PROCESSO EMPREENDEDOR
Por: CarlineFreitas • 29/10/2016 • Trabalho acadêmico • 721 Palavras (3 Páginas) • 493 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Disciplina: Eletiva da IPES – Empreendedorismo Governamental
Aluna: Carline Freitas dos Santos
Polo: Beberibe
Matrícula: 0420524
PORTFÓLIO III – PROCESSO EMPREENDEDOR
Beberibe
Outubro de 2016
PORTFÓLIO III
PROCESSO EMPREENDEDOR
ATIVIDADE:
1 - Como ocorre o processo empreendedor? Explique cada uma das etapas e exemplifique. Faça uma contextualização do processo no âmbito do empreendedorismo governamental. Em relação ao modelo de Timmons, podemos indicar que das fases do processo empreendedor qual é a mais crítica para o sucesso do empreendedor governamental?
1.1 - Como ocorre o processo empreendedor? Explique cada uma das etapas e exemplifique.
O processo empreendedor é bem complexo e segundo Timmons passa por quatro fases:
- Identificar e avaliar a oportunidade – Consiste na identificação e avaliação do investimento, dos riscos e dos retornos; na verificação da compatibilidade da oportunidade com as habilidades e metas pessoais; e na avaliação da situação dos investidores. Ou seja, deve-se conhecer a empresa ou a oportunidade de criação da mesma, ter o primeiro contato e concretizar as impressões para a tomada de decisão de criação ou não da empresa. Exemplo: Maria quer vender roupas, mas precisa decidir se vale apena, que peças vender, quais os riscos e lucros.
- Desenvolver o plano de negócios – Consiste na criação do sumário executivo, conceituação do negócio, equipe de gestão. Reconhecer o mercado e os competidores. Criar marketing e vendas, estrutura e operação, analise estratégica, plano financeiro e anexos. Após a decisão de investimento na empresa, desenvolve-se o plano de negócios que será o ponta pé inicial da empresa. Exemplo: Maria decidiu vender roupas, agora o segundo passo é esquematizar a sua equipe, o seu marketing, a sua estrutura e etc., decisões que a farão vender mais e melhor ou não.
- Determinar e captar os recursos necessários – Consiste na preparação dos recursos, pessoais, de parentes e amigos, angels, capitalistas de riscos, banco, governo e ou incubadoras. Precisa-se decidir de onde virá o investimento financeiro, como se dará a captação de recursos. Exemplo: Maria quer vender roupas, tem grandes chances de fazer sucesso, tem o plano de negócios bem articulado, mas não tem dinheiro para investir e não quer sócios, então Maria fará um empréstimo no banco.
- Gerenciar a empresa criada – Consiste no processo de gerencia, estilo de gestão de fatores críticos de sucesso, identificação de problemas atuais e potencias, implementação de um sistema de risco, profissionalização da gestão e entrada em novos mercados. Ou seja, colocar a empresa para funcionar, o que vai desde a preparação dos funcionários até a captação de clientes. Exemplo: Maria está à frente da empresa, analisa e identifica possíveis problemas, busca solucioná-los, investe nos funcionários e na qualidade da empresa e dos produtos, vende bem e busca constantemente novos mercados e novas oportunidades de venda.
1.2 - Faça uma contextualização do processo no âmbito do empreendedorismo governamental.
O Empreendedorismo Governamental ocorre quando um governo intervém na ordem econômica de sua região, através de iniciativas e investimentos que visam a melhora da vida econômica da região e retornos para a administração pública. Então no empreendedorismo governamental as fases do empreendedorismo, citadas por Timmons, podem ser exemplificadas como:
...