PSICOPATAS SA
Por: Regianec30 • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 563 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
ESTUDO DE CASO
PSICOPATAS S/A
SÃO PAULO
2012
Psicopatas existem, e eles estão por toda parte, basta enxergar a possibilidade de controlar um grupo de pessoas para conseguir o que quer se dar bem na falha do outro e lá estão eles para te apunhalar pelas costas. Eles são atraídos por empregos acelerados e com muitos estímulos, eles vão atrás do que lhe da prazer como dinheiro , status ou poder . Na maioria das vezes, os psicopatas se fazem de amigos, ouvem suas queixas e reclamações se mostram indignado com a situação que esta ocorrendo, e depois as usam contra você.
São capazes de qualquer coisa para sair ganhando como contar mentira para incriminar alguém, apagar arquivos, cometer fraudes, eliminar provas para conseguirem o que querem e etc. Fazem com sangue frio, sem se preocupar nenhum pouco com o sofrimento alheio.
O artigo apresenta casos, dentro das organizações em que aquele colega de trabalho que parece ser seu amigo, na verdade é um psicopata manipulador. A maioria dos psicopatas corporativos são pessoas do alto escalão, que possuem cargos de liderança o que faz com que a manipulação se torne mais fácil.
O autor do artigo apresenta no final, pistas para ajudar a identificar um possível psicopata e os xavecos que geralmente eles utilizam e o porquê de cada um deles funcionar.
Dentro da matéria do Comportamento Humano nas Organizações podemos associar o comportamento do psicopata ao comportamento político ilícito/ilegítimo, pois sempre esta jogando sujo, fazendo denuncias falsas e fazendo sabotagem para com seus colegas. E embora o psicopata finja seus sentimentos podemos dizer que conquista a confiança de seus colegas baseado na identificação, ele finge partilhar os mesmos valores que seu colega de trabalho. Em relação às táticas de poder o psicopata pode usar todas, dependendo do seu cargo e com quem está lidando.
Temos também a Organização Coercitiva, onde é um modelo estrutural que busca um controle dos membros á partir do poder de coerção, coação, ameaças, gerando medo, pois existe o risco de imposição dor sofrimento , frustração e morte . Uma organização com esse conceito é um ambiente propicio para os psicopatas agirem .
Mesmo a empresa oferecendo um ambiente propicio para trairagem , o psicopata busca agir na hora de fraqueza da organização .
As empresas estão tão obcecadas por resultados que cada colaborador pode gerar ,que se esquecem de dar atenção ao cumprimento da ética no ambiente de trabalho.
Como forma de defesa e prevenção do que possa acontecer caso tenha no ambiente de trabalho um psicopata, os profissionais devem adotar uma postura de cautela referente a qualquer amizade feita dentro da organização, tomar cuidado com o que fala, pois se abrir para qualquer, principalmente sobre a vida corporativa pode lhe causar muitos problemas dentro da organização, principalmente se o individuo que se diz seu amigo é na verdade um psicopata tentando arruinar sua carreira dentro da empresa. As empresas devem selecionar seus candidatos utilizando um psicólogo para que no instante da seleção o mesmo possa identificar se o candidato é psicologicamente capaz de fazer parte daquela organização, daquele ambiente de trabalho. E com isso manter sempre a boa percepção, pois ela é a compreensão o entendimento a interpretação sobre alguém, alguma coisa ou a uma situação. É importante as pessoas que lideram desenvolver uma visão global para não correr o risco de tomar decisões que sejam injustas ou inadequadas para seus colaboradores.
...