Plano Plurianual para a Região Administrativa do SCIA
Por: Cintia Queiroz da Silva Queiroz • 21/6/2015 • Artigo • 8.792 Palavras (36 Páginas) • 549 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA
1.1. Metodologia
1.1.1 Natureza da Pesquisa
1.1.2 Delimitação da Pesquisa
1.1.3 Construção do Conhecimento
1.2. Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
1.2.2 Objetivos Específicos
1.3. Objetivos
1.3.1 Fontes Primárias
1.3.2 Fontes Secundárias
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO
3.1. A cidade: Síntese Histórica da Região Administrativa XXV- Vila Estrutural
3.2. Situação Atual da Região Administrativa XXV- Vila Estrutural
3.3. Situação Futura Desejada da Região Administrativa XXV- Vila Estrutural
4. POTENCIALIDADES
5. PERÍODO DE ABRANGÊNCIA DO PLANO
6. ASPECTOS LEGAIS
7. PLANEJAMENTO TERRITORIAL INTEGRADO
7.1. Da Localização da Vila Estrutural
7.2. Da Classificação da Vila Estrutural
7.3. Da Relação da Vila Estrutural com o Parque Nacional de Brasília
7.4. Da Área de Relevante Interesse Ecológico
7.5. Clima
7.6. Temperatura
7.7. Umidade
7.8. Qualidade do Ar
7.9. Qualidade dos Aquíferos
7.10. Solo
7.11. Flora
8. LEVANTAMENTO DAS AÇÕES SETORIAIS
8.1. Levantamentos Preliminares das Ações
8.2. Identificações dos Programas
8.3. Ações Integrantes do Programa
9. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS
10. ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA E DEFINIÇÃO DOS MACROOBJETIVOS
CONSIDERAÇÕES GERAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se da elaboração de um relatório parcial que tem como tema o Plano Plurianual para a Região Administrativa do SCIA – Estrutural. O Plano Plurianual trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico das ações do Governo para um período de 04 anos.
Inicialmente buscou acompanhar os temas propostos pela coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, que requereu avaliar a situação atual e desejada da região escolhida, determinar o período de abrangência pelo Plano, legislação aplicada e seu conteúdo básico, além de elaborar o Planejamento Territorial Integrado e o levantamento das ações setoriais.
O trabalho foi desenvolvido a partir de uma síntese histórica da Vila Estrutural, a partir do seu surgimento por meio de ocupações irregulares e precárias de moradores que sobreviviam dos resíduos depositados no “Lixão do Jóquei”.
Considerando a Pesquisa Distrital por Amostras de Domicílios – PDAD, foi feita uma análise da situação atual da Vila Estrutural com registros de dados referentes a números de domicílios, população estimada, domicílios improvisados, tipo de residência predominante, esgotamento sanitário, abastecimento de água, coleta de lixo, consumo de água potável, entre outras informações que denota a precariedade da população desta região.
Informações oriundas da Secretaria de Segurança Pública retratam que a Vila Estrutural figura nas primeiras posições do ranking entre as Regiões Administrativas do Distrito Federal com maiores registros de crimes de homicídios, uso/porte de drogas e porte de armas, o que motiva a apresentação de ações no presente plano, buscando apresentar uma proposta que permitirá alcançar uma situação futura desejada, com aproveitamento das suas potencialidades.
Foi elaborado o Planejamento Territorial Integrado da Vila Estrutural, abalizada em informações extraídas do Plano de Manejo das Áreas de Proteção da Vila Estrutural, o que permitiu esquematizar o território da Vila Estrutural com a maior quantidade de características que foram possíveis arrolarem.
Por fim foram realizados levantamentos preliminares das ações, identificações dos programas, juntamente com as ações integrantes do programa, o que permitiu concluir o relatório parcial cumprindo as etapas exigidas.
DESENVOLVIMENTO
1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA
1.1 Metodologia
1.1.1 Natureza da Pesquisa
Sugere Roesch (2005, p. 127), que estudos como o apresentado sejam tidos como uma pesquisa exploratória. Considera-se ainda uma pesquisa de natureza qualitativa já que a análise dos dados deverá contar com a interpretação subjetiva do pesquisador, tratando de reduzir a distância entre o indicador e o indicado, entre a teoria e dados, entre contexto e ação. (NEVES apud MAANEN, 1979a, p520).
...