PDCA gestao da qualidade
Por: maister • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
Jorge Messias de Freitas – 3241555490 // GRUPO 1 TRBALHO WILLIAM
PDCA
PDCA do inglês significa PLAN - DO - CHECK – ACT, ou seja, planejar, fazer, checar e agir. O PDCA É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas, e é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.
O PDCA tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, que é considerado por muitos como o pai do controle de qualidade moderna, no entanto, ele sempre se refere a ele como o "ciclo de Shewhart". Mais tarde na carreira de Deming, ele modificou a PDCA para PDSA (Plan, Do, Study, Act), porque ele sentiu a necessidade de enfatizar o passo de estudar o processo para poder ajustá-lo de acordo com o planejado, O conceito de PDCA baseia-se no método científico, desenvolvido a partir do trabalho de Francis Bacon(Novum Organum, 1620).
COMO FUNCIONA?
Cada vez que um problema é identificado e solucionado, o sistema produtivo passa para um patamar superior de qualidade, pois os problemas são vistos como oportunidades para melhorar o processo. O ciclo também pode ser usado para induzir melhoramentos, ou seja, melhorar as diretrizes de controle. Neste caso, na etapa inicial planeja-se uma meta a ser alcançada e um plano de ação para atingi-la, onde a ação é executada segundo a nova diretriz e é feita a verificação da efetividade do atendimento da meta. Em caso afirmativo, esta nova sistemática de ação é padronizada; em caso de não atendimento da meta, volta-se a etapa inicial e um novo método deve ser planejado.
[pic 1]
PLANEJAR
Estabelecer os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o projetado. Ao estabelecer expectativas de resultado, a integridade e precisão da especificação também é uma parte da melhoria almejada.
DESEMPENHAR
Analisar o resultado coletado no passo anterior e assim compará-lo em relação aos resultados esperados e objetivos estabelecidos no passo do planejamento para determinar quaisquer diferenças e estabelecer a ação do próximo passo.
CHECAR
Estudar o resultado medido e coletado no passo anterior de desempenhar e compará-lo em relação aos resultados esperados e objetivos estabelecidos no passo planejar, para assim determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios principalmente na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja,’’agir’’.
AGIR
Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto. Quando uma passagem por estes quatro passos não resultar na necessidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser refinado com maiores detalhe na iteração seguinte do ciclo, ou a atenção deve ser colocada de uma forma diferente em alguma fase do processo.
...