O sistema de Planejamento Programação Controle da Produção (PPCP)
Por: Igor13vicente • 22/6/2015 • Trabalho acadêmico • 730 Palavras (3 Páginas) • 624 Visualizações
O sistema de Planejamento Programação Controle da Produção (PPCP)
O sistema PPCP é a administração de todo o planejamento, programação e controle de produção, permitindo acompanhar todo o processo produtivo de algum produto ou serviço. Tem como objetivo formular os planos para organizar a aplicação dos recursos humanos e materiais de modo a controlar as ações para correções de eventuais desvios e minimizar perdas.
O PPCP é o departamento da empresa que determina:
- O que será produzido? Tijolo ecológico feito à base dos bagaços de cana de açúcar
- Quanto vai ser produzido?
- Quando vai ser produzido?
Dentre as áreas de decisões do tijolo ecológico temos:
- A estrutura da manufatura:
- Custo - Elementos utilizados na fabricação do tijolo de solo cimento são: 86% de solo, 6% de cimento e 8% de cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, tornando o tijolo ecológico, acessível em seu valor e prático. O preço médio da produção do Tijolo varia de 0,60 a 0,90 centavos, enquanto o tijolo normal varia o preço médio de 1,20 a 3,00 dependendo de sua composição.
- Qualidade - Além de ser um produto ecologicamente correto, ele tem sua qualidade, possui um sistema térmico e acústico, permitindo que o ao ser aquecido pelo sol, passe pelos furos e sofra um deslocamento para cima, e ao esfriar retorne para baixo, diminuindo a umidade nas paredes.
- Flexibilidade – o tijolo ecológico tem suas fases lisas e um duplo encaixe redondo que possibilita maior flexibilidade.
- Velocidade – Na fabricação do tijolo, após obtenção da pasta de argamassa, é transferida para uma forma retangular de alumínio revestida com plástico para facilitar o desenformar, deixando secar por 36 horas ao ar e também o Tijolo Ecológico evita desperdício de materiais usados em obras comuns e minimiza o tempo de construção.
- Inovação - Possibilidade de substituir parte do cimento em argamassa por cinza de bagaço de cana-de-açúcar na fabricação de tijolos para construção civil, sendo ecologicamente correto.
- Infra-Instrutura da Manufatura:
- Fluxo de material e relacionamento com fornecedores - no Brasil em média 95% de todo bagaço produzido são queimados pelo fato de não ter utilidade para as empresas, então ao invés disso, descobriram a possibilidade de substituir o cimento pelas cinzas do bagaço na produção dos tijolos, assim tendo somente gastos com os outros materiais.
- Equipamentos e instalações: Como se utiliza as cinzas, não é preciso fazer nenhuma queima depois que a massa está pronta, coloca-se em uma prensa, uma máquina utilizada para dar forma ao tijolo que faz força para moldar o material. Depois de pronto, o tijolo de solo cimento sustentável passa pelo processo de secagem, chamado de período de cura, que dura de 7 a 14 dias. Mas nesse processo é preciso ter paciência para manter o tijolo sempre úmido. Depois de pronto, espera-se seis horas e, a cada duas horas um pouco de água é borrifada para garantir que o tijolo não perderá suas propriedades.
Abordagens do PPCP
O sistema optado para se trabalhar na produção do Tijolo Ecológico é o MRP, ajudando computacionalmente no planejamento das compras de materiais e produção, administrando o fluxo de caixa, controlando melhor o estoque para não acumular e ocorrer perda de prazo de validade dos materiais e dinheiro parado.
Ambiente de Manufatura
No caso do Tijolo Ecológico, nos optamos pelo ambiente MTS: Make To Stock, que é a fabricação do produto final para estocagem, feito com base em previsão da demanda, assim aguardando a chegada dos pedidos em grande quantidade para construções civil, por exemplo. MTS por ser um produto feito padronizadamente, não permite muita interação do cliente, porem tem como suas vantagens a rapidez na entrega de seus produtos.
...