O BRASIL E SEU DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Por: Iale Osterno • 24/4/2017 • Relatório de pesquisa • 990 Palavras (4 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BRASIL E SEU DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
Iale Costa Osterno
FORTALEZA/CE
2017.
BRASIL E SEU DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
Brasil, país descoberto em 22 de abril de 1500, pelos portugueses. Um país que hoje tem 517 anos é o maior país da américa latina ocupando 47% do território sul-americano, e com uma população com mais de 200 milhões de habitantes, sendo o 5º maior em área, e população do mundo. País de República Federativa formada por três entidades políticas distintas: os estados, os municípios e o Distrito Federal, formando com a União as esferas do Governo. A forma de governo é de república democrática, de sistema presidencial. O Seu Congresso Nacional tem a legislatura bicameral, sendo composto por Câmara de Deputados e pelo Senado Federal.
A lei brasileira se baseia na tradição do código civil, com seus conceitos de direito civil e prevalecendo as práticas do direito comum, e tendo sua legislação codificada.
Mesmo o Brasil sendo líder político e econômico da américa Latina, sua política econômica apresenta vários problemas sociais que o impedem de exercer o seu poder global. Porém com o intuito de reforçar os laços com outros países da América do Sul vem exercendo a diplomática multilateral, através das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos.
Sendo a maior economia da América Latina e a sétima maior do mundo o país tem uma economia mista, e PIB (PPC) per capita de 15.153 dólares, tornando-o muito ativo nos setores de mineração, manufatura, agricultura e serviços.
Desde a década de 60 o Brasil vem mudando de forma significativa o seu comercio exterior, pois o país tinha uma produção muito restrita a exportação de produtos primários, como o café, que no início do século era responsável por mais da metade de toda a exportação do país. Hoje o Brasil é exportador de vários produtos como o cacau, fumo, algodão, madeiras, açúcar, carnes, e minérios, principalmente ferro e manganês. Sendo o maior produtor mundial de café nos últimos 150 anos, o 4º maior no mercado de automóveis e o 3º maior exportador de produtos agrícolas do mundo.
Possuindo muitos parceiros comerciais como; União Europeia, os Estados Unidos, Argentina, Japão, Paraguai, Uruguai, México, Chile, Taiwan, Coreia do Sul e Arábia Saudita, o Brasil vem ampliando sua presença nos mercados financeiros internacionais. Fazendo parte do BRICs, um grupo político de cooperação onde vários países procuram imponência para obter maior poder econômico e maior influência política. Os países que fazem parte do BRICs são: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O Brasil participa de diversos blocos econômicos, como: O Mercosul (Mercado Comum do Sul) que é uma organização intergovernamental que foi fundada a partir do Tratado de Assunção que estabelece uma integração econômica de livre comercio entre os países membros, que são Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia. O G20 onde são 20 países visão favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de dialogo ampliando e levando em conta o peso econômico de cada país, estudando analisando e promovendo a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões relacionadas a promoção estabilidade financeira internacional. E por fim o Grupo Cairns, que também é composto por 20 países, onde juntos são responsáveis por mais de 25% das exportações mundiais de produtos agrícolas.
...