O Desenvolvimento Organizacional
Por: SantosMM • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 548 Palavras (3 Páginas) • 142 Visualizações
Fundamentação Teórica
A busca pelo desenvolvimento criou modos de vida e necessidades modernas. A procura pelo lucro e pela evolução econômica trouxe problemas que sempre afetaram a maioria das pessoas. MINÁ diz:
“No Brasil principalmente a partir dos anos 50, as politicas de fomento ao crescimento econômico e de fusão da industrialização tiveram impactos tanto positivos quanto negativos distribuídos desigualmente entre as regiões do país, no entanto é inegável que o país passou por um amplo processo de mudança social em pouco menos de meio século com impactos diretos e indiretos sobre a população. A urbanização e a industrialização como processos simultâneos e associados caracterizam de modo geral o modelo de desenvolvimento que vivenciamos de modo mais acelerado a partir dos anos 50. Reflexo deste modelo entre 1940 e 2000 a população urbana do nosso pais passa de 31% para 81%”.
Fica evidente que o crescimento econômico trouxe resultados positivos, porém este foi muito mal distribuído por todo país, não gerando desenvolvimento, resultando no endividamento do país, sistemas públicos fracassados e aniquilados. Assim a modernidade chega defasada em diversos setores, a urbanização aconteceu sem nenhum planejamento. MINÁ diz:
“Se o crescimento econômico não é compartilhado por toda a sociedade, então o desenvolvimento fracassou”.
Pouquíssimas cidades têm um modelo de urbanização que atenda a todas as necessidades de seu desenvolvimento, se ao contrário, todas fossem planejadas, os cidadãos usufruiriam de tal modernização. MAFRA (2005) diz:
“A urbanização e as grandes cidades representam o cenário ideal para o projeto moderno”.
A razão tornou-se indispensável para a modernização, uma vez que o desenvolvimento científico e tecnológico propicia a modernização, mas para que isso ocorra os recursos naturais são sugados de maneira irresponsável, acabando com tais, e polindo de diversas formas o meio urbano.
Entre todos esses danos causados, a mobilidade Urbana hoje é defasada, e já não satisfaz a população. MAFRA Diz:
“Ligação direta do homem com a os recursos naturais passa a ser mediada por grandes sistemas planejados para abastecer as grandes cidades e dar condições para a manutenção do modo de vida urbano”.
“O modo de vida do Homem, e sua estrutura de necessidades, o processo dede modernização são colocados em questão.”
O governo tem várias politicas de incentivo ao crescimento, uma delas é a redução das taxas que resultam em um aumento significativo na frota de veículos, comprometendo ainda mais o caótico transito. MINÁ diz:
“Mesmo que a globalização consiga aumentar os recursos para os países em desenvolvimento e abrir novas oportunidades, o desenvolvimento não está garantido.”
Também a visão etnocêntrica tem sido um dos fatores que levam as pessoas à exprimirem a sensação de poder através do meio de transporte, deixando assim de lado o caminhar, o exercitar-se. MINÁ diz:
“Parâmetros culturais passam a ser compreendidos como aplicáveis a outras culturas, buscando as mudanças que conduzissem à modernidade”.
O
...