O Estudo de Capas
Por: balamagica • 17/4/2019 • Monografia • 439 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
CLIMA E VEGETAÇÃO
Como a região Norte é cortada pela linha do equador, tem certo clima característico. Que é o TROPICAL, porem pode ser subdividido em quatro vertentes : o equatorial, tropical seco, tropical de monção e o tropical de altitude. Porem na região norte se destacam apenas dois subtipos, o EQUATORIAL e o TROPICAL SECO.
O clima tropical seco fica mais na parte sul da região Norte, sendo predominada no estado do Tocantins. Esse clima se caracteriza por uma estação chuvosa que dura de outubro/ abril e outra seca que dura de maio/ setembro.
O Estado do Tocantins encontra-se na zona de transição geográfica entre o cerrado e a floresta amazônica. Esse estado apresenta dois tipos típicos de vegetação: matas de terra firme e o Cerrado, sendo as matas de terra firme ocupando apenas 9% da área do estado do Tocantins e o restante do estado sendo ocupado pelo cerrado, com 91% .
O clima do Cerrado é bastante quente e úmido e é bem característico do tropical seco, mantendo uma estação chuvosa e outra seca.
Na região da floresta amazônica, como tem proximidade com a linha do equador tem o clima equatorial que se caracteriza com um clima úmido durante todo o ano, com temperaturas elevadas tendo uma média de 26°C e com uma pluviosidade elevada. Atingindo de 2.000 a 3.000 milímetros por ano.
E o clima depende diretamente da vegetação da região, e vice versa, tendo uma ação reciproca de ambos os fatores. Pois a vegetação abundante da região, principalmente da floresta amazônica é do jeito que conhecemos por causa do clima.
Na região norte temos vegetações heterogêneas, como Cerrado, campos e vegetação litorânea. Porem a floresta amazônica é a principal pois abrange 80% da área total da região. E tem uma vegetação que se pode dividir em três categorias: matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó.
MATAS DE TERRA FIRME
São matas em regiões mais altas e por isso não são inundadas pelos rios. E nessas matas tem arvores de grande porte; como castanheira–do-Pará e palmeiras.
MATAS DE VÁRZEA
Por essa região ser um tipo de floresta de planicie sofrem de inundações apenas em determinados período do ano dependendo da pluviosidade da época e a vegetação é similar a das matas de terra firme.
MATAS DE IGAPÓ
As matas de igapós são situadas em terrenos mais baixos, e por esse fator estão inundadas na maior parte do ano. E por conta dessas inundações a vegetação é baixa; contendo arbustos, cipós e musgos como as mias predominantes. E nessas matas residem as muitos conhecidas Vitorias-Régias
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
...