Gestão da qualidade
Por: uliconha • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.308 Palavras (14 Páginas) • 206 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ
Ariana Aparecida Machado dos Santos
Juliana Barbosa torres
Marcelo Azevedo Pereira
Priscila França dos Santos Paris
Ulisses Ricardo Mateus
Implantação de Sistemas da Qualidade - Relatório 1
Santo André
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ
Ariana Aparecida Machado dos Santos- 8819338546
Juliana Barbosa torres- 9088485118
Marcelo Azevedo Pereira- 9017392482
Priscila França dos Santos Paris- 8819355966
Ulisses Ricardo Mateus- 9088394364
A Importância da Qualidade e Suas Premiações
Trabalho de pesquisa para compor nota do segundo bimestre do segundo semestre de dois mil e quinze para a matéria de Implantação de Sistemas da turma do terceiro semestre do curso de Gestão da Qualidade
Orientador: Marcelo Ferrucci
Santo André
2015
Sumário
1 Passo 1
1.1 Relatório
2 Passo 2
2.1 Melhoria Contínua, Utilização do PDCA
2.2 Problemas No Processo: Excesso de retrabalho
Referências bibliográficas
Passo 1
Relatório
Em pleno século XXI, muitas organizações buscam a excelência em seus processos produtivos através da Gestão da Qualidade. Existem algumas premiações que foram criadas para que as organizações alcançassem o nível de excelência, através da troca de informações, de ideias e de soluções entre as empresas locais, como se fosse uma avaliação de seus processos produtivos, que proporcionam grandes benefícios para a organização e seus clientes. Assim esse artigo retrata o estudo da importância da Instituição do prêmio da Qualidade e seus benefícios advindos com a implantação de um prêmio dessa importância.
O tema Qualidade aborda todos os aspectos da vida cotidiana, qualidade de vida, controle de qualidade, sistemas de gestão da qualidade, qualidades nos processos e qualidade total. Desta forma o termo Qualidade acelera e acrescenta modificações nos processos organizacionais em busca da excelência, tornando o a organização mais competitiva e buscando vantagens competitivas.
Segundo Porter em (1986), criar uma estratégia competitiva significa utilizar meios (políticos, diretrizes, etc.) organizacionais para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo.
No momento de competitividade interna, a qualidade é um meio de manutenção da vantagem competitiva e a permanência no mercado.
A qualidade em vigor trata-se da satisfação do cliente mediante a superação de suas expectativas, o cliente então passou a ser o foco principal das organizações com atendimento de suas necessidades explícitas e implícitas.
Aumentar a produtividade, eficiência para as atividades e processos, reduzir custos e alcançar novos mercados torna-se cada vez mais importante para as organizações por meio da qualidade de seus recursos tangíveis e intangíveis, esse é o caminho mais curto ao cumprimento ao disposto nos critérios de excelência utilizados pelos prêmios de Gestão da Qualidade.
Os prêmios da qualidade se iniciaram no Japão, através da JUSE - União Japonesa de Cientistas e Engenheiros – que institui o Prêmio Deming em 1951, com a finalidade de premiar organizações públicas ou privadas que obtivessem bons resultados na aplicação de técnicas estatísticas. O prêmio funciona como uma ferramenta competitiva para várias organizações, visto que era direcionado às empresas que comprovassem um desempenho organizacional superior, a partir de critérios pré-estabelecidos pela JUSE. Dessa forma o prêmio Deming serviu como base para elaboração de outros prêmios de qualidade que tinham o mesmo objetivo, divulgar a importância da qualidade como elemento fundamental na busca da excelência no desempenho das empresas.
Para avaliar as empresas participantes da premiação, são utilizados nos critérios de avaliação, saber: liderança e constância de propósitos, Visão de futuro, Foco no cliente e mercado, Responsabilidade Social e Ética, Decisões Baseadas em Fatos, Valorização de Pessoas, Abordagem por Processos, Foco nos Resultados, Inovação, Agilidade, Aprendizado Organizacional e Visão Sistêmica.
Esses fundamentos são os pontos considerados como necessários para se construir uma gestão que leve a empresa a um bom desempenho e servem como referencial como critérios de excelência.
A grande contribuição do prêmio é a possibilidade de identificar em que estágio da qualidade encontra-se a Gestão.
Passo 2
Melhoria Contínua, Utilização do PDCA
T.W. Espumas empresa de porte grande multinacional de origem canadense, voltada ao segmento automotivo localizada na região do ABC em São Bernardo Do Campo. Indústria e comércio de espumas para assento e encosto dos bancos automotivos com Missão de ser o fornecedor preferido pelos seus clientes e Visão de ser responsável ao seu colaborador por saúde e segurança.
Problemas No Processo: Excesso de retrabalho
O ciclo PDCA é um método gerencial de tomada de decisões que é aplicado para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização. Quanto mais informações forem agregadas ao método, maiores serão as chances de alcance das metas e maior será necessidade de utilização de ferramentas apropriadas para processar e dispor essas informações durante o giro do PDCA.
...