Gestão da Qualidade na Compra
Por: nicolasreispiai • 11/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.693 Palavras (7 Páginas) • 299 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
[pic 1][pic 2]
ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE
PROFESSOR DE ENSINO A DISTÃNCIA DA DISCIPLINA:
PROFª MONICA SATOLANI
TUTOR DE ENSINO A DISTÂNCIA DA DISCIPLINA:
GIOVANA MIRA
SANTA BÁRBARA D’OESTE, 20 DE SETEMBRO DE 2015
SUMÁRIO
- Introdução..................................................................................................3
- Desenvolvimento........................................................................................4
- O que é qualidade.......................................................................................4
- Como o conceito da história se alterou ao longo do tempo........................5.
- Quem foram Gurus qualidade....................................................................5
- Tabela ciclo PDCA....................................................................................6
- O que é TQM e qual sua contribuição.......................................................6
- Tabela de ferramenta de planejamento da qualidade.................................7
- As mais importante ferramentas da qualidade...........................................7
- Os processos de melhoria dentro da empresa............................................8
- Conclusão...................................................................................................9
- Referencias Bibliograficas.........................................................................9
INTRODUÇÃO
Sabemos o que é qualidade quando compramos um produto que atende todas as nossas expectativas.
Ela vem da cor modelo que pedimos, na data combinada e com o valor combinado, mas para que isso acontece existem regras a ser seguida.
É nessa hora que entra o responsável pela inspeção de qualidade, é ele quem garante que todos os produtos saíram de acordo com o que foi pedido, para isso as peças são padronizadas e testadas e conferidas antes que cheguem até as mão do consumidor final
Hoje o cliente tem o produto nas lojas para serem escolhido, não precisam mais procurar o artesão e detalhar como quer seu produto, como eram nos tempos passados, onde o artesão dividia seu ambiente de trabalho com o cliente dando detalhes da cada coisa a ser feita.
Com isso os japoneses tiveram uma visão diferentes dos demais e deram um valor maior aos seus colaboradores que ajudaram a tomar decisões importantes o que passou a ser o CCQ (CIRCULO DE CONTROLE DE QUALIDADE)
Com isso eles querem despertar o interesse dos colaboradores em buscar melhoria de qualidade no ambiente de trabalho, onde também entra Kaizen que significa melhoramento continuo.
DESENVOLVIMENTO
O QUE É QUALIDADE
A definição de qualidade apresentada e muito utilizada sustenta que "a qualidade de um produto ou serviço está diretamente ligada à satisfação total do consumidor". A satisfação do consumidor é a base de sustentação da sobrevivência de qualquer empresa. Esta satisfação, ainda, deve ser buscada nas duas formas - defensiva e ofensiva. A satisfação na forma defensiva se preocupa em eliminar os fatores que desagradam o consumidor, através da retroalimentação das informações do mercado. E, a satisfação na forma ofensiva, busca antecipar as necessidades do consumidor e incorporar estes fatores no produto ou serviço. As primeiras noções de qualidade surgem ainda durante o feudalismo, no processo de troca das mercadorias entre os países, que ao realizarem o escambo já se preocupavam com a qualidade do produto que, agregando a eles graus diferentes de valores. Esse momento da história é identificado por Longo como; “era da inspeção”. A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os bens e serviços que recebiam em uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos na razão direta da intensidade da inspeção. É um sistema de gestão que permite dirigir e controlar uma organização no que respeita à Qualidade. Sistema de Gestão da Qualidade, como ferramenta que traz padronização de processos e controle sobre os mesmos, viabiliza medir a eficiência e verificar a eficácia das ações tomadas, com foco específico na satisfação do cliente e na melhoria continua dos processos. Esse sistema proporciona segurança à alta direção nas tomadas de decisão, pois possibilita a leitura de indicadores de desempenho precisos e confiáveis. Até o momento, 175 países reconhecem e adotam as normas ISO como parâmetro para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas mais diversas atividades empresariais. É um conjunto de elementos, integrados na organização, que trabalham coordenados para estabelecer e alcançar o cumprimento da política e dos objetivos da qualidade, dando consistência aos produtos e serviços para que satisfaçam as necessidades e expectativas dos seus clientes.
Existe um organismo internacional que dita as normas desse Sistema de Gestão – o ISO. As empresas que se propõem a adotar o SGQ segundo as normas ISO, passam por um longo processo de alinhamento de procedimentos e ajustes tecnológico, físico e de pessoas, além de serem certificadores acreditados e, finalmente, a Certificação é concedida.
COMO O CONCEITO DA HISTORIA SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO
A Evolução história da gestão da qualidade traça uma linha do tempo com as eras e acontecimentos na sociedade, que influenciaram a forma de pensar a qualidade, aliado as demandas do mercado que transformaram a Gestão da Qualidade como fator determinante na sobrevivência das organizações. Antes os artesão se preocupavam em produzir um a um para cada cliente de acordo com que eles pediam, o cliente chegava e dava detalhes de como queriam que fosse o produto escolhido.
Hoje os artesão produz em grande quantidade e quando o cliente chega e só escolher e levar o produto.
GARVIN (1992, P3) descreve que nesta época produziam- se pequenas quantidade de cada produto; as peças eram ajustada manualmente e a inspeção, após os produtos prontos para assegurar uma alta qualidade. Era informal quando feita
QUEM FORAM OS PRINCIPAIS GURUS DA QUALIDADE
Os principais Gurus da Qualidade foram: William Edwards Deming, Philip Crosby, J. M. Juran, Armand Feigenbaum e Kaoru Ishikawa.
...