autora descreve ferramentas básicas para identificação dos processos que ocorrem nas equipes e como melhorar o funcionamento delas. Aborda também dois desafios apresentados pelas equipes globais e equipes virtuais.
Processo de Equipe Eficaz: Um grupo de pessoas trabalhando juntas podem formar uma equipe de alto desempenho, para isso é necessário que se tenha um trabalho árduo, tempo passados juntos e atenção ao trabalho. Para tanto é necessário ter a capacidade de observar e analisar o processo de uma equipe, compreendendo o que acontece de forma aberta ou oculta. Podendo intervir quando necessário. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas com experiência e respeitando a individualidade de cada um, pode-se identificar possíveis conflitos em estágios iniciais.
Existem quatro aspectos do processo de equipe que exercem uma influência profunda na eficácia da equipe – tomada de decisões, participação, influência e conflito.
- Tomada de decisões - Um processo de tomada de decisão que incentiva o raciocínio crítico e o debate é o ideal e é composto pelas etapas: Identificar e explorar os problemas, gerar soluções possíveis, aperfeiçoar e criticar as soluções possíveis e implementar a solução. Ao passar por cada uma dessas quatro etapas a equipe pode aumentar as experiências únicas de cada membro da equipe e as competências diferentes.
- Participação - Deve-se identificar os tipos de participantes, levando-se em consideração as particularidades de cada um. Identificar e incentivar a participação de todos, para que se evite desperdiçar alguma solução relevante, por não ter sido falada ou compreendida.
- Influência – Influência é diferente de participação, deve-se identificar se algum membro ou sub-grupo está dominando a discussão e obscurecendo a participação dos demais e fazer a devida intervenção, incentivando os demais a participarem.
- Conflito – Os conflitos de tarefas são importantes para as equipes, diferentemente dos conflitos pessoais. O conflito de tarefas evita que o pensamento de grupo prevaleça, tornando a equipe menos eficaz. Mas não é fácil gerenciar esses dois conflitos e respeitar a diferença entre eles. O que pode ser feito é deixar as normas bem claras, prezando-se o respeito mútuo e diminuindo a natureza “pessoal” nas discussões.
Desenvolvimento da Equipe: As equipes para serem formadas passam por fases ao longo do seu amadurecimento. Durante seu ciclo de vida as equipes enfrentam três fases de desafio: começar, realizar e monitorar o trabalho. O “começar”, consiste na formação da equipe, gerando comprometimento de todos os membros e na definição da liderança. O “realizar”, consiste em: definição de metas, desenvolvimento do método de trabalho, e influência da cultura da equipe, que deve ser principalmente a cultura oraganizacional da empresa e por fim o “monitorar o trabalho” que consiste em processos de auto-exame, gerenciamento ativo do ponto médio e avaliação da eficácia da equipe.
...