MANUAL DO GESTOR NORMAS E PROCEDIMENTOS INTERNOS DE RECURSOS HUMANOS
Por: COLONIA DE PESCADORES Z9 DE AQUIRAZ • 26/10/2020 • Trabalho acadêmico • 6.076 Palavras (25 Páginas) • 197 Visualizações
MANUAL DO GESTOR
NORMAS E PROCEDIMENTOS INTERNOS DE RECURSOS HUMANOS
Fortaleza
Set/2016
BOAS VINDAS
É com muita satisfação que a Santé recebe você, novo gestor, para fazer parte de nossa equipe, desejando muito sucesso nesta nova caminhada.
Este manual tem o objetivo de fornecer informações e orientações referentes à empresa, sua história, normas, regulamentos, princípios e diretrizes alinhados com Missão, Visão e Valores ao recebê-lo, queremos reafirmar nosso compromisso com construção de serviços de qualidade e expressar nossa confiança no seu potencial e na sua capacidade profissional para o bom desempenho no trabalho.
Primamos pela qualidade dos serviços que prestamos aos nossos clientes, por, isso, contamos com sua dedicação, seu trabalho e sua ética profissional para seguirmos fazendo sempre os melhores produtos e serviços no setor de alimentação, bem como oferecer um ambiente de trabalho adequado, respeitoso, responsável e ético.
A Santé deseja que seu desenvolvimento pessoal e profissional seja sempre ascendente que assim possamos crescer juntos em nossas atividades.
Sucesso!
1. MANUAL DO GESTOR
O manual do Gestor é a principal ferramenta de socialização e apresentação de todas as diretrizes, histórico, Missão, Visões e Valores, bem como normas, procedimentos internos e condutas adequadas ao ambiente de trabalho da Santé.
O gestor ficará de posse desse manual como suporte em sua Unidade de Trabalho; futuras consultas e orientações, contribuindo para bom desempenho de suas atividades na Unidade de trabalho. Entretanto, todas as informações contidas neste manual são flexíveis passíveis de mudança ou adequações de acordo com a necessidade da empresa.
É indispensável que o Gestor leia todos os procedimentos contidos neste manual e tire todas as dúvidas pertinentes às suas atividades, de forma a alinhar seu desempenho aos objetivos da empresa.
1.1 Objetivo Geral
• Apresentar as políticas de Gestão de Recursos Humanos;
• Contribuir para rápida adaptação do novo colaborador;
• Promover uma maior aprendizagem no desempenho da função;
• Fazer com que ele conheça com clareza as expectativas existentes em relação à suas atitudes e ao seu desempenho profissional dentro da empresa.
2. CANAIS DE COMUNICAÇÃO INTERNA
A Santé está sempre de portas abertas para atender seus colaboradores e clientes. Todas as informações administrativas e operacionais são direcionadas respeitando a ordem hierárquica entre setores e unidades de forma a evitar possíveis falhas.
Cada Unidade possui um Gestor in loco que administra a equipe e cuida de atender às solicitações dos colaboradores, zelando por um ambiente de trabalho harmonioso. Além deste, a comunicação poderá ser direcionada também ao Gerente Operacional, Setor Pessoal e a Departamento de Recursos Humanos, dependendo do assunto a ser tratado.
A “Santé ouvindo você” é uma nova ferramenta de comunicação confidencial, que a empresa dispõe para ouvir os seus colaboradores. Em uma caixa de sugestão, os funcionários da Santé poderão depositar as mais diversas manifestações como, por exemplo: sugestões, reclamações e críticas referentes ao trabalho, à equipe e a empresa. Somente o RH terá acesso às informações, providenciais e elos respectivos feedbacks.
Endereço da Unidade Sede: Telefone:
Setor de Recursos Humanos – e-mail:
Site da Empresa:
3. QUAL O PAPEL DO GESTOR NA UNIDADE
3.1 Para a Empresa
O gestor é responsável pela interfase entre empresa e cliente na unidade de trabalho; responsável pela gestão de equipes, por garantir a realização do trabalho com segurança e qualidade, atender as demandas do cliente e trabalhar em prol de sua satisfação.
Deve elar pelo patrimônio da empresa; responsável pelo faturamento da unidade e gestão de negócio trabalhar em prol dos objetivos e resultados desejados; ter atitudes positivas e empreendedoras. O gestor deve dar exemplo de comportamento e conduta na unidade de trabalho; jamais deve perder o controle e nunca pode reclamar e dizer que não dá mais, que um problema não tem solução, afinal o ser humano é movido por incentivos e motivos.
A liderança exerce papel importante para a empresa, portanto algumas características são essenciais como: autodesenvolvimento; habilidades de comunicação e influência; automotivação e pensamento positivo para manter todas as pessoas envolvidas no processo tanto operacional quanto comportamental, a fim de que os resultados esperados possam ser atingidos com total sucesso.
3.2 Para a Equipe
O gestor é responsável por conduzir da equipe para um trabalho de qualidade, atuar como líder situacional, engajar e motivar pessoas. Ser o espelho da qualidade das competências que a empresa diz que tem. Zelar pelo segurança e bom funcionamento da unidade.
É preciso ser um educador, acreditar no potencial das pessoas, resolver os conflitos existentes, dar e receber feedback; contribuir um ambiente favorável e agradável para realizar suas atividades operacionais. O gestor precisa ter a habilidade de conhecer e reconhecer as necessidades, habilidades e deficiências das pessoas que compõem a sua equipe, para que junto com seus subordinados possa buscar encontrar condições benéficas tanto para a organização quanto para os próprios colaboradores.
3.3 Para o Cliente
Representar a empresa em todos os processos da prestação de serviços, ser pró-ativo, cortês e resolutivo com o cliente. Desenvolver uma relação de confiabilidade, comportamento ético e integrar as informações de gestão.
O gestor precisa está aberto às críticas os comensais; criar oportunidades de melhorias contínuas pra o cliente e viáveis para a empresa. Todo cliente é muito importante para empresa, portanto, o gestor deve considerar suas peculiaridades,
...