Inovação e empreendedorismo em minas gerais
Por: sergiosan • 19/2/2017 • Trabalho acadêmico • 3.685 Palavras (15 Páginas) • 329 Visualizações
FACULDADE NOVOS HORIZONTES
Administração[pic 1]
NOVAS FORMAS DE EMPREENDEDORISMO
Inovação e Empreendedorismo em Minas Gerais
Conceição Aparecida
Lucas Reis
Paloma Barbosa
Sabrina
Sergio Franca
Belo Horizonte
2014
Conceição Aparecida
Lucas Reis
Paloma Barbosa
Sabrina
Sergio Franca
NOVAS FORMAS DE EMPREENDEDORISMO
Inovação e Empreendedorismo em Minas Gerais
Projeto Interdisciplinar apresentado às disciplinas do quarto semestre do Curso de Administração da Faculdade Novo Horizontes, como requisito parcial para aprovação nas disciplinas.
Christiane Maria Souza Alves
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Inovação e Empreendedorismo são os propulsores de uma sociedade capitalista que busca se desenvolver cada vez mais, através da criação de novos produtos e serviços em busca de novos processos e mercados. A inovação pode ocorrer de duas formas de modo incremental ou de modo radical. O modo incremental é aquele pela qual o empreendedor busca constantes melhoras em seu produto ou no seu processo, já o modo radical é quando você muda a lógica de seu produto ou processo.
O Empreendedorismo começa com um trabalho informal, que para muitos é uma fonte secundária de renda ou até digamos um “passatempo”, até que os empreendedores percebem que esse trabalho pode crescer e se tornar sua fonte de renda principal. Isso é comprovado por muitos casos de sucesso que começaram do zero e hoje já são empresas de pequeno, médio, ou até grande porte que aproveitaram o momento favorável da economia e de suas habilidades empreendedoras para crescer e atingir o sucesso
Atualmente no Brasil, a região que mais sustenta a economia no país é a Sudeste, onde está situado dentre os outros Estados, o Estado de Minas Gerais, que é atualmente a terceira maior economia brasileira, estando atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, Estados também do Sudeste. Isso se deve além de uma localização geográfica favorável, por ser uma sociedade que está cada vez mais adotando o empreendedorismo e a inovação para si. (FONTE???)
Um exemplo deste esforço para empreender e inovar é a criação de um sistema chamado SIMI (Sistema de Inovação Mineiro), que é um sistema que tem o objetivo de reunir instituições e agentes que contribuem para o desenvolvimento, criação e difusão de novas tecnologias, que conseqüentemente, vão contribuir para o desenvolvimento da inovação do Estado de Minas Gerias. É formado por várias entidades como FINEP e FAPEMIG.
A atividade empreendedora, porém não é tão simples, exigindo um conhecimento para traçar um planejamento e formalizar seu negócio para a partir daí, com a ajuda dos chamados stakeholders, dentre eles clientes, fornecedores, parceiros e redes sociais por exemplo, fazer com que seu negócio possa crescer e futuramente ter seu lugar no mercado, ou até quem sabe, criar um novo mercado.
Neste trabalho vamos destacar o que é empreender e inovar, destacando os principais fatores que caracterizam o que é considerado como empreender e inovar. Daremos uma atenção principal ao atual cenário econômico do Estado de Minas Gerais, detalhando a influencia do empreendedorismo e da inovação.
Essa pesquisa justifica-se por gerar conhecimentos acerca do tema de empreendedorismo e inovação, que tem um papel de extrema importância na sociedade atual, e apresentando de forma clara e objetiva como essa prática vem sendo utilizada em Minas Gerais. Do ponto de vista organizacional, o foco da pesquisa será uma entrevista em que convidaremos empreendedores a pensar sobre as vantagens e desvantagens de iniciar um negócio em um mercado que exige inovações e comprometimento cada vez maiores. No âmbito social, será destacada a importância da motivação desses empreendedores pelo governo, no que se refere à adoção de medidas públicas que possam estimular as idéias desses empreendedores, como cadastro do Micro Empreendedor Individual (MEI) que oferece o benefício da redução de carga tributária e assessoria gratuita contribuindo para que estes realizem seus sonhos e ajudem a transformar não só o Estado de Minas Gerais como o Brasil.
O problema de pesquisa que norteará este trabalho é: Qual o reflexo do surgimento de novos empreendedores no Estado de Minas Gerais?
O objetivo desta pesquisa é analisar a importância de novas formas de empreendedorismo em Minas Gerais. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos:
- Descrever as principais características da Inovação e do Empreendedorismo
- Analisar uma entidade que faz parte do SIM (Sistema de Inovação Mineiro) e conceituar empreendimentos por necessidade ou oportunidade.
- Traçar tendências de atividades empreendedoras no Estado de Minas Gerais analisando a capacidade de empreender.
Este projeto interdisciplinar é composto por cinco capítulos. A Introdução, é composta pela contextualização do tema, a justificativa, o problema de pesquisa e os objetivos. No segundo capítulo, apresenta-se o referencial teórico, com a visão dos principais autores sobre o Empreendedorismo e a Inovação. No terceiro capítulo serão tratados os tópicos referentes às novas formas de empreendimentos em Minas Gerais. A seguir, será detalhada a metodologia utilizada para a pesquisa, em que são discutidos os tipos e métodos de pesquisa adotados neste trabalho, bem como a análise de dados obtidos na entrevista do empreendedor. Por último, serão apresentadas as considerações finais e sugestões de pesquisas futuras.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Conceitos de Empreendedorismo
De acordo com Bernardi (2003) a idéia de um empreendimento surge a partir de uma observação e análise de atividades e desenvolvimentos relacionados à cultura, sociedade, hábitos sociais e consumo. A partir desta análise são detectadas as oportunidades de acordo com a necessidade e a demanda. Para o autor o empreendedorismo também pode surgir através de contatos com diversos ramos de atividades, conhecimento de mercado e tecnologia.
2.2 A Definição da Inovação
...