Politica internacional
Por: litchelle • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 932 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina: Política Internacional e Geopolítica
Curso: Comércio Exterior
Professor Tutor:
Nome do aluno: Litchelle Eskelsen
Data: 10/05/2012
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.
O artigo intitulado Economia e política na crise global, de Otávio Soares Dulci (2009) (disponível em www.scielo.br), aborda sobre a presente crise do capitalismo internacional.
Realize uma leitura aprofundada deste artigo, que para facilitar a sua localização, está disponível na ferramenta Midiateca da sala virtual desta Disciplina, destacando os pontos principais, de forma a facilitar a sua compreensão. A partir desta leitura, responda as questões que seguem.
1. Ao lado dos Estados Nacionais Modernos, temos outros importantes atores na Política Internacional. Dulci (2009, p. 115) comenta:
Talvez essa realidade seja o que caberia esperar de um deslocamento do tipo “menos Estado, mais mercado”, significando menos poder para a burocracia e mais poder para os empresários, os banqueiros e os gestores privados em geral.
Com base em seus estudos, e de acordo com o texto complementar, pesquise uma Empresa Transnacional, que tenha um faturamento superior a alguns países, aponte sua área de atuação e comente sobre sua influência direta nos países em desenvolvimento ou emergentes. (5,0 pontos)
2. Atualmente, diz-se que o mundo vive em um Cenário de Multipolaridade com o que se pode chamar de integração cooperativa, fundado na prevalência dos princípios de livre-mercado e de regimes democráticos. Dulci (2009) comenta que através das últimas crises pode-se prever uma breve prospecção das mudanças mundiais, sobretudo no que diz respeito à revalorização da política e ao fortalecimento do papel do estado.
A partir disso, elabore um texto de, no mínimo 10 linhas, estabelecendo uma relação entre esse cenário multipolar e o fortalecimento da política e da soberania dos Estados na sociedade internacional. (5,0 pontos)
RESPOSTAS
1) A Empresa Transnacional que escolhi, foi a Sadia, é uma empresa que atua na parte industrial de alimentos.
Possui várias filiais em vários países, realizando uma parte significativa do seu volume de negócios no estrangeiro. A empresa matriz, cuja sede social fica situada no país de origem, controla as filiais do grupo. A sua estratégia passa pela organização da produção à escala mundial, deslocalizando determinados segmentos na perspectiva de reduzir os custos de produção.
A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.
Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região. Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.
Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz.
Atualmente a globalização é um processo de fundamental importância para a atuação dessas empresas, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global. A complexidade do mundo e a velocidade das mudanças empurram as empresas cada vez mais na direção da competição crescente.
...