Jeito Disney de Encantar Clientes
Por: Pedrinho132 • 29/6/2017 • Monografia • 277 Palavras (2 Páginas) • 456 Visualizações
Lixo
Introdução:
Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo.
Se não receber tratamento e destino adequados, o lixo pode poluir e contaminar o solo, os ambientes aquáticos, obstruir bueiros e cursos de água, provocando enchentes. No Brasil ainda são comuns os lixões, lugares onde o lixo é acumulado ao ar livre, sem nenhum tipo de tratamento, causando sérios problemas aos ecossistemas e à saúde.
Pausa para reflexão:
Para onde vai o lixo recolhido das casas, indústrias, hospitais e feiras?
O que é gestão de resíduos?
Por que a reciclagem de alguns resíduos produzidos é importante?
Muito do que é considerado lixo, pode ser reaproveitado.
Então, cada tipo de lixo deve ter um destino (descarte). Vamos analisar 03 deles.
1- Lixão: é o despejo do lixo diretamente no solo. Como o solo está desprotegido, ocorre a contaminação pelo chorume (líquido obtido da decomposição da matéria orgânica, contendo restos de animais e vegetais). Com isso, o lençol freático também é contaminado, além do mau cheiro, que atrai moscas, baratas, ratos (pragas urbanas, transmissoras de doenças).
2- Aterro sanitário: aqui, o solo é revestido por um plástico, tornando-o impermeável. Colocam-se camadas alternadas de lixo e terra e, quando não couber mais lixo, é construído um parque, e um campo de futebol sobre ele. Como ocorre produção de gás inflamável, é necessária uma tubulação para levá-lo até a superfície, onde ele é queimado.
3- Incineração: o lixo hospitalar é queimado, pois contém micro-organismos patogênicos (causadores de doenças). O problema é que a queima do lixo produz gases poluentes, além de custar muito caro.
...