TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Assédio Moral no trabalho

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí

CECIESA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Gestão

Disciplina: Filosofia e Ética – Turma: 114

Professor: Geraldo ...                               -                                       Data: 19/08/2015.

Acadêmicos: Rômulo Cereser Rios

                        Silvestre Souza

                       

Atividade Curricular – Assédio Moral no Ambiente de Trabalho

Introdução

    Este trabalho tem como base o artigo publicado no XIII SEMEAD  - seminários em administração de autoria de Miriam Rodrigues mestranda na fundação Getúlio Vargas e trata do assunto sobre assédio moral.

   O assédio moral não é um assunto novo, desde os primórdios já existiam registros mas as pesquisas em torno do assunto podemos considerar recentes tanto no Brasil quanto em outros países.

   O artigo publicado trata especificamente sobre o assédio moral no Brasil classificado em A1, A2, B1 e B2 na área de Administração em periódicos pertencentes ao sistema Qualis no período de 1996 a 2009, além de identificar e caracterizar os estudos Brasileiros também foi analisada a evolução do assunto no que diz respeito aos procedimentos adotados metodológicos, bases teóricas, unidades e dimensões de análise.

   Este artigo nos mostra que os estudos sobre assédio moral tem se tornado mais frequentes mas ainda de forma muito lenta, o assédio sexual se torna quase que exclusividade até 2004 período então que o assédio moral começa a aparecer ganhando mais espaço dentre os artigos pesquisados.



Desenvolvimento

- Assédio Moral -  

A assédio moral não surgiu no campo das relações humanas, Konrad Lorenz o utilizou na década de 1960 na área da Biologia através de experiências com o comportamento agressivo de pequenos animais em situações de invasão de seu território por outros animais com estas experiências o pesquisador denominou mobbing (FERREIRA, 2004, p.38).

Os estudos sobre este assunto se iniciaram a partir das investigações do pesquisador em psicologia do trabalho Heinz Leymann em 1984 ganhando mais pesquisadores como a psicanalista e vitimóloga Marie-Francie Hirigoyen entre outros.

Leymann (2000) qualifica o mobbing, como terror psicológico ou psicoterror, no qual a vitima é submetida a uma invasão sistemática de seus direitos, conduzindo-a a exclusão do mercado de trabalho, pois torna a vitima incapaz de encontrar um emprego devido aos desgastes psicológicos suportados na ambiente de trabalho anterior. Marie-Francie Hirigoyen foi a primeira a denunciar o assédio moral no trabalho através de sua obra Assédio moral: a violência perversa do cotidiano publicado no ano de 2000, foi uma obra que causou grande impacto ganhando proporções internacionais, a partir disto vários países criaram leis visando proibir o assédio moral no ambiente de trabalho.

No Brasil o assédio moral passa a ser relevante juridicamente em 1988, quando a Constituição da Republica Federativa do Brasil 1988 (CF/88) inseriu a defesa da personalidade como um dos direitos fundamentais do homem e tornou jurídico o dano moral (FONSECA, 2003, p. 675), no entanto a discussão ainda é tímida se levando em consideração o tamanho do assunto em larga escala.

Atualmente diante desse grave fenômeno e tendo tanta importância e relevância no ambiente de trabalho, médicos, psicólogos, administradores entre outros profissionais começam a voltar seus estudos para esse grave problema demonstrando a preocupação das diversas áreas do conhecimento.



Conclusão

   O Estudo dos aspectos e impactos ambientais são de suma importância para toda a humanidade, foram destacados os conceitos de cada um, onde na possibilidade ou da real ocorrência de um impacto no meio ambiente, que surge a necessidade de prevenção e precaução dos danos visando mostrar como devemos agir para tentarmos minimizar os danos causados a eles.  

   Os desastrosos impactos ambientais foram causados em sua magnitude pelas atividades do ser humano e, apontados como falhas humanas. Estas catástrofes afetaram prudentemente o meio ambiente, a vida selvagem, e diversas pessoas foram gravemente afetadas, entre outras que perderam a vida como se pode observar nos casos demonstrados acima.

   Importante destacar que inicialmente na década de 1970 sucede os eventos sociais de preocupação com a questão ambiental pelo mundo a fora.

“Até meados da década de 1970 não existia no Brasil gestão ambiental, no sentido de um conjunto ações e políticas integradas para moldar a relação do homem com o ambiente. As normas de proteção à natureza estavam dispersas em diferentes instrumentos legais, como os códigos florestal, de obras, de águas, de caça e pesca; a lei de proteção aos animais e outras posturas municipais. Esse panorama só começou a mudar depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou uma Conferência Internacional sobre meio ambiente humano, marcado-a para junho de 1972”. (ALMEIDA, 2002, p. 18). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com