Funcionário-problema ou chefe-problema?
Por: vannessanathaly • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 557 Palavras (3 Páginas) • 3.950 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI- UESPI
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
TUTOR: MARCONDES ARAUJO
ACADÊMICOS:
ANTONIO YOSHINORI DE SOUSA ARAGãO NAKAYAMA |
BÁRBARA KAROLINE ARAUJO
DOMINGOS LOPES DE SOUSA
FRANCYLLA ALVES DE SOUSA
JAILSON PEREIRA
KARLA EUGÊNIA DE MOURA SÁ
VANNESSA NATHALY LIMA XISTO
ESTUDO DE CASO
TERESINA
2015.1
Funcionário-problema ou chefe-problema?
Mudança, resistência, desempenho e liderança.
Desafio do estudo de caso
O funcionário-problema é um grande desafio para o dirigente. No entanto, seu maior fracasso em lidar com problemas de desempenho está no fato de não usar as habilidades que, antes de mais nada, o colocaram na função de dirigente: habilidade para analisar e rapidamente julgar a situação, para entender as visões dos outros, para orientar, para definir metas, monitorar o desempenho e fornecer feedback.
1. Aplicando essas habilidades, analise a situação em pauta. Produza um diagnóstico da situação: o que está acontecendo aqui?
Personagens:
Paolo: Diretor da unidade de políticas ambientais. Experiente como supervisor, dinâmico, positivo. É uma pessoa politicamente sensível.
Georgina: Secretária executiva adjunta para políticas.
Dura: intolerante com dirigentes ineficientes. Resistente, dura intolerante.
Ken: Supervisor da área de políticas públicas. Especializado em questões ambientais, tem mais experiência que Paolo. Fechado, negativo, não é ambicioso, mas se considerava intelectual.
Deidre: Supervisor da área de políticas públicas. Especializada em questões ambientais, tem mais experiência que Paolo. Experiente, prestativa e insegura.
Diagnóstico:
Paolo começou uma reestruturação dentro da unidade, nomeou novos funcionários para uma série de comissões em todos os departamentos, como não podia contratar novos funcionários, confiou que a equipe que ali estava poderia ajudá-lo a realizar as obrigações que o mesmo tinha designado.
Depois de visitar suas novas pequenas instalações Paolo convocou seus colaboradores para um rápido bate papo, mas antes que ele pudesse iniciar a conversa, Ken e Deidre começaram um ataque rancoroso, queixando-se do pouco respeito que suas recomendações recebiam da secretária executiva. Ninguém com capacidade técnica profunda conseguem ser ouvido por aqui, especialmente no que se refere a questões ambientais.
Deidre entrou repentinamente como uma furação na sala de Paolo dizendo que não podia continuar, porque estava fazendo de tudo, mas não estava conseguindo obter resultados.
Paolo tinha um grande desafio no seu novo cargo, tinha que resolver os problemas da UPA e realizar novas mudanças no setor sem tirar sangue.
Ken é um funcionário que estava trazendo muitos problemas para Paolo, seu desempenho tinha caído desde a chegada da nova chefia. O novo chefe do setor deveria ter definido metas e cobrado os devidos resultados de seus colaboradores, só assim teria obtido resultados satisfatório dos mesmos.
...