Modelo Politica Salarial
Por: dezeer • 5/3/2016 • Artigo • 692 Palavras (3 Páginas) • 3.824 Visualizações
POLÍTICA SALARIAL
1. OBJETIVO
Definir os procedimentos para a movimentação salarial dos colaboradores da empresa________.
2. ABRANGÊNCIA
Todos os colaboradores até o nível intermediário inclusive.
3. DEFINIÇÕES
a) Grau – posição na estrutura de cargos e salários resultantes do agrupamento de cargos que possuam complexidades similares, dentro da estrutura hierárquica da empresa.
b) Nível da Faixa – refere-se à posição salarial dentro do respectivo grau.
Estrutura Salarial
4. CONCEITUAÇÃO DOS NÍVEIS DA FAIXA / DESEMPENHO
a) Nível A – devem ser utilizados para os colaboradores com desempenho satisfatório, mas que estejam em fase de aprendizagem e, consequentemente, ainda não possuam todos os requisitos e/ou habilidades plenos para ocupar o cargo.
b) Nível B – devem ser utilizados para colaboradores que estejam em fase de desenvolvimento no cargo / área, e que estejam muito próximos a desempenhar plenamente as funções do cargo.
c) Nível C – representa a média dos salários de mercado e deve ser utilizado para colaboradores com desempenho individual dentro do esperado para o cargo.
d) Nível D – deve ser utilizado para colaboradores com desempenho acima do esperado, de permanência crítica para a empresa, aliado ao tempo no cargo.
e) Nível E – deve ser utilizado para colaboradores com desempenho excepcional, de fundamental importância para a empresa, aliado a maturidade no cargo.
5. ADMISSÃO
As admissões devem ocorrer preferencialmente no Nível A, porém, em casos excepcionais, o RH poderá autorizar admissões até o Nível B, após minucioso estudo e entendimento com a gestão sobre a situação proposta. Exceções a estes casos deverão ser autorizadas mediante aprovação da Diretoria.
Deve ser observado, nos casos de admissão, o equilíbrio interno dos salários dentro da área, ou seja, as novas contratações devem ser efetuadas com o menor salário existente para o cargo, dentro da referida área.
6. MÉRITO
Considera-se mérito a evolução salarial do colaborador dentro do grau (AaE).
Para a concessão de mérito deve-se observar o desempenho do colaborador e os critérios definidos abaixo:
a) Dos Níveis A até C – pode ser concedido aumento por mérito de até___% a cada ___ meses, dependendo da disponibilidade orçamentária.
b) Dos Níveis C até E – pode ser concedido aumento por mérito de até___% a cada ___ meses, dependendo da disponibilidade orçamentária.
Não poderão ser concedidas alterações salariais por mérito aos colaboradores cujos salários estiverem acima no Nível E. Exceções a estes casos somente deverão ser autorizadas mediante aprovação da Diretoria.
7. ENQUADRAMENTO
Considera-se enquadramento as alterações salariais para posicionamento de determinado salário na faixa A do respectivo grau, resultantes de admissões ou promoções no nível abaixo de A, bem como alterações provenientes de estudos de mercado com a finalidade de se adequar determinado cargo ou estrutura salarial
...