TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  17/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 13

                                                                                                                                                                             

1.  INTRODUÇÃO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar tem por finalidade mostrar de forma clara e objetiva a importância de aspectos administrativos, comunicacionais e tecnológicos da organização de uma empresa, para isto, usaremos como referência o grupo Magazine Luíza, também conhecida como Magalu, que de forma séria e criativa utiliza métodos eficientes para tratar seus clientes, mostraremos como a empresa está inserida no mercado diante do cenário atual, suas missões e valores. E também, como a mesma se portou mediante a pandemia enfrentada em 2020, devido ao novo coronavírus que teve impacto mundial.

Colaborando assim, para o processo de ensino e aprendizagem, baseando-se nos conhecimentos adquiridos neste primeiro bimestre, além de pesquisas no intuito de acrescentar dados e conhecimentos.

1.1 A EMPRESA

Fundada em 1957, na cidade de Franca, interior de São Paulo por Pelegrino José Donato e sua esposa Luíza Trajano Donato, a Magazine Luíza é uma empresa brasileira que atua no setor de varejo. Seu modelo de negócio hoje caracteriza-se como plataforma digital com lojas físicas, possui mais de 1.481 lojas físicas em 21 estados e 819 municípios do país.

Seu presidente é Frederico Trajano, filho de Luíza Helena Trajano, sobrinha de Luíza Trajano Donato fundadora da empresa. No ano de 2017, a companhia teve seu melhor resultado até então, lucro líquido de R$ 389 milhões, aumento de 300% comparado ao ano anterior. Nesse ano suas vendas totalizaram um lucro de 14,4 bilhões. (Magazine Luíza,2018).

A organização foi escolhida, pois diante a crise enfretada no país durante e após o novo coronavírus, a mesma mostrou seus valores de forma positiva posicionando-se a favor do bem comum. É isso que aponta  levantamento nacional realizado com 300 entrevistados entre 28 de abril e 1º de maio pela ESPM Rio (Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2020).

1.2 A ORGANIZAÇÃO NAS DISCIPLINAS ESTUDADAS

Avaliaremos no desenvolvimento do projeto também, como a Magazine Luíza se posicionou com seus clientes e funcionários, diante deste cenário catastrófico, que foi a pandemia enfrentada devido ao coronavírus e quais ideias e ações foram tomadas pela gestão da organização. Levando sempre em consideração os Fundamentos da Administração, a Comunicação Empresarial e as Técnicas de Informática analisando os conceitos adotados pela empresa, baseando-se nesses aspectos.

1.3 A EMPRESA DIANTE UMA PANDEMIA

De fato, não conseguimos nos preparar para enfrentar o pior, uma pandemia em pleno século XXI, é imprevisível e terrível, principalmente para países subdesenvolvidos. Em janeiro de 2020, as autoridades chinesas confirmaram que haviam identificado um novo tipo de coronavírus, esse coronavírus, é responsável por causar a doença COVID-19. Consequentemente enfrentamos um período de extrema dificuldade em relação à saúde pública e financeira mundialmente falando.

Nas palavras de Albert Einstein: “A crise é a maior benção que pode ocorrer com pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias”. (Marcelo Caldeira Pedroso, professor livre-docente da FEA/USP, 2020).

Você leitor, concorda com esse pensamento? E quais foram as medidas adotadas pela empresa em questão? A Magazine Luíza cumpriu com seus valores e com sua responsabilidade social? Iremos analisar no decorrer do projeto.

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Após as revoluções industriais e o crescimento desenfreado e desordernado das indústrias surgiram as primeiras teorias da administração.

Era necessário a substituição das técnicas de improvisação por métodos científicos no intuito de aumentar a eficiência e também melhorar a utilização dos recursos disponíveis, que até então, eram mal utilizados e muitas vezes desperdiçados. A partir disso, as empresas passaram a buscar formas eficientes de controle e produção para aumentar a produtividade, consequentemente, surgiram teorias administrativas, aperfeiçoando métodos e propondo novas abordagens.

2.1 CONCEITO DE ADMINISTRAR

As empresas podem ser semelhantes, porém, nunca iguais, pois possuem suas próprias características, suas diversidades, seus tamanhos e estruturas.

(CHIAVENATO,2014) “São dos mais diversos ramos de atividade e fazem uso de diversas tecnologias para produzir bens ou serviços dos mais variados tipos, e são conduzidos e distribuídos aos mais diversos mercados.”

Administração é a arte e a ciência de gerenciar recursos, incluindo pessoas, finanças, materiais e tecnologias. É uma disciplina voltada ao planejameto, organização, direção e controle. O objetivo da administração é alcançar os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficáz, pensando também, no bem-estar social e na satisfação e motivação dos clientes, funcionários e demais pessoas relacionadas à empresa.

2.2 IMPORTÂNCIA DE UMA ADMINISTRAÇÃO CONSCIENTE

Nas organizações, uma boa gestão de administração é de extrema importância, uma empresa bem administrada tem maior probabilidade de sucesso comparando-se com uma empresa que deixa a desejar.

Administrar é o processo de conduzir a organização para o crescimento, bem-estar e saúde, podendo-se dizer que de extrema importância em qualquer tipo de organização.

Problemas ambientais são visíveis em todo o planeta, também é de responsabilidade da administração, a preocupação com o meio ambiente, procurando métodos em suas atividades que não sejam agressivos ao meio ambiente.

A solução para esses problemas devem ocorrer em três níveis, nível individual, nível empresarial e nível do poder público.

 No nível individual: o indivíduo em sí, deve se conscientizar e respeitar o meio ambiente através de suas ações, limitando consumo e economizando recursos naturais.

No nível empresarial: as organizações devem produzir reduzindo ao máximo seu impacto ambiental negativo.

No nível do poder público: sua função é regulamentar o funcionamento das organizações de forma que respeite o meio ambiente. A fiscalização é de extrema importância, desta forma as empresas não poderão ignorar suas obrigações ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com