GESTÃO DE PESSOAS COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
Por: cathiagomes • 18/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.112 Palavras (17 Páginas) • 207 Visualizações
GESTÃO DE PESSOAS COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
Catia Gomes
Gabriela Santana
Lélia Ferreira
Marcia Miranda
Tutora Externa – Juliana Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG0671) – Seminário interdisciplinar IV
25/10/2017
RESUMO
Com a globalização tomando conta do mundo inteiro, tornou-se imprescindível as empresas investirem em tecnologia e inovação para se manterem competitivas, porem, investir em inovação não é o suficiente, é preciso algo mais. E este algo a mais é encontrado nas pessoas que compõem as empresas e que farão a diferença no uso das tecnologias e inovações. Diante desta percepção, este trabalho propõe apresentar como uma organização obtém vantagens competitivas por meio de uma boa gestão de seu capital humano. Porem, para que as pessoas possam de fato contribuir com os objetivos organizacionais, as empresas precisam juntar forças no sentido de desenvolvê-las, dando-lhe autonomia para contribuírem no processo de inovação. O principal desafio é como relacionar o conhecimento existente na organização por meio de seus próprios colaboradores os avanços gerenciais e sucesso da organização. Cabem as organizações que visam manter o destaque competitivo ou alcança-lo, olhar pro outro viés, no qual os colaboradores atuem constantemente como diferenciais competitivos, e não apenas em caso de necessidade ou falta de recursos. Com base nisso as empresas podem extrair de fato o que cada individuo tem de melhor, proporcionando a ela mesma uma Gestão de Pessoas como diferencial competitivo dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar estratégias de como a gestão de pessoas pode se tornar o diferencial competitivo, atraindo, desenvolvendo e retendo os talentos.
Palavras-chave: Diferencial. Gestão de Pessoas. Desafios..
1 INTRODUÇÃO
A gestão de pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para o atingimento de metas organizacionais e individuais.
São objetivos da gestão de pessoas: ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar competitividade á organização, proporcionar a organização funcionários bem treinados e bem motivados, desenvolver a qualidade de vida no trabalho e administrar a mudança.
Quando se fala em Gestão de Pessoas não se pode pensar que esta é uma realidade que sempre existia, nem sempre se pensava nas pessoas como sendo principal ativo de uma organização. Taylor em 1911, dizia que deveria haver planejamento e se aplicar métodos científicos no desenvolvimento dos trabalhos, fazendo com que os operários se tornassem cada vez mais experientes naquilo que faziam. Ele, no entanto não refletia se os desejos e objetivos dos trabalhadores estavam sendo realizados, os consideravam como maquinas o que gerava certos problemas, pois estes não se sentiam motivados a realizar seu trabalho.
...