O mercado e gestão de pessoas
Por: monike-star • 25/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.219 Palavras (5 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
DESENVOLVIMENTO
3
CONCLUSÃO 4
REFERÊNCIAS 5
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é mostrar como o mercado e gestão de pessoas são de essencial importância para que uma empresa possa desenvolver bem suas funções garantindo seus direitos e deveres, visando a satisfação plena dos funcionários como a da impressa, desde a contratação, treinamento e monitoramento. Mostrando a importância da tecnologia da informação, modelos de gestão, ética e sociedade da informação na administração de pessoas, baseando-se no artigo HSBC é multado em R$67,5 milhões por espionar funcionários, diz MTP-PR.
O artigo diz que o banco HSBC, contratou uma empresa de inteligência empresarial para realizar investigações privadas devido ao alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde. Os funcionários eram seguidos e abordados, por pessoas que mexiam em seus lixos, entravam nas casas filmando e fotografando, vigiando seus locais de destino, meio de transporte, trajes, hábitos, antecedentes, familiares, participações em sociedades comerciais e posse de bens.
O trabalho foi desenvolvido com base no artigo e nas disciplinas estudadas no 1º semestre do curso de Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e nos livros de Administração de Sistemas de Informação (Luiz Cláudio Perini), Ética e Sociedade (Marcia Bastos de Almeida, Okçana Battini) e Introdução a Administração e Economia (Regina Lúcia, Wilson Salvalagio, Luciane Soutello e Monica Maria).
DESENVOLVIMENTO
A empresa HSBC não usa de conhecimentos em Tecnologia de Gestão de Pessoas, quando decide espionar seus funcionários, pelo alto número de afastamentos por motivo de saúde, que prejudicava a produtividade e crescimento da corporação, levando-a a desconfiar do comprometimento que eles tinham com o trabalho. Esse motivo levou a organização a contratar uma empresa de inteligência empresarial que usa métodos que violam a intimidade e privacidade do funcionário, para descobrir se a outros motivos para os afastamentos. A utilização desses métodos inadequados de monitoramento, perseguição e investigação usados pela empresa HSBC, não considera os valores éticos e morais. Esses valores são um conjunto de características, princípios e regras, que norteiam a conduta humana, e serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social no ambiente de trabalho, estando relacionada com o sentimento de justiça, e faria com que ouve-se uma boa administração.
A organização poderia ter utilizado estratégias de Gestão de Pessoas, como o monitoramento de funcionários na internet. Esse método utiliza conhecimentos em sistemas de informação, estabelecendo políticas de uso dessas ferramentas de conhecimento e informando-as claramente aos funcionários, assim passariam a ter consciência de que a empresa estaria monitorando todos os acesos e troca de mensagens. Esse tipo de monitoramento tecnológico e correto porque a internet e o e-mail corporativo são ferramentas de trabalho, que pertencem a empresa e não aos funcionários, e o mau uso dessa ferramenta de trabalho pode trazer riscos que dá direito a empresa monitorá-los. Além disso uma mensagem de e-mail que tiver conteúdos impróprios a responsabilidade e atribuída ao estabelecimento que é responsável pelos atos de seus empregados durante o horário de serviço.
A uma necessidade de utilização de um sistema de informação com componentes inter-relacionados que coleta ou recupera, processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização, e estão cada vez mais sofisticados. Esse sistema surgiu devido a um grande número de informações que circulam dentro e fora das organizações, e com esse sistema bem estruturado a empresa conseguiria ter melhoria no acesso a informações; produtividade nos serviços utilizados e oferecidos; no estimulo de maior interação dos tomadores de decisões; melhoria na estrutura organizacional; redução do gral de centralização de decisões na empresa; e melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos. Com esses benefícios apresentados, pode-se observar que a organização que possui um sistema de informação integrado com todas as unidades de negócios da empresa pode se destacar das demais. Para Turban, Rainer e Petter (2005, p.4); nessa nova economia, as redes digitais e as infraestruturas de comunicações oferecem uma plataforma global sobre a qual as pessoas e organizações interagem se comunicam, colaboram e buscam informações. A sociedade da informação e do conhecimento traz muitos benefícios a Gestão de Pessoas como Comunicação, informação, melhoria na qualidade de vida no trabalho, tecnologia, telecomunicação, vantagem competitiva, marketing de vendas, eficácia nos resultados e possibilidade de se produzir relatórios com informações desejadas. Pereira e Fonseca (1997, p. 239); falam que a tecnologia da informação surgiu da necessidade de se estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações. E BAZZOTTI; diz que na era da informação, o diferencial das empresas e dos profissionais está diretamente ligado à valorização da informação e do conhecimento, proporcionando soluções e satisfação no desenvolvimento das atividades.
...