TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento

Por:   •  20/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

O autor nos apresenta a história do aeroporto de Denver, que seria  considerado o mais tecnológico do mundo. Somos apresentados a um resumo da história desse aeroporto. A construção do Aeroporto Internacional de Denver se iniciou ema novembro de 1989, localizado a 40 km do centro de Denver, Colarado era o primeiro grande aeroporto a ser construido nos EUA. Com dois anos de construção, os gerentes do projto recomendaram a inclusão de um amplo sistema integrado de manejo de bagagem, que melhoraria a eficiência da entrega. A BAE Automated Systems Inc., empresa de consultoria e manufatura ganhou o contrato devido à sua significativa experiência em implantar tecnologia de manejo de bagagens em escala menor.

Problemas na construção não permitiram que o aeroporto fosse inaugurado em outubro de 1993. Problemas com a implantação do sistema de bagagens geraram atrasos na inauguração do aeroporto por três vezes em sete meses. Após sofre pressão de diversas áreas, o prefeito de Denver anunciou a contratação da empresa Logplan da Alemanha para avaliar o estado do sistema automatizado de bagagens. Em julho foi entregue um relatório caracterizando o sistema da BAE como altamente avançado e teoricamente capaz de cumprir suas promessas. A Logplan sugeriu que levaria aproximadamente cinco meses para conseguir operar de forma confiável o sitema da BAE. A Logplan ainda sugeriu a construção de um sistema de backup.

Em agosto de 1994 o prefeito aprovou a construção do sistema de backup, impondo à BAE multa diária por atraso e o pagamento de $50 milhões do sistema convencional de bagagens.

O autor ainda nos dá uma breve descrição da construção do aeroporto mais eficiente do mundo. Ficamos sabendo que até 1970 o Aeroporto Stapleton de Denver havia conseguido acomadar um número crescente de aeronaves e passageiros. Com a crescente economia e dos setores de petróleo, imobiliário e turimos de Denver, o antigo aeroporto ficou sendo visto como um entrave que limitava a atratividade da região.

Na metade de 1970 foi definido que o Aeroporto Internacional de Stapleton precisava de expansão ou substituição. Em julho de 1979 foi feito um estudo onde seu relatório dizia que devido ao seus tamanho e localização geográfica, assim como em função do forte comprometimento da United e da Continental, Denver permaneceria como um hub importante para  pelo menor uma companhia área dos EUA.

Em 1983 em plena corrida eleitoral pela prefeitura de Denver, o assunto "Expansão do Aeroporto" ainda estava em alta, tanto é que haviam três candidatos na disputa e no fim apenas dois disputaram o segundo turno, Peña e Tooley. Os mesmos assinaram uma declaração conjunta se comprometendo com a expansão do aeroporto. O colorado Forum, um grupo dos 50 principais empresários do estado que fizeram esta solicitação aos candiA economia não andava bem na metade dos anos 1980 e com isso houve uma queda nos empregos.

 A economia "capenga" fez com que muitos governantes, inclusive o de Denver ingressssem em uma política de obras públicas para salvar a região da queda livre da economia.  Foram feitos investimentos na infra-estrutura, melhorias em ruas e estradas e a criação de uma nova biblioteca, dentre outros. Peña teve papel decisivo para a tentativa da minimização da queda econômica.

Passado todo o processo licitatório, assinaram um contrato com o consórcio formado pela Greiner, Inc. e a Morrison-Knudsen Engineers para a construção do aeroporto "mais eficiente do mundo". A equipe de consultoria priorizou quatro elementos: o local onde seria construído, o plano master, a avaliação ambiental e o desenvolvimento de apoio ao projeto.

Os executivos federais assinaram um acordo de $60 milhões em setembro de 1989 para a construção do aeroporto. Neste mesmo ano estava acontecendo uma transição política na cidade de Denver, Wellington Webb assumiu a prefeitura e com isso “herdou” a missão de construir o aeroporto. O novo prefeito se demonstrou favorável e seguiu a ênfase da administração anterior na questão de que os maiores beneficiários do projeto seriam os empresários locais. Nesta linha de pensamento, Wellington Webb desejava envolver o máximo de empresas e usar os talentos de Denver.

A equipe da cidade de Denver e a equipe de consultoria compartilhavam a liderança do projeto e coordenavam as fases iniciais. A parceria entre a cidade de Denver e a equipe se tornou uma organização única e inteiramente integrada.

Na opinião pública a "eficiência" de um aeroporto é medida pelo tempo. Não importa se haverá uma arquitetura avançada, o que importa realmente é a agilidade nas burocracias do aeroporto, o despacho rápido e sem problemas das bagagens. De fato, quanto maior é o aeroporto a eficiência diminui na questão de tempo de espera, no despacho das bagagens, entre outros.

Em abril de 1992, a BAE assinou o contrato de $175.6 milhões para a construção de todo o sistema do aeroporto. Desta vez haveria várias datas-limite para a definição de todas as partes do sistema. Assim não ocorreriam mais atrasos. Os representantes de Denver aceitaram as propostas. Não foi necessária nenhuma mudança organizacional para o novo sistema de bagagens.

O design do sistema se tornou definitivo em 15 de maio de 1992, o PMT assumiu a responsabilidade gerencial do sistema. Nos primeiros dois anos do projeto, Di Fonso foi o gerente. Houve uma divisão do projeto em três áreas: engenharia mecânica - responsável por todos os componentes mecânicos e suas instalações -, o controle industrial – responsável pela programação lógica e pelos painéis de controle de motores - e o design de software – responsável por escrever o software de controle de processo em tempo real para gerenciar o sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com