O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA BRAFFIX THERMOTRANSFERS
Por: olilaura • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 6.330 Palavras (26 Páginas) • 461 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RECURSOS
HUMANOS NA EMPRESA BRAFFIX THERMOTRANSFERS
SOROCABA
2015
[pic 1]
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RECURSOS
HUMANOS NA EMPRESA BRAFFIX THERMOTRANSFERS
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 4º semestre, do curso de Administração.
Orientador: Prof.ª Leonor
SOROCABA
2015
SUMÁRIO[pic 2]
INTRODUÇÃO ...................................4
1 REVISÃO CONCEITUAL .........5
2 ESTUDO DE CASO 22
2.1 Perfil da Organização 22
2.1.1 Apresentação da Empresa 22
2.1.2 Força e Trabalho 23
2.1.3 Produtos e Clientes 24
2.1.4 Principais Concorrentes ........ 24
2.1.5 Principais Insumos 25
2.2 COLETA DE DADOS 25
2.2.1 Mapear o processo de Avaliação de Desempenho de pessoas (recursos humanos) da organização ou empresa. ..25
2.3 AVALIAÇÃO DA EMPRESA/ORGANIZAÇÃO QUANTO Á SUA EFEICIÊNCIA E ADAPTABILIDADE DO PROCESSO ........................................................................................ ......27
2.3.1 Analisar e avaliar o desempenho do processo (mapeado em 2.2.1) considerando:................. ..28
a-) os objetivos da organização em relação ao processo de Avaliação de desempenho; ..28
b-) os indicadores que a organização possui para a avaliação de desempenho do processo de Avaliação de Desempenho; 28
c-) sugestão de melhoria: mapear um novo processo que inclua ao menos uma melhoria no processo de Avaliação de Desempenho. 29
Considerações finais 29
Referências 30
INTRODUÇÃO
A APS (Atividades Práticas Supervisionadas) objetiva o conhecimento da importante contribuição de conteúdos e conceitos a respeito do inicio da área de Gestão de pessoas até ela se tornar o que é hoje, reunindo as principais teorias sobre área e a sua aplicação nos setores da organização, decompondo e sugerindo melhorias e estratégias de acordo com a fundamentação teórica analisada.
A aplicação desse conhecimento se dá através do estudo e mapeamento dos processos de avaliação de desempenho da Empresa Braffix Transfers, localizada na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo que tem como objeto a produção de Thermotransfers e etiquetas para personalização. Para realização deste trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas, entrevista com os gestores responsáveis pela área de gestão de pessoas da empresa. Em seguida será apresentado o mapeamento das avaliações existentes e suas aplicações, seguindo de sugestões de melhoria e conclusões finais.
1 - REVISÃO CONCEITUAL
Gestão de Pessoas
Segundo Chiavenato (2005), o departamento de Recursos Humanos surgiu no século XIX, com a necessidade de “contabilizar” os registros dos trabalhadores, as faltas e os atrasos. Os “chefes de pessoal”, naquela época, tinham como característica a inflexibilidade, o estrito seguimento das leis e eram conhecidos por serem donos de uma frieza incalculável, principalmente na hora de demitir funcionários. Ao ser comunicado que deveria ir ao Departamento de Pessoal, o trabalhador já imaginava que seria demitido. Por muito tempo foi assim, e talvez, em algumas empresas isso ainda persista. O processo evolutivo dos recursos humanos das organizações passou por fases distintas.
Avaliação de Desempenho
O que é Avaliação de Desempenho.
Segundo Chiavenato (2009) a avaliação desempenho é uma visualização sistêmica do desempenho de um individuo estabelecido em seu respectivo cargo e de sua perspectiva de futuro na organização. Toda avaliação tem como objetivo estimular ou julgar o valor e as qualidades de cada pessoa.
Existem diversos tipos de abordagens para se realizar uma avaliação individual, essas mesmas recebem diversificados nomes e se utilizam de diferentes formatos para avaliar e alcançar seus resultados. Em resumo a avaliação do desempenho é um conceito dinâmico, pois os empregados são sempre avaliados, formal ou informalmente, e o desempenho no cargo é extremamente contingencial, variando de individuo para individuo. Além do mais a avaliação é uma técnica de direção das atividades administrativas pela qual se podem localizar problemas e desenvolver formas de solucioná-los adequando uma política adequada de RH as necessidades da organização.
A Responsabilidade pela Avaliação
Segundo Chiavenato (2009), diante das diversas formas de avaliação existem diferentes tipos de atribuições aos responsáveis pelas suas aplicações, conforme a política de RH adotada pela organização. Assim, podemos visualizar o papel do responsável ou dos responsáveis nos diferentes métodos de avaliação.
O gerente, por exemplo, caso seja o responsável, cabe a ele a avaliação em conjunto com o órgão de gestão de pessoas, que apoia em montar, acompanhar e controlar a avaliação, dando maior liberdade e flexibilidade ao gestor em liderar e desenvolver suas equipes.
Nas organizações mais democráticas, o individuo tem o poder de se auto avaliar, ser o próprio responsável por avaliar seu desempenho e desenvolver suas mudanças perante os resultados.
Mas em algumas organizações a avaliação é feita em conjunto, gerente e individuo avaliado. A avaliação passa a ser extremamente flexível pelas necessidades decididas no processo por ambos. Se tornando muito mais um treinamento motivacional do que um julgamento de seus possíveis problemas de desenvolvimento.
...